Quantos dias o Procon resolve?

As consultas são respondidas em até 5 (cinco) dias úteis e as reclamações registradas em até 15 (quinze) dias, contados da data do recebimento da reclamação. Para orientações você também poderá acessar o Facebook, Twitter ou registrar a consulta no Atendimento Eletrônico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Quanto tempo o Procon tem para resolver um problema?

O consumidor registra sua reclamação e a empresa tem até 10 dias para analisar e responder. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar e avaliar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi Resolvida ou Não Resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em consumidor.gov.br

O que acontece depois de acionar o Procon?

O atendimento nos Procons é totalmente gratuito. Após registrar sua reclamação, a empresa será notificada e deve dentro de um prazo estabelecido dar uma resposta à queixa apresentada. Após isso, cabe ao consumidor avaliar se a resposta foi satisfatória para encerrar o caso ou contestá-la.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em idec.org.br

O que acontece após uma reclamação no Procon?

Após ser recebida, a denúncia é analisada e, constatados indícios suficientes de autoria e materialidade da infração à legislação consumerista, haverá a inclusão do caso na programação da Divisão de Fiscalização.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em proconpaulistano.prefeitura.sp.gov.br

É verdade que o Procon está devolvendo dinheiro?

Trata-se de uma notícia falsa e que tem sido utilizada por golpistas. O Procon SC, assim como qualquer outro em todo o Brasil, não realiza qualquer tipo de cashback.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sc.gov.br

PROCON Como é o Processo de Reclamação e quais penalidades que o Procon pode aplicar

Qual a vantagem de reclamar no Procon?

A maior vantagem de acessar o Procon é o fato de que é um órgão gratuito. Ou seja, o consumidor não paga nada para ser atendido, além dos impostos com que arca rotineiramente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É possível receber indenização pelo Procon?

Em caso positivo, o consumidor pode ser ressarcido em dinheiro, mediante custeio do conserto ou substituição do equipamento danificado. O prazo para o ressarcimento é de até 20 dias corridos, a partir da data da resposta da empresa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.jundiai.sp.gov.br

Qual é o valor da multa do Procon?

O valor da multa tem algum limite? Sim. De acordo com o art. 57, parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor, a multa não poderá ser inferior a duzentas e superior a três milhões de vezes o valor da UFIR, mínimo e máximo que atualmente correspondem a R$ 212,82 e R$ 3.192.300,00, respectivamente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Quando o Procon não resolve?

Como entrar na justiça quando o PROCON não resolve o problema? Você pode acionar a justiça comum com o auxílio de um advogado especializado em defesa do consumidor ou entrar na justiça sozinho, por meio dos Juizados Especiais Cíveis, em causas com importância de até 20 salários mínimos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.resolvvi.com

Como o Procon notifica a empresa?

Uma vez registrada a notificação em desfavor de uma empresa, esta será intimada para que apresente defesa administrativa perante o Procon, ou então proponha um acordo para resolução do conflito. A intimação pode chegar de modo escrito, pelo correio ou pelos sistemas eletrônicos do órgão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

O que o Procon exige?

Os Procons atendem o consumidor com problemas nas áreas de: Alimentos, Assuntos Financeiros, Habitação, Educação, Produtos, Saúde e Serviços. Para receber orientação ou fazer uma reclamação, telefone para o PROCON, ou vá pessoalmente ao órgão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.rs.gov.br

Quais são as etapas do Procon?

  • - TRIAGEM. Na recepção é feita uma triagem para se certificar de que a reclamação configura uma relação de consumo, sendo positivo, o próximo passo é receber uma senha e aguardar atendimento.
  • - ATENDIMENTO PRELIMINAR. ...
  • - CARTA DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR (CIP) ...
  • - AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.mt.gov.br

O que acontece quando a empresa não responde ao Procon?

Caso a empresa não responda a notificação do PROCON APT, ou simplesmente não compareça em audiência, ela será multada e o consumidor será orientado a buscar o judiciário para ingressar com uma ação judicial, sendo por meio da Defensoria Pública (quando preenchidas as causas que o qualifique), ou diretamente por meio ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aparecidadotaboado.ms.gov.br

Quanto tempo a empresa tem para reembolsar o cliente?

