Quantos meses posso ficar sem recarregar o celular?
1. Nunca deixe seu celular sem créditos, a prestadora pode cancelar sua linha se não colocar créditos em 6 meses; 2. ANTES de cancelar qualquer linha, a prestadora tem que enviar uma NOTIFICAÇÃO ao consumidor.
Passados mais 30 dias — 60 dias após a notificação — sem uma nova recarga, o número é bloqueado totalmente e permanece assim por mais 30 dias. Dessa forma, se o cliente não fizer uma nova recarga até lá, o número é devidamente cancelado.
Segundo a Resolução 632 da ANATEL, capítulo VI, a operadora pode cancelar a linha por falta de crédito ou pagamento. Ao atingir o tempo limite para não efetuar recargas, você pode receber chamadas por mais 30 dias. Depois desse prazo, todos os serviços podem ser bloqueados.
O que acontece se ficar muito tempo sem recarregar o chip?
Depois desse prazo, todos os serviços podem ser bloqueados, com exceção de discagens de emergência, como bombeiros e polícia, conforme o art. 94, inciso I da Resolução 632 da Anatel. A contar dessa data, você possui mais 30 dias para regularizar a situação antes que a linha seja cancelada.
Qual o prazo máximo para colocar créditos no celular?
Hoje, segundo a regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nos planos pré-pagos, a prestadora não pode oferecer créditos com prazo de validade menor que 30 dias e deve assegurar ao consumidor a possibilidade de aquisição de créditos com prazo de validade igual ou superior a 90 dias e 180 dias.
O prazo de validade dos créditos pré-pago, você entende?
Quantos meses o celular pode ficar sem recarga?
I - a validade mínima dos créditos é de 30 (trinta) dias, devendo ser assegurada a possibilidade de aquisição de créditos com prazo igual ou superior a 90 (noventa) dias e 180 (cento e oitenta) dias a valores razoáveis. Evite, assim, que sua linha seja cancelada pela prestadora.
Lembre-se: quando a validade dos créditos acaba, não dá para fazer ligações, mas ainda é possível recebê-las por 30 dias. Se você não fizer nenhuma recarga em até 60 dias após o fim da validade, sua linha pode ser cancelada, e você pode perder o número.
As operadoras suspenderão as ligações (realizadas e recebidas) após 45 dias do vencimento da fatura e, 90 dias após o vencimento, poderão rescindir o contrato de prestação do serviço. O cliente poderá pedir, sem ônus, a suspensão da prestação do serviço, por no mínimo 30 dias e no máximo 120 dias, uma vez a cada ano.
Segundo pesquisa desenvolvida pela ANATEL, as combinações de números telefônicos disponíveis no mercado, deve acabar num prazo de 2 anos. Então, o reaproveitamento de números é uma solução de baixo custo apontada pelas operadoras. Então a Operadora pode sim cancelar a linha e disponibilizar para outro assinante!
Porém, se você perdeu o número e ele já foi repassado a outro cliente, provavelmente não será possível reavê-lo. Na Vivo, o prazo para cancelamento total da linha é de 75 dias após a primeira notificação da operadora.
Em linhas gerais, os créditos de celular precisam ser utilizados em um período entre 30 e 180 dias. Após esse período, o saldo é bloqueado até que o cliente faça uma nova recarga. Depois de um certo tempo, que varia de operadora para operadora, a linha é cancelada e o número é liberado para outro usuário.
A resposta mais simples para essa pergunta é: sim, a operadora pode bloquear um chip por falta de recarga ou se um cliente pós-pago deixar de pagar a fatura.
Tem como recuperar número bloqueado por falta de recarga?
De modo geral, não é possível recuperar o número depois que o chip foi cancelado. A reativação é uma etapa permitida apenas para chips bloqueados, uma etapa antes de ocorrer o cancelamento. Por isso, vale a pena prestar atenção à validade dos créditos para não perder o chip, combinado?
Ou seja, o bloqueio do chip por falta de recarga e débitos pode acontecer, mas deve ser respeitado o prazo definido por lei. Caso você receba uma notificação de que seu chip pode ser suspenso, a situação é facilmente resolvida ao adicionar novos créditos ou pagar contas em aberto.
Dependendo da operadora, com 30 dias após a primeira notificação, ele já fica disponível para outros clientes adquirirem. Então, entre em contato com a operadora para entender se ainda é possível reaver o número. Se já estiver com outra pessoa, aí não tem volta.
O serviço HLR Lookup (Home Location Register ou Network Query) permite saber se existe um número de telefone celular e a qual operadora de telecomunicações o assinante correspondente está vinculado. Ele permite que as empresas verifiquem se um cartão SIM está ativo, bloqueado, suspenso ou se houve mudança de operadora.
Alterar o PIN — código de acesso usado para desbloquear o chip ao mudar de smartphone ou reiniciar o aparelho — é outra forma de proteger os dados do celular em caso de roubo ou perda. Pois, cada operadora tem um número padrão, mas, você pode alterar seu PIN, tornando-o único.
Como posso solicitar a Suspensão Temporária na Vivo?
A “Suspensão Temporária” é o desligamento da linha telefônica, banda larga e/ou TV por um período mínimo de 30 dias e máximo de 120, quando solicitado pelo cliente, independente do plano. No entanto, vale destacar que a “Suspensão Temporária” só é realizada a pedido do cliente.
Créditos com validade de 90 e 180 dias devem ser oferecidos em todos os setores de atendimento presencial das prestadoras e em todos os pontos de recarga eletrônica da empresa ou disponibilizados por terceiros.
Qual é o melhor plano de celular pré-pago? A melhor operadora de celular pré-pago, entre as grandes do Brasil, é a Claro, que teve 8.13 de nota na Pesquisa de Satisfação e Qualidade da Anatel, divulgada em 2022.