O acorde diminuto de Dó sustenido (abreviado C#dim em inglês ou Dó#diminished em português) é uma tríade constituída pelas notas Dó♯, Mi, e Sol. O acorde é formado baixando a quinta de um acorde menor de Dó sustenido em meio-tom.
Na música, o Dó, ou C (sistema de cifras), é uma nota musical que ressoa com frequência de 261 Hz, sendo a primeira nota da escala diatônica de dó maior (escala padrão Dó M), a única que não possui acidentes, portanto, sendo considerada a base do sistema tonal.
Os acordes indispensáveis são os de Lá menor, Mi menor, Dó maior, Ré maior e Sol maior. A partir desses 5 acordes, você já é capaz de tocar várias músicas. Entre elas, as principais do pop e do rock.
Da mesma forma, para encontrar o relativo maior de um acorde menor, suba uma terça menor a partir da tônica do acorde menor. Exemplo: C (Dó maior) -> Am (Lá menor) G (Sol maior) -> Em (Mi menor)
aprenda TÉCNICA FÁCIL e EFICIENTE pra saber os ACORDES DA MÚSICA - violão fácil
O que significa o acorde C?
Acorde C/G (Dó maior com baixo em Sol ou 2° inversão de Dó) em um violão. Os acordes fundamentais para a harmonia são: o perfeito maior, perfeito menor e, o maior com sétima menor.
É o C-E-G, ou dó maior (C). Não é por mera coincidência que ele é perfeitamente compatível com a escala de C... Esta seria a "família" de acordes de 3 notas (ou tríades) compatíveis com a escala de C, ou seja, estes acordes pertencem a um "CAMPO HARMÔNICO" no TOM de C (dó maior).
Por volta de 1640, um músico italiano de nome Giovanni Battista Doni, constatou que não era fácil pronunciar a sílaba ut, pois terminava em uma consoante muda. Então, em prol da sonoridade, achou melhor substituí-la com a primeira sílaba do seu próprio sobrenome (Doni).
O Dó Médio ou Dó Central ou Dó3 (C3) são diferentes nomenclaturas que se referem à mesma nota. O Dó Médio tem esse nome porque fica exatamente no meio da pauta dupla, entre a pauta superior (dos agudos) e a inferior (do baixo).
Modernamente existem quatro claves: Dó, Fá, Sol e, neutra/rítmica; que permitem a escrita para instrumentos/vozes que possuem tessituras diferentes, pois existem os graves e os agudos, evitando uso das linhas suplementares.
Assim, Am e Em são os substitutos mais adequados para o acorde de C, nas tonalidades em que estes acordes aparecem. Am e Em fazem parte dos tons de DóM, SolM e Mim; em todos esses tons, podem substituir o acorde de C.
As provas de conhecimento consistem de itens dos tipos A, B, C e D: Tipo A: o item deve ser julgado de acordo com o comando a que se refere e tem como resposta CERTO (C) ou ERRADO (E).
3. A classificação final do curso pode ser acompanhada de uma menção qualitativa, expressa na seguinte escala: Suficiente (10 a 13), Bom (14 e 15), Muito bom (16 e 17) e Excelente (18 a 20).
Para entender melhor esse conceito podemos analisar a tabela ao lado, que relaciona as notas e suas respectivas frequências: A nota dó (C) corresponde a frequência de 261,63 Hz, enquanto a nota sol (G) é aproximadamente 392 Hz, que é 3/2 a frequência do dó.