Foi o tipógrafo francês Édouard-Léon Scott de Martinville (1817-1879) que antecedeu Edison em quase 20 anos e gravou a primeira canção. Trata-se de “Au Clair de la Lune”, que é apontada pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, como a primeira melodia a ser gravada no mundo.
Mas a primeira pessoa a registrar em papel uma música foi Qiugong, no século 6. Esse chinês tocava uma espécie de cítara e teria transcrito a peça Jieshi Diao Youlan.
A resposta curta à pergunta é: ninguém sabe quem inventou a música. Não existe nenhuma evidência histórica para nos dizer exatamente quem cantou a primeira música, ou assobiou a primeira melodia, ou fez os primeiros sons rítmicos que se assemelhavam ao que conhecemos hoje como música.
A canção mais antiga conhecida é um hino sumério de cerca de 3400 anos, encontrado na antiga cidade de Ugarit, na Síria. A melodia foi transcrita em tablaturas cuneiformes.
Claro que diversos povos passaram a cantar em rituais e momentos de festas, mas a primeira música e letra a qual é possível fazer a reconstrução sonora é o Hino Hurrita nº 6. A música foi encontrada em Ugarit, sua criação teve o intuito de formar um ode à deusa Nikkal, na região da Mesopotâmia.
Composto por letras, notação musical e instruções de afinação para uma lira babilônica esculpida em uma tábua de argila, o Hino a Nikkal foi criado há “apenas” 3.400 anos.
Foi o tipógrafo francês Édouard-Léon Scott de Martinville (1817-1879) que antecedeu Edison em quase 20 anos e gravou a primeira canção. Trata-se de “Au Clair de la Lune”, que é apontada pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, como a primeira melodia a ser gravada no mundo.
O que vem na sua mente quando o assunto é a música mais tocada na história? Talvez alguns grandes nomes como Elvis Presley, The Beatles, Madonna ou Lady Gaga, mas nenhum desses nomes ganhou o primeiro lugar. O recorde vai para a dupla Righteous Brothers, com a música icônica You've Lost That Lovin' Feelin'.
O hino mais antigo do mundo é Wilhelmus, da Holanda, composto entre 1568 e 1572 em homenagem a William de Orange (mártir da independência holandesa) e usado ainda hoje como canção oficial do país.
"A música do Hurrian Hymn Text H6, portanto, é o exemplo mais antigo conhecido de uma música escrita real datada de cerca de 3.400 anos atrás, que pode ser interpretada e tocada novamente hoje".
A música foi dada pelo próprio Deus para preencher um propósito educacional. Em Deuteronômio 31:19-22, o Senhor deu a Moisés a ordem para escrever um cântico e ensiná-lo aos filhos de Israel, com o propósito explícito de fazer com que Israel se lembrasse através daquele cântico aquilo que Deus havia feito por eles.
A música das culturas pré-históricas é pela primeira vez firmemente datada de c. 40000 a.C. do Paleolítico Superior por evidências de flautas ósseas, embora ainda não esteja claro se as origens reais estão ou não no período Paleolítico Médio anterior (300000 a 50000 a.C.).
A música do Brasil é uma das expressões mais importantes da cultura brasileira. Formou-se, principalmente, a partir da fusão de elementos europeus, indígenas e africanos, trazidos por colonizadores portugueses e por negros escravizados, oriundos sobretudo das regiões de Moçambique, do Congo e de Angola.
Wilhelmus van Nassouwe é o mais antigo hino nacional do mundo. O texto completo tem 15 estrofes. O hino é um acróstico, já que as primeiras letras de cada estrofe forma o nome "Willem van Nassov".
Hino oficializado pelo Decreto nº 15.671, de 6 de setembro de 1922, na versão composta por Francisco Manuel da Silva em 1822 (música) e por Osório Duque Estrada em 1909 (letra) – se bem que alguns versos apócrifos tenham sido acrescentados à composição original de Estrada e incorporados definitivamente ao hino.
1831: O primeiro hino era chamado de “Hino de 7 de Abril” . A data faz alusão ao dia da renúncia de Dom Pedro I, primeiro imperador do Brasil. Seus versos comemoravam a sua abdicação. Somente no dia 13 de abril, o hino foi interpretado pela primeira vez, por isso, nesse dia, é considerado o Dia do Hino Nacional.
A primeira música gravada na história foi “Au Clair de la Lune,” registrada em 1860 por Édouard-Léon Scott de Martinville, usando um fonoautógrafo! Quem você acha que iria adorar saber disso? Envie para eles agora e compartilhe essa curiosidade incrível!
"Blinding Lights", de The Weeknd (foto), é a música mais tocada de todos os tempos no Spotify, com mais de 4.0 bilhões de streamings em Janeiro de 2024.
Um dos marcos mais significativos da longa história da música é o Hino a Nikkal, a composição musical mais antiga conhecida, datada de 3.400 anos. Recentemente, o grupo de folk germânico-nórdico Heilung reviveu essa obra milenar.
Não existem relatos científicos suficientes que possam comprovar com exatidão quando a música teve origem, mas é possível afirmar que os homens das cavernas já faziam suas próprias produções musicais. Nesse período eram usados sons criados por movimentos corporais, vocais e alguns poucos instrumentos rústicos.