A fundamental (nota que dá origem ao acorde) é representada pelo sistema de letras: A=Lá, B=Si, C=Dó, D=Ré, E=Mi, F=Fá e G=Sol; A terça do acorde pode ser maior ou menor. Geralmente não se representa a terça maior, que fica subentendida no sistema de cifragem.
' b ' Bend – na Tablatura é o símbolo de um bend. O bend indica um movimento de curva na corda do instrumento. ' x ' na Tablatura é o símbolo para uma batida abafada. Isso pode ocorrer em várias cordas ou em uma única corda.
Cifra é um sistema de notação musical usado para indicar os acordes a serem executados por um instrumento musical (como uma guitarra, um teclado ou um violão, por exemplo).
O bemol diminui em meio tom a nota musical, significa dizer que uma nota na terceira casa no braço do violão, ao receber um b, transfere-se para a segunda casa. Para discriminar os acordes acrescentam-se-lhes cifragens com linguagem específica.
Os acordes maiores básicos, por exemplo (conhecidos como tríades) são representados apenas por uma letra. Exemplo: C = Dó maior; D = Ré maior; E = Mi maior e assim por diante. Para representar os acordes menores, usa-se a letra m minúscula. Exemplo: Cm = Dó menor; Dm = Ré menor; Em = Mi menor...
Um bemol indica a redução de meio tom, ou seja, a diminuição da altura de uma nota musical em um semitom. Ele é representado por um símbolo gráfico parecido com a letra “b” minúscula e é colocado imediatamente à esquerda de uma nota musical em uma partitura.
As letras A, B, C, D, E, F e G são utilizadas para as alturas musicais lá, si, dó, ré, mi, fá e sol, respectivamente. Os países de língua inglesa utilizam os sinais ♯ (em inglês: sharp, "sustenido") e ♭ (em inglês: flat, "bemol") para representar as alterações cromáticas dessas notas.
O acorde diminuto de Si sustenido (abreviado B#dim em inglês ou Si#diminished em português) é uma tríade constituída pelas notas Si♯, Ré♯, e Fá♯. O acorde é formado baixando a quinta de um acorde menor de Si sustenido em meio-tom.
A fundamental (nota que dá origem ao acorde) é representada pelo sistema de letras: A=Lá, B=Si, C=Dó, D=Ré, E=Mi, F=Fá e G=Sol; A terça do acorde pode ser maior ou menor. Geralmente não se representa a terça maior, que fica subentendida no sistema de cifragem.
Porém, falando de uma forma bem simples, as cifras são os acordes da música. Então, todas essas letras como “C, D, E, F, G, A, B”, são usadas para representar os nomes dos acordes e das notas músicas.
O hammer-on será indicado na tablatura da guitarra pela letra “H” e um arco que conecta a nota aberta à nota do hammer-on ou a nota com traste à nota do hammer-on.
Vamos à prática, para o acorde de Si Maior (B): A escala maior é: Si – Dó sustenido – Ré sustenido – Mi – Fá sustenido – Sol sustenido – Lá sustenido – Si …e assim continuamos…
O sustenido é representado pelo símbolo “#”. O bemol por “b”. Vamos entender isso melhor falando em voz alta todas as notas musicais a partir de Dó: Dó , Dó# ou Réb , Ré , Ré# ou Mib, Mi ,Fá ,Fá# ou Solb , Sol ,Sol# ou Láb ,Lá ,Lá# ou Sib ,Si.