Essa é uma hortaliça que gosta de bastante água. Por isso, mantenha o solo sempre úmido, mas não encharcado. A frequência da rega deve ser baseada na drenagem do solo. Assim que você notar que o mesmo está seco, é hora de regar a muda.
No caso da alface, a rega deve ocorrer dia sim, dia não, somando 4 dias de água por semana. Para quem optou por vasos, recomenda-se fazer furos pequena na base para que o excesso de água escoe e a terra não fique encharcada. O ideal é que a terra esteja úmida, mas não alagada.
Na fase de preparo das mudas a rega é essencial e deve ser diária, já que o cultivo de alface em bandejas tem raízes muito ramificadas e superficiais. Porém, é necessário atentar-se ao excesso de água, que pode facilitar a proliferação de doenças fúngicas ou bacterianas.
Sulcos de infiltração, microaspersão e gotejamento são outras formas comuns de irrigação para o plantio de alface no país. Para garantir uma qualidade e rendimento ideais na produção, é preciso que o déficit de água na plantação fique entre 20% e 30%.
Testes iniciais realizados em laboratório mostram que, controlando a composição da luz e os períodos de iluminação, foi possível produzir alface em uma estufa indoor — também conhecida como horta urbana — que fica pronta para o consumo em cerca de 20 a 30 dias. Normalmente a produção desse vegetal leva mais de 45 dias.
A alface responde à adubação orgânica, especialmente em solos de baixa fertilidade e/ou compactados. É fundamental que o adubo esteja bem curtido. Recomenda-se de preferência o esterco de galinha, além de ser mais rico em nutrientes, principalmente cálcio e não contamina o solo com sementes de plantas invasoras.
Com exceção dos primeiros dias de vida, a alface gosta muito de Sol e calor. É recomendado que ela aproveite ao menos 8 horas de sol diárias para se desenvolver plenamente.
A melhor hora para regar pode ser duas vezes ao dia, uma de manhã para dar um impulso às plantas antes que o sol comece a assar, e outra à noite para repor o que o dia levou.
O que fazer para a alface crescer mais rapidamente?
A alface favorece temperaturas mais baixas e sombra clara. No entanto, cresce mais rápido em áreas que recebem sol pleno. Os solos ricos são essenciais para plantar da cultura por causa da quantidade de nitrogênio e potássio que ela necessita.
Ingredientes: - 25% de carvão de casca de arroz; - 5% de esterco de cama de aviário; - 70% húmus de minhoca. Para preparar 100 kg de substrato: - 70 kg de húmus; - 25 kg de carvão de casca de arroz; - 5 kg de esterco de cama de aviário.
Experimente mergulhar as folhas em água gelada por 20 a 30 minutos para recuperar o frescor e a crocância. Ou, se preferir, acrescente cascas de limão à água fria e deixe as folhas renovadas, prontas para saladas e sanduíches.
Com uma medida simples e de custo baixo é possível obter um crescimento mais rápido das folhas de alface. Para isso, basta fazer aplicações semanais de uréia na plantação por meio de pulverização. A ureia deve ser diluída em água na proporção exata de dois gramas do fertilizante para cada um litro de água.
A colheita é realizada depois de 30 dias da semeadura (bandeja) mais 35 dias de cultivo no campo após o transplantio (65 dias de ciclo) em condições de temperaturas amenas.
Alface: 0,20 m a 0,30 m entre plantas e 0,20 m a 0,30 m entre linhas de plantio. O maior espaçamento é utilizado para alfaces do grupo crespa com cabeça (americanas).
O ideal é que as plantas recebam irrigação, já que elas possuem um sistema radicular raso. Também por esse motivo, é preciso que o solo seja molhado por pouco tempo, mas com maior frequência. No verão, a irrigação se faz ainda mais importante, sendo prudente molhá-las todos os dias e garantir um local sombreado.
O melhor horário para realizar as regas é no início da manhã, de preferência, até o meio-dia, segundo Pit, botânica especializada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e consultora de plantas ornamentais.