O complexo sistema visual das abelhas é composto por três olhos simples, situados na parte frontal da cabeça e dois olhos compostos, localizados nas laterais da cabeça, e são capazes de enxergar bem a longas distâncias.
🤔 As abelhas possuem 5 olhos. Incrível, não é mesmo? 🐝 👀 Dois olhos ficam na lateral da cabeça e são responsáveis pela percepção de cores e movimentos, podendo aumentar em até 60 vezes as imagens.
O vermelho das rosas, que adquiriu uma conotação de sedução no mundo humano, passa despercebido para as abelhas, que não têm fotorreceptores para essa cor em seus olhos: elas enxergam o verde, o azul e o ultravioleta. Já uma flor facilmente identificada como cor-de–rosa, pelas pessoas, pode ser azul para esses insetos.
Isso significa que elas não enxergam a cor vermelha, mas são capazes de perceber o espectro ultravioleta, invisível para as pessoas. Essa habilidade é crucial para a sobrevivência desses animais, que dependem da visão para localizar flores e, consequentemente, néctar e pólen – seus alimentos.
Ele explica que as abelhas noturnas podem ter um relógio biológico interno, que indica a hora de começar e de encerrar as atividades, como acontece em outros animais, inclusive outras espécies de abelha. Mas outra explicação passa pela vantagem de ser o primeiro a aproveitar recursos e evitar competidores.
No caso das abelhas noturnas, elas evoluíram para que esses olhos fossem muito maiores do que os de suas primas que trabalham durante o dia. Isso permite com que elas naveguem pela floresta durante a noite, amanhecer ou anoitecer — abrindo mais possibilidades para elas se adaptem ao mundo a sua volta.
As duas antenas na região frontal mediana da cabeça capta cheiros(olfato), ouve sons e vibrações(audição) e tem função tátil, de sentir superfícies(tato) por exemplo.
Os machos são expulsos da colônia por volta de 10 dias de vida e vivem cerca de três semanas no ambiente, mas, caso encontrem uma rainha, morrem logo após a cópula. Já as rainhas podem viver de dois a quatro anos, o que geralmente depende de seu desempenho na postura de ovos.
No abdômen também se localiza o coração (sistema circulatório) formado por vasos, pelos quais circula o sangue das abelhas, chamado hemolinfa, que não tem função respiratória.
😜 Você sabia que as abelhas têm dois estômagos? 🤪 Em um elas digerem a comida e em outro, que é como se fossem um tanque, elas armazenam o néctar para levar de volta para a colmeia. Esse estômago/reservatório comporta cerca de 70mg.
Em algumas condições, a picada da abelha na córnea se associa a complicações por crescimento de bactérias. No nosso caso, o resultado da cultura foi negativo, e as complicações oculares observadas podem ter sido causadas por uma reação imunológica às substâncias tóxicas do veneno.
Embora grande parte das abelhas sejam de fato diurnas, as espécies tropicais podem ser crepusculares ou noturnas — período do dia que enfrentam menos competição de outros insetos e evitam predadores. O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia.
As flores polinizadas por abelhas são geralmente azuis ou amarelas, nunca vermelhas. Essa característica deve-se ao fato de que abelhas enxergam o ultravioleta, e não conseguem ver o vermelho.
Em Apis mellifera, uma rainha pode viver, em média, dois anos de idade. As operárias podem viver em média 45 dias e os machos, quando não acasalam com uma princesa, podem viver até 80 dias.
O cérebro das abelhas tem volume médio de 1 mm3, cerca de 960.000 neurônios e, apesar do tamanho, esses insetos dispõe de um vasto repertório comporta- mental e organizacional, uma vez que possuem capacida- de de percepção do ambiente atribuída a captação de in- formações e ao processamento cerebral (Menzel e Giurfa, ...
As abelhas se alimentam de água, mel ou néctar e pólen que coletam nas flores. Esses alimentos hidratam e fornecem energia, proteínas, vitaminas, sais minerais e gorduras.