O primeiro poster foi divulgado no dia 08 de junho de 2016 por Dwayne Johnson no Twitter, e o primeiro teaser trailer foi lançado no dia 12. Em 25 de outubro de 2016, em uma conferência de imprensa em Papeete, foi anunciado que Moana será o primeiro filme a ser totalmente dublado em língua taitiana.
Moana é a filha obstinada de um chefe de uma aldeia polinésia, escolhida pelo próprio oceano para reunir uma relíquia mística com a deusa Te Fiti. Quando uma praga atinge sua ilha, Moana zarpa em busca de Maui, um semideus lendário, na esperança de devolver a relíquia a Te Fiti e salvar seu povo.
Te Fiti é uma deusa com o poder de criar vida e uma personagem importante no filme de animação de 2016 da Disney, Moana: Um Mar de Aventuras. O poder de honda fit reside na sua capacidade de gerar vida em torno dela e o seu controle sobre ela como uma deusa da vida.
Filha do chefe de uma tribo da Polinésia, Moana vive dividida entre corresponder o desejo do pai de se tornar a próxima líder de Motu Nui e a atender ao chamado do oceano.
Veja a seguir. No alto: Os filmes de animação de Moana são inspirados nos mitos, na história e na cultura do povo Maori, um grupo étnico polinésio que foi para a Nova Zelândia. Nesta cena do filme "Moana 2", vemos a protagonista, Moana, com seu pai, o chefe Tui - que tem o corpo tatuado conforme a tradição polinésia.
Série Madrugador Episódio 68 (Dublagem em Português)
Qual língua a Moana fala?
O primeiro poster foi divulgado no dia 08 de junho de 2016 por Dwayne Johnson no Twitter, e o primeiro teaser trailer foi lançado no dia 12. Em 25 de outubro de 2016, em uma conferência de imprensa em Papeete, foi anunciado que Moana será o primeiro filme a ser totalmente dublado em língua taitiana.
Não, a ilha da Moana não existe na vida real, mas os filmes foram inspirados por lugares reais do Oceano Pacífico, como as ilhas no Pacífico Sul e a região da Polinésia. Além disso, a história e os personagens tiveram inspiração da cultura e da mitologia polinésia.
O filme Moana apresenta elementos que refletem tradições pagãs da Polinésia, como politeísmo, animismo e conexão espiritual com a natureza. Divindades como Te Fiti e Maui mostram uma visão de mundo onde deuses e semideuses interagem diretamente com os humanos.
Kala Tanaka, a “Moana” da vida real. Em 1976, quando a canoa ancestral Hokule'a viajou do Havaí ao Taiti, sem instrumentos modernos, foi recebida por uma multidão de mais de 17.000 pessoas em Papeete.
A lenda Maui encarna a idéia do Pacifico Sul de um herói, embora não seja um Deus, ele era talentoso, inteligente e andou entre os reinos dos deuses e dos homens. A mitologia Māori e Polinésia inclui numerosas lendas de Maui pescando terras novas, a Ilha Norte da Nova Zelândia foi a maior.
Quando Moana convoca Maui para fazer parte de sua nova missão, ele aceita sem hesitar. “Não tem como contar a história de Moana sem Maui. Nós amamos juntar os dois personagens, pois juntos eles se tornam melhores. Maui está mudado, mais maduro, mas continua sendo o Maui que todos nós amamos.
Motu Nui é o maior de três ilhéus a sul da Ilha de Páscoa e o mais ocidental ponto do Chile e de toda a América do Sul no caso de o arquipélago da Ilha de Páscoa ser incluído nesse continente. Motu Nui, com a mais pequena Motu Iti e o rochedo de Motu Kao Kao.
Moana agora tem uma irmã! A caçula da família é Simea, personagem dublada originalmente por Khaleesi Lambert-Tsuda, cuja relação com a princesa é inspirada na experiência que David Derrick Jr., o diretor da trama, viveu com seus filhos, Samea, de 21 anos, e um filho caçula, de apenas sete.
👀 O avô de Dwayne 'The Rock' Johnson, Peter Maivia, foi a inspiração da Disney para criar o personagem Maui. E mais: no dia 28 de novembro estreia Moana 2 nos cinemas, e um live-action também está em produção. Ansiosos?!
🎬 “Moana 2 Reo Māori” entrou para a história ao ser o primeiro longa de animação da Disney a estrear em uma língua indígena concomitante à estreia da versão em inglês. 😃 🦌Bambi foi a 1ª animação da Disney a ser dublada em uma língua indígena – Arapaho – no começo da década de 90.
O que fez os fãs a questionarem se Moana é uma semideusa? No final do filme, Moana se sacrifica para quebrar uma maldição e, após ser morta e salva pela magia presente na produção, volta à vida com tatuagens semelhantes às de Maui, além de novas habilidades especiais, indicando que se tornou uma semideusa.
Aos 16 anos, a destemida princesa Moana embarcou em uma jornada pelos mares do Pacífico para livrar sua aldeia de um feitiço que afetava a pesca e a colheita da comunidade.
Ao longo dos séculos, o nome Moana tem sido mais popular em países com forte ligação com o oceano, como as ilhas do Pacífico e o Havaí, onde é comumente usado como nome próprio e também como referência ao mar que é tão presente na cultura dessas regiões. Alguns apelidos comuns para Moana incluem "Mo" e "Moaninha".
O filme exalta a importância de conhecer e valorizar as raízes culturais. Moana descobre a história de seu povo e entende o significado das tradições que os guiam. Essa lição ensina às crianças o valor do respeito pela cultura e pelas origens, ajudando-as a compreender a riqueza e a diversidade do mundo.
Sim, Moana é um filme espiritual. Resgata a nossa crença no sagrado. Moana é uma adolescente polinésia que se aventura pelo Oceano Pacífico e nos remete ao sentimento de comunidade, das soluções que vem de dentro do grupo social e do respeito às tradições.
Aparência. Motunui parece uma ilha polinésia, com um clima tropical quente, praias de areia branca, águas cristalinas, muitas árvores, incluindo coqueiros, casas feitas de madeira e palha, e montanhas. Chefe Tui é o governante do povo da ilha, que inclui sua esposa Sina e a sua única filha, Moana.