Em um dia normal, a pessoa produz entre 500ml e 1,5 litro de saliva. Se levarmos em consideração uma produção média de 700 ml diários, isso equivale a cerca de 255,5 litros do líquido por ano. Ao longo de uma vida de cerca de 80 anos, isso chega a cerca de 20.440 litros.
É normal produzir mais ou menos saliva dependendo do que você come ou bebe, e o seu corpo, geralmente, cuida desse excesso. Mas quando esse sintoma persiste, é sinal de que há algo prejudicando sua saúde bucal, o que pode levar a engasgos involuntários e até constrangimentos sociais.
Saliva - Porque Eu Tenho Muita Saliva - Sialorreia
Quantos ml de saliva Produzimos por dia?
Em um dia normal, a pessoa produz entre 500ml e 1,5 litro de saliva. Se levarmos em consideração uma produção média de 700 ml diários, isso equivale a cerca de 255,5 litros do líquido por ano. Ao longo de uma vida de cerca de 80 anos, isso chega a cerca de 20.440 litros.
Problemas na deglutição podem ser um grande problema quando você pensa que uma pessoa normal engole cerca de 600 vezes a cada 24 horas, das quais 350 ocorrem durante o dia, 200 durante as refeições e 50 vezes durante o sono. Uma deglutição a cada minuto.
A sialorreia é tanto uma condição médica em si, quanto um sintoma de alguma outra doença. Quando um paciente é diagnosticado com sialorreia, ele apresenta uma produção excessiva de saliva, bem acima do normal que é de cerca de 500 ml a 2 litros por dia.
A boca salivando muito pode ser um sintoma que resulta do uso de certos medicamentos ou da exposição a toxinas, sendo também um sintoma comum a diversas condições de saúde geralmente fáceis de tratar, como infecções, cárie ou refluxo gastroesofágico, por exemplo, e que é resolvida quando a causa é tratada.
Daí você pode estar se perguntando: o que causa salivação excessiva? Na verdade, ela pode ser um efeito colateral de outro problema, como refluxo gastroesofágico, problemas neurológicos, obstrução das vias aéreas superiores, uso de medicamentos ou problemas dentários.
As glândulas salivares são tecidos especializados na produção e secreção de saliva, que lubrifica a boca e a garganta, contém enzimas que dão início ao processo de digestão dos alimentos, contém anticorpos e outras substâncias que ajudam a prevenir infecções.
Como as glândulas submandibulares e parótidas são responsáveis pela maior parte da saliva produzida, elas são os principais alvos da aplicação. É um procedimento com boa taxa de sucesso, podendo diminuir em até 60% - 70% o volume salivar.
No ato da mastigação a saliva funciona como um grande alicerce, facilitando a mistura e transformando a comida em bolo alimentar, contribuindo para que os alimentos sejam deglutidos e digeridos com mais facilidade.
Sim, apesar de não ser muito comum, pode haver associação de ansiedade com aumento da salivação. Mas mais comum é o aumento da secreção salivar ser causado por algumas medicações psiquiátricas, frequentemente usadas por quem sofre de ansiedade.
Também chamada de hipersialose, ocorre quando a produção de saliva excede a habilidade do indivíduo em transportá-la ao estômago. A saliva exerce papel importante na lubrificação, digestão, imunidade e manutenção da homeostase corporal.
A produção constante e excessiva de saliva, a ponto de causar baba, pode indicar problemas nas glândulas salivares ou dificuldades para engolir. Se você notar que sua boca está frequentemente muito cheia de saliva, é importante buscar orientação médica para investigar a causa.
Quando você descansa corretamente, seu corpo relaxa completamente e isso faz sua boca abrir e acabar babando. Além disso, diz-se que ao botar saliva pela boca ao descansar significa que a pessoa está respirando corretamente e não tem apneia do sono ou um distúrbio que interrompe a respiração.
O que fazer para acabar com a salivação excessiva?
Mastigue goma de mascar sem açúcar: a mastigação estimula a produção de saliva. Escolha goma de mascar sem açúcar para evitar a ingestão excessiva de açúcar. Evite alimentos picantes e ácidos: alimentos condimentados e ácidos podem aumentar a produção de saliva. Reduza o consumo desses alimentos para ver se há melhora.
A salivação excessiva ocorre devido à espasticidade muscular, controle inadequado dos músculos do palato e língua além da perda de força muscular. Medicamentos e a aplicação de toxina botulínica podem diminuir a salivação. No entanto, esses pacientes podem necessitar de constante aspiração da cavidade oral.
Uma pessoa adulta produz cerca de 1 a 2 litros de saliva por dia e ao ingerir algum alimento, a quantidade de saliva secretada aumenta. Ficamos com “água na boca” porque o nosso sistema nervoso estimula a produção de saliva pelas glândulas salivares quando sentimos o cheiro ou o sabor de algum alimento.
Os sprays de saliva artificial podem ser usados para ajudar a umedecer a boca e aumentar o fluxo de saliva. Seu médico também pode prescrever pilocarpina, um medicamento que ajuda a estimular a produção de saliva. Você também pode decidir simplesmente beber mais água para matar a sede decorrente da boca seca.
São diversos os fatores que podem levar à chamada sialorreia ou hipersalivação: dificuldade em engolir, cáries, problemas de mordida, inflamações em geral, língua muito volumosa, náusea, uso de alguns medicamentos e até mesmo disfunções neuromusculares.