O ovo dos Marans é, sem dúvida, o ovo de galinha mais escuro que é, particularidade compartilhada com a raça espanhola Penedesenca, mas que se acompanha, no Marans, exclusivamente, de uma forma globose, de um Tamanho e brilho fora do comum.
As codornas fazem parte da família Tinamidae, onde estão outras aves de hábitos terrícolas como os inhambus, o macuco, a perdiz, entre outros. Os Tinamidae possuem em comum o fato de praticamente todas as espécies da família terem ovos com coloração muito chamativa.
Um ninho de ovos azuis de emu costeiro foi encontrado recentemente em uma floresta estadual no Vale Clarence, na costa norte de Nova Gales do Sul, Austrália. A descoberta marca um avanço significativo na luta pela preservação dessa subespécie de emu, ameaçada de extinção.
Reprodução: É monógamo (indivíduo só tem um único parceiro durante toda a vida). O casal constrói o ninho pequeno nos cipós, ou no alto das árvores, ou em troncos caídos; algumas vezes aproveita ninhos abandonados de outras aves. Os ovos são brancos, lisos e grandes. A incubação dura aproximadamente 28 dias.
A raça de galinhas araucanas, que pode ela mesma ser mestiça, hoje é controlada para garantir que o gene para a produção de oocianina não seja mascarado. Thear também explicou como a cor azul dos ovos da galinha araucana pode dar margem a outras cores, especialmente verde, através de um cruzamento cuidadoso.
Para citar outros exemplos, os ovos das diferentes espécies de codorna do gênero Nothura e da perdiz (Rhynchotus rufescens) são marrons brilhantes, enquanto do jaó e outras espécies do gênero Crypturellus são rosados.
A fêmea de sabiá-laranjeira choca até três vezes por ano e em cada postura coloca de três a quatro ovos, que são de cor verde-azulada com manchas de cor de ferrugem (sépia).
Os menores ovos que existem são os ovos de beija-flores. 🥚🌸 Na espécie Mellisuga helenae, comumente conhecida como o beija-flor de helena, os ovos têm menos de 1 centímetro de comprimento e pesam menos de 1 grama!
Pâmela Gabrielli Sager Gressler . Um mesmo aruá pode por vários cachos de ovos em uma mesma temporada de reprodução, com o passar dos dias os ovos vão mudando de cor para um tom mais claro de rosa e depois para um cinza até que ocorra a eclosão.
Os ovos de formigas são muito pequenos e podem ser brancos, transparentes ou amarelados, dependendo da espécie. Elas se desenvolvem em metamorfose completa, com ovos de formigas, larva, pupa e fase adulta. A rainha é responsável por colocar os ovos de formigas.
Os ovos de percevejo são pequenos, medindo cerca de 1 milímetro, e têm uma coloração branca ou perolada. Eles são ovais e possuem uma tampa na extremidade por onde as ninfas emergem. Geralmente, são depositados em locais ocultos, como costuras de colchões, atrás de rodapés, dentro de rachaduras e em móveis estofados.
Os seus ovos são relativamente muito grandes, tendo de 17 a 25% do peso da fêmea. A cor dos ovos é verde-marinho e uma rede branca calcária em alto relevo se espalha sobre toda a superfície. Tanto há ninhos individuais, como coletivos.
Mas também acontece com alguns passeriformes, como é o caso dos pardais-comuns (Passer domesticus), que constroem ninhos com vegetação em diferentes locais. “Os ovos são de fundo claro pintalgados com pintas ou riscos castanhos, por vezes avermelhados”, descreve Teresa Catry.
A fêmea da espécie põe de seis a sete ovos grandes, de cor azul-celeste com detalhes brancos. O ninho é construído em árvores altas e espinhentas para evitar predadores.
O ovo do quero-quero é bege com manchas marrons para se camuflar no chão, onde costuma fazer seu ninho. Eles habitam áreas abertas de todo o Brasil, incluindo as cidades, onde fazem seus ninhos em parques, praças e campos de futebol.
Apesar de parecer-se com uma galinha, o Macuco está biologicamente mais próximo da ema e possui uma característica muito curiosa: põe ovos de cor verde-azulada.
Tamanho: Os ovos de pata são maiores que os de galinha, com cerca de 70g. Sabor e textura: A gema é mais rica e cremosa, e o ovo tem um sabor mais intenso. Nutrição: Mais ricos em proteínas e gorduras que os de galinha. Casca: Mais resistente e menos porosa, o que aumenta sua durabilidade.