Quantos litros de água cabiam nas talhas de pedra?
O Evangelho diz isso expressamente: “Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação dos judeus; em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros”. Portanto, seiscentos litros de água, armazenadas em talhas de pedra.
Ora, estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas. 7. Ordenou-lhe Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
– As talhas – o significado espiritual destas talhas estão apontando para a parte que nos toca no que tange a receber o milagre de Deus. O seis fala do homem, e aqui entendemos nossa participação no milagre. As talhas eram o recipiente para o vinho que o Senhor Jesus transformaria.
Um tiro de pedra equivale uma distância entre 20 e 30 metros. Essa referência é feita quando Jesus se afasta de seus discípulos para orar, antes de ser traído por Judas Iscariotes.
Quantos litros de vinho cabiam em cada talha de pedra?
O Evangelho diz isso expressamente: “Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação dos judeus; em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros”.
Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas. Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas.
Quantos litros de água Jesus transformou em vinho?
Maria disse aos serventes que fizessem o que Jesus mandasse. Jesus disse aos serventes que enchessem com água seis jarros de pedra. Cada jarro comportava entre 68 a 102 litros. Ele então transformou a água em vinho.
As talhas de pedra, de início, vazias e endurecidas, simbolizam a primeira Aliança que se torna Nova Aliança. Jesus ordena que se coloque água nas talhas. Já não estão mais vazias e secas. A água é símbolo do Espírito Santo que dá sentido às novas formas de relação do ser humano com Deus, por e em Jesus.
Quantos litros de água Rebeca teve que dar para cada camelo?
Ora, a Bíblia também detalha que o servo tinha levado dez camelos, e nós sabemos que cada camelo pode beber até 100 litros de água por vez, então como eles tinham acabado de chegar de viagem, faça a conta quantas vezes Rebeca foi ao poço tirar água para dar de beber a todos esses camelos!
Por isso deram a ele o nome de Jacó. Isaque tinha sessenta anos de idade quando Rebeca deu à luz. Os meninos cresceram. Esaú tornou-se um caçador habilidoso, e vivia pelos campos.
Nós não temos a capacidade de transformar ou de fazer milagres, de operar coisas grandes, de transformar a água em vinho. Mas nós podemos, sim, com esforço, encher as talhas. Isso é necessário para que Deus faça o milagre. É assim que a vida cristã precisa ser vivida.
Ele, que é símbolo da alegria na festa, representa muito mais do que isso no evangelho. É o vinho “daquilo que aconteceria”, que seria servido no banquete messiânico. No contexto bíblico, o vinho traz a simbologia da aliança com Deus, a simbologia da vinda do Messias, a simbologia da abundância.
As Talhas do texto acima eram seis e continham de duas a três metretas, ou seja caberiam tranquilamente 120 litros de águas purificadoras, como visto, um homem poderia banhar-se nelas. Estas Talhas representam o sentimento de culpa que faz parte da vida do homem religioso.
As talhas de pedra para as purificações dos judeus eram recipientes fundamentais no contexto da religiosidade judaica antiga. Usadas em rituais de purificação, essas talhas tinham um papel central na prática de limpeza cerimonial que os judeus seguiam com zelo.
Estavam ali seis potes de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e em cada um cabiam cerca de cem litros. Jesus lhes disse: — Encham de água esses potes. E eles os encheram totalmente.
A palavra getsêmani significa “prensa de azeite”, ou seja, local de esmagamento para conseguir o suco da fruta. Era um jardim situado no monte das Oliveiras em Jerusalém hoje conhecida como Israel. Os discípulos preparam a Páscoa, a festejaram e saíram para o Monte das Oliveiras.
Jerusalém (aproximadamente 3 km. Essa curta distância reforça ainda mais a lição espiritual: a demora de Jesus não foi por falta de proximidade física, mas porque havia um propósito maior no tempo de Deus.
O oásis de Beerseba era o ponto de convergência das vias seguidas pelas caravanas que iam do deserto para os mercados das montanhas centrais e para a planície costeira. A aldeia devia sua importância à sua posição sobre a rota comercial para o Egito e para a terra do edomitas.