O nome “balaclava” faz referência à cidade de Balaclava, na Crimeia (Ucrânia). Naquela época, as pessoas usavam gorros parecidos aos atuais para se protegerem do clima. Porém, seu uso só ganhou certa popularidade durante a Guerra da Crimeia, ainda no século XIX.
A balaclava, às vezes chamada de máscara de esqui ou gorro de ninja, tornou-se um item de vestuário obrigatório, entrando na corrida para reivindicar seu posto entre as tendências de moda de 2021. Normalmente feito de lã, mohair ou algum tipo de fio têxtil, o gorro tem abertura do tamanho do rosto ou apenas dos olhos.
Não é proibido usar balaclava na rua e embora a touca ninja ofereça muitos benefícios, seu uso deve ser feito com cautela em ambientes urbanos. Em situações cotidianas, como passeios em áreas movimentadas ou ao entrar em estabelecimentos comerciais, o uso da balaclava pode causar desconforto ou mal-entendidos.
A balaclava também é conhecida como touca ninja. É um gorro que se veste de forma ajustada na cabeça até o pescoço. Sua função tradicional é a proteção contra o frio. Protege também contra elementos nocivos como por exemplo a poeira, sujeiras e areia, ajudando a manter o nariz e a boca limpos.
A Balaclava foi criada em uma cidade da Ucrânia, em 1854, durante a Guerra da Crimeia, em que os soldados ingleses e irlandeses foram lutar contra os russos e, por conta do território hostil, passaram a utilizar tal vestimenta.
Bala na Cara é uma facção criminosa que surgiu no início dos anos 2000, formada por um grupo de jovens desajustados. O nome da facção ficou conhecido após a quadrilha executar um desafeto com vários disparos no rosto, um ato que ficou marcado como símbolo de sua violência.
Esse capuz é essencial também para profissionais que trabalham em ambientes com risco de chamas ou calor intenso, como bombeiros, brigadistas, soldadores, torneiros, forneiros e trabalhadores de fundições, desde que esse EPI seja fabricado com material resistente a chamas.
Ideal para proteção do rosto, a Balaclava Preta é uma máscara que envolve toda cabeça e pescoço do usuário. Balaclavas são itens muito indicados para uso operacional e em jogos de airsoft, pois ajuda a proteger o rosto de disparos e empecilhos existentes na selva.
peça justa de malha ou de tecido flexível que se veste cobrindo a cabeça até ao pescoço ou aos ombros, com abertura dupla para cada um dos olhos ou com uma única para ambos (e, por vezes, outra abertura para a boca), usada como proteção (por esquiadores, pilotos, bombeiros, etc.)
A ideia desse dispositivo de segurança veio à tona após o acidente de Niki Lauda, no GP da Alemanha de 1976. Na ocasião, a Ferrari do Austríaco ficou em chamas e Lauda, que não usava a balaclava, teve graves queimaduras no rosto.
Desenvolvido em tecido térmico fleece, proporciona uma retenção corporal eficiente, garantia de isolamento térmico contra os agentes externos, como neve, frio extremo e vento.
A Balaclava é considerada um Equipamento de Proteção Individual pois oferece proteção e segurança ao trabalhador, além de contar com o Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho. Por este motivo, seu uso é obrigatório durante as atividades de risco!
O preto ajuda a disfarçar sujeira e manchas frequentes que podem ocorrer durante o motociclismo, além de oferecer proteção extra contra o sol. Além disso, o uso de roupas pretas permite que os motociclistas mostrem com destaque suas cores e brasões dos moto clubes dos quais fazem parte.
Militares do Batalhão de Ações com Cães podem utilizar a balaclava quando estiverem em apoio a ações do Bope. E no caso de tripulantes e pilotos do GAM, estes são autorizados a utilizar as toucas em todas as operações aéreas e de apoio.
Mesmo que você tenha provas ou tenha vivenciado determinada situação, o agente de segurança não pode te obrigar a prestar depoimento como testemunha; você só deve ser conduzido à Delegacia se você concordar. Se você for constrangido a depor e testemunhar sem querer, isso configura crime de abuso de autoridade.
“Hoje em dia já não há tantos ninjas, mas eles ainda existem e se misturam na sociedade. Para eles, qualquer coisa pode se transformar em uma arma metal. Um exemplo disso são os hashis de madeira, que são usados para comer, mas podem ser lançados como facas”, mostrou Jhony, que teve uma aula prática com os guerreiros.
Enquanto para um samurai, matar seu oponente numa luta justa era algo que se presava, para o ninja isso não tinha tanto valor, pois eles necessitavam em algumas missões matar o oponente desarmado ou enquanto dormia ou enquanto passeava, estava no banheiro, comendo, etc.