Bandeira do México. O México é um país localizado na América do Norte. Historicamente, foi colonizado pela Espanha e se tornou uma das principais possessões europeias no continente americano. A independência tornou possível o crescimento da economia mexicana.
Conquista espanhola. Hernán Cortés, conquistador do México. Em 1519, as civilizações nativas do México foram invadidas pela Espanha, e dois anos mais tarde em 1521, a capital dos astecas, Tenochtitlan, foi conquistada por uma aliança entre espanhóis e tlaxcaltecas (os inimigos principais dos astecas).
Com a volta de Fernando VII ao trono espanhol, o general Agustín de Iturbide consolida a Independência do México, em 1821, em um momento já distanciado da rebelião popular, e se torna imperador do México.
Hernán Cortés. Conquistador da América espanhola que nasceu em 1485, em Medelín, em Castela, em Espanha, e morreu em 1547, em Castilleja de la Cuesta, perto de Sevilha. Destruiu o Império Asteca e conquistou o México para a Coroa espanhola.
As hostilidades começaram em 16 de abril de 1838. A França havia dado um ultimato ao governo mexicano, exigindo o pagamento de um alto valor em dinheiro — 600 mil pesos —, assim como um acordo comercial vantajoso. E o ultimato venceu naquela data.
HISTÓRIA DO MÉXICO | O Berço das Civilizações Maia e Asteca | Globalizando Conhecimento
O que os franceses queriam ao invadir o Brasil?
Pretendiam garantir a exploração do pau-brasil no litoral sul e conseguir um espaço onde os protestantes franceses pudessem exercer livremente sua religião. Fizeram amizade com os índios tupinambás, que, junto com outras nações indígenas, guerreavam com os portugueses contra sua escravização.
Durante cinco anos, aproximadamente, ocorreram diversos conflitos entre os portugueses e a Confederação. No ano de 1567, os portugueses derrotaram a Confederação, extinguindo-a e expulsando os franceses do território colonial.
O que aconteceu com Hernán Cortés após a conquista do México?
A fuga dos espanhóis terminou em desastre, pois foram atacados por guerreiros astecas, o que resultou em muitos mortos. Pelo menos metade dos homens de Cortés morreu nessa retirada, que ficou conhecida como La Noche Triste (“A Noite Triste” em português), acontecida na virada de 30 de junho para 1º de julho de 1520.
A conquista dos incas aconteceu após a expedição liderada pelo espanhol Francisco Pizarro capturar e executar o imperador Atahualpa. A conquista dos incas foi um empreendimento realizado pelos espanhóis da expedição liderada por Francisco Pizarro.
Em 13 de agosto de 1521, após os astecas resistirem durante 75 dias, o último imperador asteca, Quatemozin (também chamado de Guatemozin), sucessor de Montezuma 2º, foi obrigado a se render aos espanhóis. Era o fim do Império Asteca.
A cultura mexicana é marcada pela influência de alguns povos pré-colombianos e também de espanhóis. A cultura mexicana, de origem milenar, muito rica e diversa, sofreu a influência de vários povos.
As regiões conquistadas compreendem inteiramente os atuais estados de Califórnia, Nevada, Texas e Utah, inteiramente o Estado de Novo México (antes da Compra de Gadsden), e áreas dos Estados de Arizona, Colorado e Wyoming. O presidente Antonio López de Santa Anna perdeu o poder no México após a guerra.
Um desses navegadores foi Hernan Cortez, responsável pela conquista do Império Asteca e a consequente derrota asteca. Cortez aportou nos domínios dos astecas, então governados por Montezuma, em 1519, com 508 soldados, alguns cavalos, canhões e armas. O processo de conquista do império asteca durou até 1521.
Os espanhóis chegaram ao continente americano em 1492, e, no território dos atuais EUA, foram os primeiros europeus a estabelecerem-se. Os primeiros espanhóis chegaram à Flórida no começo do século XVI, mas a colonização dos EUA foi realizada pelos ingleses.
Embora professores de História no Peru costumem se referir a famílias reais Incas como elite que desapareceu com chegada dos colonizadores espanhóis, a verdade é que eles não apenas existem, como seguem ocupando posições de liderança em suas comunidades.
O território peruano foi invadido e colonizado pela Espanha, gerando grandes perdas em termos humanos e culturais. A geografia peruana é caracterizada pela diversidade de regiões naturais, que vão desde um litoral árido até o interior tipicamente equatorial.
O conquistador espanhol Hernán Cortés arrasou com a Civilização Asteca entre os anos de 1519 e 1521. A partir desse momento, o México passou a integrar o Vice-Reino da Nova Espanha. Sua independência foi proclamada em 1810 e, em 1824, já era uma república.
Definição. Montezuma (ou Moctezuma), ou, mais corretamente, Motecuhzoma II Xocoyotzin, que pode ser traduzido como "Aquele que se enfurece como um Senhor", foi o último inteiramente independente governante do Império asteca antes do colapso diante da Conquista Espanhola, no início do século XVI.
Qual foi o conquistador espanhol que derrotou os incas?
Francisco Pizarro e a conquista dos incas. Os espanhóis, liderados por Francisco Pizarro, aproveitaram-se da guerra civil travada entre Atahualpa e Huáscar para realizar a conquista dos incas.
Assim, deu-se início à Idade Média no território francês. A França foi fundada em 420 pelo duque Faramundo. Em 451, Átila, o líder dos hunos invadiu a Gália com a ajuda dos povos francos e visigodos. Adotou vários nomes até que, a partir de 877, foi chamado França.
Rio de Janeiro - História da Cidade - França Antártica: franceses na Guanabara. Em 1555, durante o governo-geral de Duarte da Costa (?-1560), franceses alcançaram o entorno da Baía de Guanabara, objetivando instalar um núcleo colonial que ficaria conhecido como França Antártica.