Roger Federer (Basileia, 8 de agosto de 1981) é um ex-tenista suíço que já foi recordista de títulos de Grand Slam com vinte conquistas. Dentre seus 103 torneios ATP possui: 6 ATP Finals, 28 ATP Masters 1000, 24 ATP 500 e 25 ATP 250.
Em comparação com o Big 3, Rafael Nadal só fica atrás de Novak Djokovic no quesito Grand Slams, mas perde para os dois em títulos no total. Roger Federer teve 103 conquistas em sua carreira — 11 a mais que o tenista espanhol —, enquanto Nole chegou ao seu 99º título, quando venceu a Olimpíada de Paris-2024, em agosto.
Djokovic é o dono do maior número de títulos de Grand Slam, com 24 no total, superando o espanhol Rafael Nadal (22) e o próprio Federer (20). O sérvio passou mais tempo na liderança do ranking (428) e também detém o maior número de finais de Major (37), seis a mais que o recorde anterior, que pertencia ao suíço.
O ex-tenista brasileiro Gustavo Kuerten conquistou 28 títulos ao longo de toda a sua carreira (20 de simples e oito nas duplas). Mas foi em 2000 e 2001 que ele atingiu o seu auge. Não coincidentemente, em ambas as oportunidades ele conseguiu sua maior sequência de vitórias, 15 triunfos.
Nadal escolhe seu 'GOAT' e diz por qual motivo. A mais recente vitória de Rafael Nadal em um Grand Slam aconteceu em Roland Garros em 2022, e com Novak Djokovic ultrapassando sua marca na maioria dos títulos importantes do tênis masculino, o jogador espanhol admitiu que seu rival é o melhor jogador da história.
Quanto Roger Federer ganhou na carreira? De acordo com dados recentes da revista Forbes, Roger Federer obteve um valor estimado de US$ 90,7 milhões em ganhos, antes de impostos e taxas de agentes, no período de 12 meses finalizado em maio de 2022.
Wimbledon. Ainda que todos os Grand Slams sejam competições de altíssimo nível e prestígio, nenhum deles é tão considerado e respeitado quanto Wimbledon — o torneio mais clássico do esporte.
O torneio já consagrou grandes nomes do esporte, mas conta com domínio absoluto de um astro espanhol. Rafael Nadal conquistou o título por 14 vezes e possui seis troféus à frente do segundo colocado, o francês Max Decugis, com oito títulos.
A briga também é acirrada quando o assunto é títulos no total, considerando todas as competições, não somente Grand Slam. Roger Federer lidera a disputa com 103 troféus, contra 94 de Djokovic e 92 de Nadal. Vale lembrar que os dois últimos continuam na ativa e podem ultrapassar o suíço.
O terceiro maior vencedor de Grand Slams da história, Roger Federer, recebeu o título de doutor em Humanidades, pela Universidade de Dartmouth, em New Hampshire, nos Estados Unidos, no último domingo. A honraria foi um reconhecimento do trabalho filantrópico feito pelo suíço nos últimos 20 anos.
Em primeiro lugar está o atual campeão olímpico, Novak Djokovic, da Sérvia, que tem uma fortuna de 184,4 milhões de dólares (cerca de R$ 1 bilhão), em premiações no tênis.
- O melhor é Djokovic, porque ganhou mais títulos que os outros. A realidade é que se falarmos apenas de troféus, o recorde de conquistas do sérvio é incomparável, ainda mais depois de conquistar o ouro olímpico que lhe faltava, em Paris.
No mundo dos esportes, alguns apelidos chegam para ficar. Um dos termos mais ouvidos nas competições esportivas dos Estados Unidos é goat, que significa cabra na língua inglesa. A palavra também serve de sigla para "Greatest of All Time", ou o "melhor de todos os tempos".
Guga confidenciou que a experiência ter um irmão deficiente ajudou a assumir as responsabilidades e tarefas diárias de pai. “Eu já estava acostumado por ter um irmão deficiente, ajudava a cuidar dele, então sabia trocar fralda, alimentar, essas coisas”, relatou. “Mas cada dia é uma alegria diferente.
O tenista perdeu o pai aos 9 anos. Aldo Kuerten morreu de parada cardíaca quando apitava uma partida de tênis. Larri disse ter recebido um pedido de Aldo para que orientasse Guga, e foi o que começou a fazer três anos depois da morte do patriarca da família Kuerten, assumindo um pouco o papel de pai.