Em epidemiologia, morbidade ou morbilidade é a taxa de portadores de determinada doença em relação à população total estudada, em determinado local e em determinado momento.
Podemos começar explicando que a morbilidade é a presença de um determinado tipo de doença em uma população. A mortalidade, por sua vez, é a estatística sobre as mortes em uma população.
A morbidade mostra o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população. Indicadores de Morbidade: A morbidade é freqüentemente estudada segundo quatro indicadores básicos: a incidência, a prevalência, a taxa de ataque e a distribuição proporcional.
Indica o peso relativo dos grupos de causas de internação. A concentração de internações, por grupos de causas, sugere correlações com os contextos econômicos e sociais. Um mesmo paciente pode ser internado mais de uma vez.
Introdução. A palavra morbilidade provém da palavra latina morbus, que significa tanto doença física, enfermidade, como doença do espírito, paixão. A medida de morbidade é um dos temas centrais da epidemiologia, sendo que sua obtenção apresenta diferentes graus de dificuldade.
A morbidade diz respeito aos indivíduos que adquirem doença em determinado local e época. Ela mostra o comportamento das doenças e dos agravos de saúde na população/rebanhos e tem como indicadores a prevalência e a incidência.
Comorbidade é uma palavra usada para descrever a existência de mais de uma doença ou condição manifesta no organismo ao mesmo tempo. Também recebe o nome de “condições coexistentes ou multimorbidades”. De modo geral, as “co-morbidades” incluem doenças crônicas, ou seja, que não têm cura, porém, passíveis de controle.
A morbidade materna grave, também conhecida como near miss, é um evento de quase morte causado por complicações graves ocorridas com a mulher durante a gravidez, parto ou puerpério.
1 Qualidade ou estado de enfermo, de mórbido; morbidade. 2 Esgotamento físico ou mental; abatimento, enfraquecimento, prostração. 3 Tendência a sentimentos de depravação e perversidade; gosto doentio por perversões.
Saúde da criança. Morbidade referida é o conjunto de relatos de problemas de saúde de indivíduos. Esses relatos, obtidos por meio de entrevistas presenciais ou por telefone, Internet ou correio tradicional, referem-se a problemas ocorridos com a própria pessoa entrevistada ou com integrante de sua família.
Morbidade - Informam a ocorrência e distribuição de doenças e agravos à saúde na população residente na área geográfica referida; Ex.: Taxa de incidência de AIDS; Taxa de incidência de Tuberculose; Taxa de incidência de Dengue; Taxa de detecção de Hanseníase; índice parasitário anual de Malária.
As incidências fazem relação à posição que o paciente deve ficar. No Raio-X de Tórax 2 Incidências (Pa Perfil), estamos falando do exame da região do tórax em duas posições, Pa (Póstero-Anterior) e Perfil ou lateral.
O que é? Morbimortalidade é um conceito complexo que provém da ciência médica e que combina dois subconceitos como a morbilidade e a mortalidade. Podemos começar explicando que a morbilidade é a presença de um determinado tipo de doença em uma população.
Já a prevalência se refere ao número de casos existentes de uma doença em um dado momento; é uma “fotografia” sobre a sua ocorrência, sendo assim uma medida estática.
A CID 10 é formada por uma letra, seguida por três números. O código desenvolvido permite a identificação de todas as doenças conhecidas, bem como de sintomas, queixas de pacientes, aspectos fisiológicos anormais, entre outros.
Um surto ocorre quando há aumento localizado do número de casos de uma doença. “É possível ocorrer um surto de uma doença até dentro de um hospital, causado, por exemplo, por uma infecção hospitalar", explica a diretora do Laboratório de Virologia do Instituto Butantan, Viviane Fongaro Botosso.
A patogenicidade é um conceito absoluto que determina se uma bactéria é ou não capaz de causar doença em um hospedeiro, enquanto a virulência é uma unidade contínua e se refere à intensidade do dano causado, podendo variar conforme a cepa ou o ambiente em que a interação com o hospedeiro se dá.
Ela estuda as mudanças funcionais, estruturais e bioquímicas que ocorrem em diferentes níveis, desde as células até os órgãos e sistemas, quando o organismo está em um estado patológico.