Qual a produtividade média da jabuticabeira? A frutificação da jabuticabeira ocorre em grande quantidade, o que permite uma produtividade em torno de 200 quilos de jabuticabas por planta. Essa produção pode ocorrer até duas vezes ao ano (de janeiro a fevereiro ou de agosto a setembro).
Como regra geral, a Jabuticabeira Híbrida produz frutos praticamente o ano todo. Diferente da Sabará que normalmente produz frutos de 03 a 04 vezes por ano. A frutificação é abundante, cobrindo o tronco, os galhos e, ocasionalmente, até as raízes descobertas. Quanto mais velha, melhor e mais produtiva fica.
Se a ideia for plantar as jabuticabeiras em um local mais fechado, é necessário ter atenção redobrada, pois as espécies ficam mais suscetíveis a pragas como o pulgão e a cochonilha. Por isso, os especialistas recomendam cultivar a planta em locais abertos.
Algumas começam a produzir frutos com 10 anos e só atingem o pico de produção, aquele em que os galhos da árvore ficam tomados por jabuticabas, aos 18 anos. Então, o que pode estar acontecendo com a sua jabuticabeira é apenas ela não estar “crescida” o suficiente.
Quanto mais sol, melhor para a sua jabuticabeira, pois, é graças a ela que as plantas conseguem realizar a fotossíntese. Segundo alguns estudos, o ideal é que sua jabuticabeira receba pelo menos 3 horas de luz do sol por dia.
O que colocar no pé de jabuticaba para dar frutos?
Indica-se a aplicação de enxofre em pó molhável durante o desenvolvimento dos frutos. Pode-se, também, pulverizar com calda bordalesa. Também é indicado realizar uma poda de limpeza, retirando os ramos em excesso, os doentes, os quebrados e os mal posicionados, a fim de arejar e aumentar a insolação interna da copa.
Por fim, o especialista destaca: “embora a jabuticaba não cure doenças diretamente, o consumo regular da fruta pode auxiliar na prevenção de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares, devido a seu perfil antioxidante”.
Dependendo do montante de frutos colhidos, pode ser necessário o congelamento desses frutos para posterior utilização como matéria-prima para a elaboração de produtos derivados.
Entre os meses de setembro e novembro, recebe milhares de turistas do Brasil e do exterior a procura da jabuticaba e seus derivados. No município, a Emater Goiás acompanha de perto produtores de jabuticabas, dando orientações por meio dos serviços assistência técnica e extensão rural da instituição.
O solo ideal para o cultivo de jabuticabas é úmido e fértil. O PH do solo deve ficar entre 6,5 e 7,0. O excesso de umidade pode favorecer o aparecimento de pragas.
- O que fazer? Pulverize, ao cair da tarde, calda de fumo nas jabuticabeiras, para repelir os insetos. Se possível, faça também plantio de citronela, planta que é um repelente natural.
Quanto tempo leva para uma muda de jabuticaba produzir? O tempo médio para desenvolvimento de frutos na jabuticabeira é de cerca de 20 anos, segundo a Embrapa.
Porque o seu pé de jabuticaba não te dá frutos? Vem comigo que essa curiosidade é importante pra você. Bom, os pés jabuticabas que são feitos desde semente, que não são injetados, eles vão demorar cerca de dez anos pra te dar frutos. E é por isso que você muitas vezes não vê.
Não se deve regar o pé da plan- ta e sim ao seu redor. São suficientes duas ou quatro regas por mês durante as grandes estiagens, distribuindo-se a cada jabuticabeira água suficiente para manter a planta viva.
Ele só não esperava que os preços de uma árvore adulta fosse tão altos. “Pensei que seria no máximo R$ 250, mas uma árvore entre 10 e 12 anos está custando R$ 650”, disse. O desejo pelo pé de jabuticaba tem origens na infância, já que a avó mora em Sabará e tem uma casa com quintal e quatro jabuticabeiras.
Ele se refere ao tempo que a tamareira leva para produzir frutos, que pode levar entre 80 e 100 anos depois. Bastante tempo, né? Demora, mas dizem que a fruta é bem doce.
Híbrida quer dizer que foi feito um cruzamento em laboratório,e a planta sofre uma mudança geneticamente para produzir rápido e não crescer tanto quanto um pé de jabuticaba normal que demoraria de 10 á 15 anos para produzir. A híbrida produz já no primeiro ano, e não vai crescer demais!