Considerado o dia mais importante do ano para as Testemunhas de Jeová, a Celebração da Morte de Jesus ocorre anualmente no dia 14 do mês de nisã do calendário judaico, que este ano corresponde ao domingo, dia 24 de março, após o pôr do sol.
Segundo a Bíblia, Jesus Cristo morreu no décimo quarto dia do mês judaico de Nisã, que se iniciava na lua nova visível em Jerusalém, mais próxima do equinócio de Primavera, que ocorre a 21 de Março. Assim, usando o actual calendário, Jesus morreu num dia de quinta para sexta-feira.
Segundo pesquisas recentes, ele teria sido crucificado no dia 7 de abril de 30, em Jerusalém, por sentença de Pôncio Pilatos, procurador da Judeia. A crucificação era a pena mais cruel aplicada no Império Romano.
As Testemunhas de Jeová comemoram a morte de Jesus?
A celebração da morte e ressurreição de Cristo, para as Testemunhas de Jeová, é considerada a data mais importante do ano e ocorre, anualmente, no dia 14 do mês de nisã do calendário judaico que, em 2024, corresponde ao próximo domingo (24).
História IMPACTANTE de um EX-ANCIÃO das Testemunhas de Jeová | Adriano Gonçalves
Quando será a celebração da morte de Cristo das Testemunhas de Jeová?
Considerado o dia mais importante do ano para as Testemunhas de Jeová, a Celebração da Morte de Jesus ocorre anualmente no dia 14 do mês de nisã do calendário judaico, que este ano corresponde ao domingo, dia 24 de março, após o pôr do sol.
Inclusive a data, provavelmente em torno de 28 depois de Cristo, é uma suposição baseada em dados”. Muitos pesquisadores consideram a data de 14 de Nissan (mês do calendário judaico), isto é, na sexta-feira 3 de abril. Mas nem mesmo os Evangelhos estão de acordo: Marcos, Lucas e Mateus falam de um dia e João de outro.
Celebração da Páscoa, dia 04 de Abril. A Páscoa é uma tradicional comemoração realizada nas religiões cristãs que relembram a crucificação e morte de Jesus Cristo e celebram sua ressurreição. Originalmente, a Páscoa foi iniciada pelos judeus e no cristianismo passou a ser comemorada com novo significado.
Em uma antiga lista de bispos romanos, compilada em 354 d.C., em 336 d.C. aparece a seguinte informação: “25 de dezembro – natus Christus in Betleem Judeae.”, que quer dizer: 25 de dezembro, Cristo nasceu em Belém, Judeia.
Um estudo conduzido pela International Geology Review concluiu que Jesus Cristo foi crucificado a 3 de Abril do ano 33. Tamanha certeza deve-se ao facto de ter ocorrido nesse dia um terramoto no Mar Morto, a cerca de 20 quilómetros de Jerusalém, que é mencionado na Bíblia.
A Sexta-feira Santa nasceu como dia da morte de Jesus (dia 14 do mês de Nissan, que caía numa sexta-feira). Trata-se de um dia de luto, acompanhado de "jejum", depois estendido a todas as sextas-feiras do ano.
Qual é o significado da Páscoa para as Testemunhas de Jeová?
O evento religioso mais importante do ano para as Testemunhas de Jeová é a comemoração do Memorial da Morte de Cristo, que acontece no aniversário da Última Ceia, calculado de acordo com o calendário lunar em uso na época de Cristo.
Não, a Bíblia não menciona nada a respeito da data em que Cristo nasceu e nem sugere pistas de quando isso pode ter acontecido. Toda a polêmica sobre essa data existe exatamente pelo fato da Bíblia não mencionar nada dela.
Os quatro evangelhos afirmam que Jesus morreu no dia da “preparação” [parasceve, em grego paraskeuê), ou seja, na sexta-feira (Mateus 27:62; Marcos 15:42; Lucas 23:54; João 19:31), descansou na tumba no dia de sábado (Mateus 27:59-28:1; Marcos 15:45-16:1; Lucas 23:52-56; João 19:31-20:1) e ressuscitou no domingo, bem ...
A celebração da morte de Cristo em sacrifício, com o uso dos símbolos do pão e do vinho é a única cerimônia religiosa ordenada especificamente no Novo Testamento.
De acordo com Marcos 15:25, ele resistiu ao tormento por aproximadamente seis horas, da hora terça (aproximadamente 9 da manhã) até a sua morte (Marcos 15:34–37), na hora nona (três da tarde).
É impossível determinar com certeza data do nascimento de Jesus, embora historiadores concordem que poderia ter ocorrido por volta do ano 4 a.C. Poderia ter sido 13 de abril. Ou em 14 de outubro.
O Natal, no Brasil, é comemorado oficialmente no dia 25 de dezembro, uma quarta-feira em 2025. A data tem origem católica, celebrando o nascimento de Jesus Cristo, um dos principais símbolos da Igreja.
Embora o Natal seja uma manifestação religiosa, em que os cristãos celebram o nascimento de Jesus, a data se transformou mesmo em uma festa com características consumistas: é a época do ano mais esperada pelo comércio.
As Testemunhas de Jeová celebram a morte de Cristo?
De acordo com José, uma vez a cada ano, as Testemunhas de Jeová celebram a morte de Jesus, assim como ele ordenou: “Persistam em fazer isso em memória de mim.” — Lucas 22:19. Em 2023, mais de 20 milhões de pessoas, em todo o mundo, compareceram à essa reunião.
O dia 7 de abril do ano 30 é a provável data da morte de Jesus Cristo. Indícios de sua existência foram registrados pelos historiador judeu Flavius Josephus e depois pelos romanos Tácito, Suetônio e Plínio.
A sexta-feira santa marca o dia da crucificação e o domingo, o renascimento. O fato é celebrado na Páscoa, a maior e mais antiga festa do Cristianismo. No sentido literal, a palavra 'ressurreição' significa ressurgir; erguer ou levantar.
No mundo inteiro, o número 33 é visto como algo cabalístico, poderoso, forte. Para os cristãos, significa a plenitude da maturidade, e a idade que Jesus Cristo morreu crucificado. Na cabala, o número representa o “Sephirah Datht” (a Sefirot invisível) que os rabinos chamam de “conhecimento”.
Jesus, também chamado Jesus de Nazaré (n. 7–2 a.C. – m. 30–33 d.C.) foi um pregador e líder religioso judeu do primeiro século. É a figura central do cristianismo e aquele que os ensinamentos de maior parte das denominações cristãs, além dos judeus messiânicos, consideram ser o Filho de Deus.