Muita gente considera o piano um instrumento de teclas, mas segundo a classificação Hornbostel-Sachs (a mais usada pelos estudiosos da música) ele pertence à família das cordas, como guitarras e violinos.
Ao longo dos séculos foi utilizado em estilos populares e muito diversos, sendo um dos mais representativos do jazz e do blues, na América do Norte, mas também na pop internacional. Por ser capaz de interpretar composições complexas, o piano é um dos instrumentos mais relevantes na cultura ocidental.
Embora o piano possa ser classificado como um instrumento de corda devido ao fato que os sons vêm das vibrações das cordas, pode ser também classificado como um instrumento de percussão porque o martelo bate nas cordas. Deste modo, é semelhante ao saltério.
O piano é um instrumento de tecla que produz som ao tocar nas cordas com os martelos, caracterizado por sua ampla variedade e habilidade de tocar cordas livremente. É um instrumento musical de grande aceitação.
Existem duas versões do piano acústico moderno: o piano de cauda e o piano vertical (piano de armário). O piano de cauda tem a armação e as cordas dispostas horizontalmente. Necessita, por isso, de um grande espaço, pois é bastante volumoso.
Esse mecanismo, conhecido como mecanismo de martelo, exigia um maior número de teclas para acomodar a escala completa de notas musicais. Assim, o piano moderno foi projetado com 88 teclas, que abrangem desde a nota mais grave (Lá0) até a nota mais aguda (Dó8).
Por que o piano é tão caro? A percepção de que os pianos são caros é atribuída a vários pontos. Em primeiro lugar, a construção de um piano, seja acústico ou digital, envolve um alto nível de habilidade artesanal e técnica.
O instrumento musical mais difícil de tocar é, sem dúvida, o violino. O violino é um instrumento de cordas que exige muita dedicação e habilidade. O violino tem quatro cordas, e tocar cada uma delas exige que o músico desenvolva habilidades específicas.
O teclado, ao contrário do piano, é um instrumento portátil e é responsável por trazer mais praticidade para os músicos. Na prática, o piano exige mais habilidades motoras do que o teclado, pois além de ser necessário o uso de ambas as mãos, é preciso manter o controle dos pedais com os pés, de forma coordenada.
Este piano, o mais antigo que existe, é um dos três instrumentos procedentes da oficina de Bartolomeo Cristofori, que inventou o piano em 1700 na corte florentina de Médici.
Uma alternativa bem eficaz e popular é a compra do teclado elétrico, que, apesar das diferenças, pode substituir o piano acústico para treinos de digitação e prática em casa.
Por que o piano é considerado um instrumento de corda?
No interno de um piano existem cordas esticadas e presas a outra estrutura, que são as verdadeiras responsáveis pelo som que é produzido. Quando o instrumento é tocado pelas teclas, elas apenas fazem o papel de comandar os martelos (ou batentes) que efetivamente tocam nas cordas e produzem o som.
Há quatro famílias ou naipes de instrumentos: cordas, madeiras, metais e percussão. Base da orquestra e maioria do total que forma uma orquestra, as cordas são: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa e piano. Flauta, oboé, clarinete e fagote compõem as madeiras.
Em seu sentido mais literal, uma melodia é uma combinação de tom e ritmo, enquanto mais figurativamente, o termo pode incluir outros elementos musicais, como cor tonal. É o primeiro plano para o acompanhamento de fundo. Uma linha ou parte não precisa ser uma melodia de primeiro plano.
O teclado é um instrumento musical de teclas temperado, no qual se executam melodias e notas, formando uma harmonia. É composto por um conjunto de teclas adjacentes pretas e brancas, que quando pressionadas produzem os sons.
O piano é um instrumento musical cuja produção sonora se dá pela percussão de cordas por martelos de madeira revestidos com feltro, acionados por um teclado de 88 teclas, entre brancas e pretas, oferecendo ao músico uma grande tessitura e enormes possibilidades dinâmicas, graças a seu mecanismo extremamente preciso e ...
Cada oitava no piano tem sete teclas brancas (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si) e cinco teclas pretas (Dó sustenido/Ré bemol, Ré sustenido/Mi bemol, Fá sustenido/Sol bemol, Sol sustenido/Lá bemol e Lá sustenido/Si bemol).