Uma deidade lunar, também chamada de deus(a) da lua, deus(a) lunar ou deus(a)-lua, é uma entidade divina que representa ou personifica a lua ou um aspecto lunar. A adoração à lua e os cultos lunares que dela derivam são academicamente chamados de selenolatria.
A Lua simboliza nosso inconsciente assim como o domínio do espiritual e da ancestralidade. Desse modo, o significado da lua reflete na nossa energia, nas nossas emoções, intuição e nosso lado feminino. Sua luz penetra a escuridão do nosso inconsciente.
A Lua (SELENE) é a deusa grega que representa todas as fases da Lua. Selene, vem de selas, significando luz e claridade. É filha dos titãs Hiperion e Téia (deusa da luminosidade), ambos filhos de Urano (deus Céu). Irmã de Hélio (Sol) e de Eos (Aurora).
Selene, a deusa da lua, era filha dos Titãs Hipérios e Tea e irmã da deusa Eos e do deus Hélios. É conhecida por seus vários casos de amor onde se destaca o romance com o simples e mortal pastor Endymion com quem teve 50 filhos.
Para os índios tupis-guaranis, por exemplo, o surgimento da Lua estava ligado ao mito da criação da noite. Segundo essa lenda,era sempre dia nas aldeias – o sol ia do leste ao oeste e depois retornava, sem nunca se pôr. Até que um dia, um homem tocou no frágil Sol para saber como ele era, e ele se quebrou.
🌙✨ A flor de lótus representa crescimento, pureza e a busca por equilíbrio. Esse símbolo se une à meia-lua e aos detalhes delicados, criando uma peça cheia de harmonia e significado. Cada traço carrega a energia de transformação e serenidade.
Tui, o espírito da Lua, é um dos dois espíritos que residem no Oásis Espiritual do Polo Norte, na Tribo da Água do Norte. Acompanhado de La, o Espírito do Mar, desistiu de sua imortalidade e migrou do Mundo Espiritual para tornar-se parte do Mundo Físico.
A Lua representa o poder feminino, é a Deusa Mãe, Rainha do Céu em algumas mitologias. Em outras palavras é uma deidade feminina. A rana, o sapo,o lobo, a lebre e o coelho são animais relacionados com a Lua, e muitas vezes representa-se-lhes como símbolo da mesma.
A filosofia por trás do simbolismo dos macacos vem de uma lenda Tendai-budista, na qual os macacos são usados para representar o ciclo de vida do homem.
Majestoso e poderoso, o leão é um símbolo solar e luminoso. Rei dos animais, traduz sabedoria, poder e justiça, mas também orgulho, domínio e segurança.
Os antigos incas do Peru adoravam a Lua como uma deusa. Esta civilização chamava o satélite natural de Mama Quilla o qual, segundo suas crenças, chorava lágrimas prateadas. Os eclipses lunares, por sua vez, aconteciam quando um animal, como uma cobra, por exemplo, atacava Mama Quilla.
Uma característica peculiar do nosso satélite natural, a Lua, é que a sua superfície é quimicamente assimétrica. Novos estudos apoiam a ideia de que isto se deve ao fato de o manto lunar ter sido virado “de cabeça para baixo” quando o satélite ainda era jovem.
Quais são as crenças populares relacionadas à Lua?
São muitas as crenças populares que relacionam as fases da Lua com acontecimentos terrenos. Não poderiam faltar aquelas que se referem ao nascimento de bebês. É comum ouvir-se afirmações tais como: "Nascem mais bebês nos dias de mudança de fase da Lua!" ou "Nascem mais bebês na Lua Cheia!".
O emoji 🥵 significa superaquecimento, representando calor extremo e desconforto. O emoji 🥶 significa congelamento, mostrando que alguém está extremamente frio e desconfortável.
Selene, ou Selena (em grego: Σελήνη, Selíní, "lua"), no mito grego, era a personificação da lua. Ela é filha do titã Hiperião com a titânida Téa, e irmã de Hélio, personificação do sol, e de Éos, personificação do alvorecer. O equivalente de Selena no mito romano era Luna.
Há um grupo de crianças no Panamá que é venerado pela comunidade: são conhecidos como os "Filhos da Lua", ou "Netos do Sol", e têm como missão evitar que a Lua seja devorada...