Os principais colonizadores foram os italianos, que se fixaram principalmente na região serrana, no nordeste do estado, e os alemães, que ocuparam a região do vale do rio dos Sinos, ao norte de Porto Alegre. Os portugueses, entre eles os açorianos, permaneceram no litoral.
O Rio Grande do Sul recebeu imigrantes italianos, eslavos e alemães. Em Santa Catarina, açorianos colonizaram o litoral; alemães, a região norte; e italianos, o planalto e a porção oeste. No Paraná, houve fluxos migratórios de italianos, alemães e japoneses; mais recentemente, paraguaios na fronteira oeste.
Mais da metade (52%) dos gaúchos tem uma ancestral indígena, 37% são descendentes de europeus e apenas 11% de africanos. Ante essa característica, Andrea e Maria Cátira voltaram a atenção para o componente indígena dos gaúchos.
Os primeiros que imigraram para o Sul do Brasil foram os açorianos. Após a imigração dos açorianos, houve a vinda em especial dos alemães (1824, São Leopoldo, Rio Grande do Sul), e dos italianos (1875). Outros grupos (árabes, poloneses e japoneses) também estiveram à procura da região para fazer dela sua morada.
Como se Formou o Território da Região Sul do BRASIL? | Globalizando Conhecimento
Quem colonizou Santa Catarina?
Os imigrantes alemães chegaram na região em 1829 e os italianos em 1877, onde instalaram diversas colônias. A primeira colônia européia em Santa Catarina foi instalada em São Pedro de Alcântara em 1829. Eram 523 colonos católicos vindos de Bremem, Alemanha.
A colônia de São Leopoldo (Rio Grande do Sul) foi a primeira experiência de povoamento do Sul, tendo se transformado num dos grandes sucessos da política de colonização do governo imperial. Os colonos alemães expandiram-se pelo território brasileiro e levaram consigo esse sistema de colonização para além da Região Sul.
Os povos indígenas como os guaranis, carijós e kaingangs foram os primeiros habitantes da região sul. No século XVI, chegaram os espanhóis, depois portugueses e luso brasileiros, que permaneceram até o século XVIII.
Os açorianos marcaram profundamente a formação do tipo sul-rio-grandense com a chegada dos casais ao Rio Grande do Sul, a partir de 1747. Foi durante o século XVIII que se formou mais da metade da população. Assim, a origem do gaúcho é predominantemente luso-brasileira e açoriana.
Qual foi a primeira colônia alemã fundada no Rio Grande do Sul?
Segundo relatos históricos, em 25 de julho de 1824 a comunidade de São Leopoldo preparava-se para receber a primeira leva de imigrantes alemães – 39 no total.
As reduções jesuíticas, fundadas a partir de 1626, são considerados os primeiros povoados organizados no Rio Grande do Sul, além da ocupação original por indígenas. Por volta de 1640, os jesuítas atravessaram o Rio Uruguai em direção ao território argentino.
Na meridional, ficavam Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro (na época, sede do Distrito Federal). A região Sul incluía os estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além do território de Iguaçu. E, na região Centro-Oeste, os estados de Mato Grosso e Goiás e o território de Ponta Porã.
Quem foram os imigrantes que vieram para Santa Catarina?
No caso da imigração para Santa Catarina, predominaram, primeiramente, os imigrantes pro- venientes da Alemanha, depois ultrapassados em número por italianos e poloneses.
Durante todo o século XIX o Rio Grande do Sul foi influenciado pelo processo de assentamento da imigração europeia, inicialmente alemã (1824), e posteriormente italiana (1875), localizadas principalmente na região nordeste do Estado.
Qual a descendência das pessoas do Rio Grande do Sul?
Sua população é em grande parte formada por descendentes de portugueses, alemães, italianos, africanos, libaneses e indígenas, em pequena parte por espanhóis, poloneses e franceses, dentre outros imigrantes.
“O ideal de Rio Grande do Sul se reporta ao século XIX, quando os primeiros memorialistas começam a narrar que lugar é esse, e aí vai se criar todo um mito de quem é o gaúcho, que aqui no Rio Grande do Sul não tem traços negros e indígenas, ele é um homem branco do campo.
A história do chimarrão remonta aos povos indígenas que habitavam a região que se tornaria o Rio Grande do Sul. Os nativos descobriram as propriedades revigorantes das folhas de erva-mate, dando início à tradição do chimarrão.
A Região Sul começou a ser colonizada durante os séculos XVII e XVIII. Em 1648, os portugueses foram os fundadores da vila de Paranaguá, a mais antiga cidade da Região Sul e do Paraná.
Quais foram os primeiros indianos do Rio Grande do Sul?
Os indígenas que viviam nas terras onde hoje é o Rio Grande do Sul, antes da chegada dos europeus, pertenciam a três grupos: Guarani, Jê e Pampianos. O grupo mais numeroso eram os Guaranis, também conhecidos como Tapes, Arachane e Carijó.
Colonizada por imigrantes alemães, Nova Petrópolis cultiva seus costumes com muita força e representatividade, sendo a cidade mais alemã do Rio Grande do Sul.
Por que os alemães vieram para o Rio Grande do Sul?
A colonização alemã no Rio Grande do Sul foi um projeto colonizador de larga escala e longa duração do governo brasileiro, motivado inicialmente pelo desejo de povoar o sul do Brasil, garantindo a posse do território, ameaçado pelos vizinhos castelhanos.
Quais são os sobrenomes alemães mais comuns no Rio Grande do Sul?
Pesquisa realizada no Rio Grande do Sul apontou os sobrenomes germânicos mais comuns nesse estado: Schmidt, Becker, Wagner, Müller, Schneider, Weber, Klein, Scherer, Hoffmann, Rech, Schmitz, Kuhn, Mallmann, Diehl, Ritter, Bohn, Ruschel, Stein, Braun, Ludwig, Hoff, Jung, Finkler e Sperb.