3º mês: a descoberta e as mãos Nesse momento, o bebê está começando a sentir emoções e se comunica de modo próprio. Ele reconhece vozes, responde a diferentes expressões e pode procurar por você quando te ouvir. Além do sorriso, começa a dar risadas mais longas e olhar frequentemente os dedos das mãos e dos pés.
E com quantos meses o bebê começa a sorrir por reflexo? Normalmente, eles fazem isso logo após o nascimento. Porém, o sorriso intencional, que depende também de estímulos externos, começa a surgir entre 6 e 8 semanas de idade.
Ele também se torna capaz de pegar objetos e costuma levá-los à boca. Nessa faixa etária, o bebê começa a dar as primeiras gargalhadas e risadas altas.
A partir das 23 semanas, o feto já sorri dentro do útero e 36 horas após o nascimento, irá sorrir por imitação. Dito isto, só será a partir do primeiro mês quando terá os chamados “sorrisos sociais”, ou seja, aqueles que procuram contacto visual antes de ocorrer.
A crise dos três meses é um marco no desenvolvimento do bebê, no qual ele começa a perceber que é um ser independente da mãe. Isso pode gerar ansiedade de separação, manifestada por comportamentos como choro excessivo, irritabilidade, dificuldade para dormir, recusa do peito ou da mamadeira, entre outros.
A mãozinha vai aprender a pegar coisas, saber dar “tchau” e bater palmas quando ele tiver entre 10 e 12 meses. A capacidade de segurar a própria cabeça levará a outro importante marco: entre seis e sete meses, o bebê vai conseguir sentar-se sem apoio e, até os 16 meses, os pezinhos vão começar a caminhar pela casa.
Apesar de não haver uma data exata, acredita-se que essa identificação aconteça entre os cinco e oito meses de vida. É quando o bebê reconhece a mãe e o pai, pois nessa fase ele já consegue enxergar com mais nitidez.
Quando os bebês começam a se sentar? Seu filho provavelmente começará a se sentar com ajuda de seis a oito meses. Aos oito ou nove meses, ele aprenderá a sentar sozinho. Lembre-se de que cada bebê é diferente, então o seu pode desenvolver essas habilidades um pouco mais cedo ou mais tarde.
Depende de vários fatores, mas existe uma estimativa. Normalmente, os bebês começam a sustentar a cabeça por volta dos 2 a 5 meses de idade. Isso ocorre porque seus músculos do pescoço começam a ficar mais fortes e eles aprendem a controlar melhor o movimento da cabeça.
O movimento do rolar é construído a partir do momento que a criança vivencia as posturas de barriga para baixo e barriga para cima. É esperado que a criança possa rolar por volta dos 3 a 4 meses de vida, sendo este um bom período para iniciar os estímulos de rolar.
Por volta dos 3 meses, o bebé vai começar a dormir durante mais tempo à noite, mas é importante manter a rotina noturna, não só para que o bebé continue a dormir bem, mas também porque o banho, a massagem e o aconchego podem ter um significado muito maior.
Um bebê sorri após mamar porque se sente satisfeito e suas necessidades estão cobertas. O sorriso é um sinal de harmonia e felicidade, e pode ser um indicativo de que tudo está indo bem. O sorriso é uma das primeiras formas de comunicação dos bebês 😍
Com quantos meses o bebê engatinha? Assim como qualquer movimento, antes mesmo de começar a engatinhar – que deve acontecer por volta dos 10 meses de idade – ele fará movimentos intermediários mais simples, como se arrastar ou rastejar. Isso pode acontecer entre os 6 e 8 meses.
Nos primeiros dias, os recém-nascidos conseguem enxergar apenas a uma distância de cerca de 20 a 30 centímetros. Isso é suficiente para reconhecer o rosto da mãe durante a amamentação. Por volta dos 2 meses, os bebês começam a mostrar mais interesse por objetos próximos, especialmente aqueles coloridos e com contraste.
Alguns cuidados, porém, podem tornar o aparecimento da dentição dos bebês mais tranquilo tanto para as crianças como para os pais. A cirurgiã-dentista Laís Daniela Ev, especialista em odontopediatria, explica que os primeiros dentinhos do bebê começam a nascer entre os quatro e os 14 meses de vida.
Tal como acontece com os vegetais, as frutas podem ser oferecidas ao bebê a partir dos 9 meses. Porém, em alguns casos, ele pode começar a consumi-las por volta dos 7 meses. Tudo vai depender do como ele reage e tolera alimentos sólidos, mas, é sempre necessário consultar um médico pediatra.
Os bebês que estão prestes a engatinhar podem ficar mais inquietos e agitados. Eles podem se contorcer ou tentar se levantar quando estão de bruços, mostrando um desejo crescente de se mover. Observar esses sinais pode ajudar os pais a identificar quando o bebê está pronto para começar a engatinhar.
Até os 6 meses, o bebê reconhecia apenas a mãe, até pelo vínculo estabelecido da amamentação, mesmo que o pai seja ativo desde o nascimento do bebê. Nessa fase, o bebê passa a reconhecer o pai, o que pode iniciar a crise, que pode ser percebida como agitação e irritação, choro excessivo e alterações no sono e no humor.
CONCLUSÕES: com base nos critérios utilizados neste estudo, entre quatro e cinco meses as crianças já são capazes de reconhecer seu próprio nome. A audição é uma importante via sensorial para o desenvolvimento humano, principalmente relacionada ao desenvolvimento da linguagem, da fala e dos aspectos psicossociais.
Isso geralmente se dá entre 9 e 12 meses de vida e está relacionado tanto às habilidades cognitivas da criança como aos estímulos que recebe. Portanto, não espere que o seu filho bata palmas em seu primeiro aniversário se você nunca o incentivou a fazer isso antes. O mesmo vale para o beijo, o tchau, o sorriso.
Em geral, a criança começa a reconhecer e responder ao próprio nome até os 7 meses de idade. Elas pode virar a cabeça quando você mencionar o nome dela em uma mera conversa com amigos, por exemplo, ou prestar atenção quando você a chama.
A maioria dos bebês começa a bater palmas entre os 8 - 10 meses, marcando o desenvolvimento de suas habilidades motoras e cognitivas ( inteligência, entendimento). A princípio, seu filho começará a a aplaudir como forma de imitar seus movimentos.