Em 26 de setembro de 2019, a Delta anunciou a compra de 20% das ações do grupo LATAM, o que deverá fazer com que a LATAM saia da Oneworld. Em 1 de maio de 2020, a LATAM deixou de fazer parte da aliança Oneworld.
Em 2011, as companhias TAM e LAN anunciaram a união das marcas, mantendo ações separadas para cada empresa. Em 2012 as empresas anunciam o nascimento da LATAM Airlines Group, como conjunto das duas companhias. O nome é formado pela junção dos nomes LAN e TAM e uma referência ao termo “Latin American”.
A companhia aérea Azul e a Abras, dona da Gol, assinaram nesta quarta-feira (15) um memorando de entendimento para iniciar as negociações para uma fusão. Caso a união se concretize, a nova empresa concentrará 60% do mercado aéreo no país.
A TAM e a chilena LAN anunciaram ontem a fusão de suas operações, que resultará na criação da maior companhia aérea da América Latina, sob a denominação Latam Airlines, com valor de mercado de US$ 12 bilhões, voos para mais 115 destinos em 23 países e aproximadamente 40 mil funcionários.
Em maio de 2020, passados alguns meses das restrições sanitárias mundiais pela expansão da pandemia de coronavírus, a empresa declarou falência, após suspender suas atividades quase completamente.
Com sócio português, David Neeleman, dono da Azul, compra TAP por € 354 milhões. David Neeleman e um sócio português compraram a estatal TAP por € 354 milhões. Analistas preveem mais voos da Europa para o Brasil usando a malha regional da Azul.
Sem isso, fica difícil reduzir o preço das passagens. Isso não é bom para o Brasil e não é bom para as empresas, que sequer estão lucrando.” A preocupação da companhia se justifica. Apesar de estar no vermelho, a Azul é a dona da passagem aérea mais cara do Brasil em todos os meses de 2023.
O Grupo Abra, que é o investidor majoritário da Gol e da Avianca, anunciou na quarta-feira, 15, ter firmado um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla conhecida no mercado) para explorar a combinação de seus negócios com a Azul.
O empresário Marcos Amaro está alçando mais um voo na aviação, agora seguindo mais de perto os passos do pai, o comandante Rolim Amaro, que criou a TAM a partir de uma pequena companhia aérea regional no interior de São Paulo, nos anos 70.
A empresa entrou com um pedido sob o Capítulo 11 da Lei de Falências em 2020 devido ao impacto da pandemia, e no último mês de junho recebeu aprovação do tribunal para sair do processo, após apresentar um plano de reorganização que pretende injetar US$ 8 bilhões via aumento de capital, emissões de títulos conversíveis ...
Além de número de aeronaves, em 2024 a United também liderava o mercado estadunidense (e do mundo) em assentos disponíveis. A título de comparação, Delta e American Airlines, as outras duas principais aéreas dos Estados Unidos, possuem 985 e 978 aeronaves atualmente em suas frotas, respectivamente.
Seu maior acionista agora é a Sixth Street Partners, com sede em São Francisco, com quase 28%. O balanço mais saudável da Latam coincide com a recuperação da demanda em suas rotas domésticas e internacionais mais importantes.
Depois de um acordo de compartilhamento de voos (“codeshare”) que trouxe várias especulações no mercado sobre uma possível fusão, a Latam Brasil e a Azul encerraram em maio de 2021 a parceria, que começou em agosto de 2020. A Latam foi a primeira a divulgar o encerramento do acordo na época.
A melhor companhia aérea do Brasil é a Azul e ela recebeu diversos prêmios e reconhecimentos ao longo dos anos, destacando-se em várias categorias e rankings estaduais e internacionais. Sua reputação como a melhor companhia aérea do Brasil é reforçada por sua inclusão em listas influentes do setor.
A Skytrax, conhecida como o “Oscar” do mercado de aviação, lançou nesta segunda-feira (24) as listas das melhores companhias aéreas do mundo de 2024. Por região, a Latam e a Azul ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, na seleção da América do Sul. Veja a lista abaixo.
“LATAM” reunirá todas as companhias de passageiros e de carga que hoje formam parte do grupo: LAN Airlines e suas filiais no Peru, na Argentina, na Colômbia e no Equador; TAM Linhas Aéreas; TAM Transportes Aéreos Del Mercosur S.A. (TAM Airlines – Paraguai); e as linhas aéreas de carga do Grupo LATAM, compostas por LAN ...
Neeleman adquiriu a TAP em 2015. Em 2020, o Estado português recomprou a participação de Neeleman por 55 milhões de euros. O IGF fez uma auditoria das contas da TAP de 2005 e 2023 e concluiu também que não foi demonstrada a racionalidade econômica da entrada da TAP no capital da VEM, empresa de manutenção da Varig.
Daniel Neeleman, 35, herdeiro das companhias aéreas Azul e JetBue, está sendo alvo de críticas após sua esposa, Hannah Neeleman, 34, dar uma entrevista para a revista "Times" falando sobre a família, os filhos e o estilo de vida dos dois, que moram em uma fazenda em Utah, nos Estados Unidos.
Latam confirma que sairá do processo de falência em 3 de novembro. A Latam Airlines, maior grupo de transporte aéreo da América Latina, confirmou na noite de ontem que sairá do processo de falência que está conduzindo nos Estados Unidos em 3 de novembro.