O artigo 26 ainda determina que o período para reclamar dos vícios aparentes é de: 30 dias, quando for um produto ou um serviço não durável, como é o caso de alimentos, bebidas, tintas e outras mercadorias de consumo imediato; 90 dias, se o produto ou o serviço for durável, como eletrodomésticos e veículos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em serasaexperian.com.br

Quais são os 7 direitos de um consumidor?

7 Direitos que o consumidor tem, mas não sabe
  • O consumidor pode desistir da compra. ...
  • Não existe valor mínimo para compra no cartão. ...
  • Envio de cartão não solicitado. ...
  • Restituição em dobro. ...
  • Nome limpo em até cinco dias após o pagamento da dívida. ...
  • A taxa de 10% não é obrigatória. ...
  • Bancos devem oferecer serviços gratuitos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando o consumidor não tem direito à devolução do dinheiro?

No caso de compras realizadas em loja física, o fornecedor não é obrigado a devolver o dinheiro do consumidor em caso de desistência de compra. Isso acontece porque o Código de Defesa do Consumidor entende que o cliente pôde ver ou experimentar o produto antes de finalizar o pagamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em seudireito.proteste.org.br

Quanto tempo demora um processo pelo Procon?

As consultas são respondidas em até 5 (cinco) dias úteis e as reclamações registradas em até 15 (quinze) dias, contados da data do recebimento da reclamação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

O que acontece após abrir uma reclamação no Procon?

O consumidor faz a reclamação; O fornecedor é notificado e responde; O consumidor avalia a resposta; Se o caso foi resolvido, a reclamação é baixada; Se o caso não foi resolvido, vira um processo administrativo; Como processo administrativo, o fornecedor é novamente notificado; O fornecedor responde pelo sistema ou é ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em consumidor2.procon.sp.gov.br

Quantos dias o Procon tem para responder?

A empresa deverá acompanhar diariamente as reclamações recebidas por meio do site e respondê-las em até 10 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em consumidor.gov.br

Pode pedir indenização pelo Procon?

Dentre os pedidos que os consumidores podem fazer no Procon, não se inclui a indenização por danos morais, pois isso só pode ser feito no Poder Judiciário. Apenas o (a) juiz (a) é quem pode analisar o caso e determinar se cabe ou não uma condenação em danos morais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Precisa de advogado no Procon?

A presença de um advogado nas audiências do PROCON não é obrigatória, mas é, sem dúvida, uma escolha estratégica. Contar com um profissional especializado garante maior segurança e eficácia na resolução do conflito, além de proteger seus direitos e interesses de maneira técnica e assertiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que o Procon pode fazer por mim?

  • Reclamações Fundamentadas.
  • Empresas Autuadas.
  • Informações Financeiras.
  • Licitações.
  • Relatório Anual de Atividades (SIC)
  • Servidores Públicos. Remuneração Mensal. Diárias e Passagens Aéreas.
  • Programas e Ações.
  • Participação Social. Audiências e Consultas Públicas. Conselhos e Órgãos Colegiados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

O que acontece quando um cliente reclama no Procon?

Se houve a resolução da demanda, há o seu arquivamento. Caso contrário, o PROCON Paulistano instaura um processo administrativo de reclamação. O fornecedor é intimado para resolver a demanda do consumidor, apresentar proposta de acordo ou apresentar defesa, no prazo de 20 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o valor de uma causa ganha por danos morais?

Já nos Danos Morais, como não é possível “desfazer” os danos que uma pessoa sofreu, nem estipular uma quantia em razão disso, o valor da Indenização vai depender muito da análise de cada caso. Mas, em regra, você pode pedir qualquer valor de Indenização, desde R$ 1.000,00 até mais de R$ 500.000,00.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quanto tempo demora um processo por danos morais?

Assim como qualquer tipo de processo litigioso, o tempo que demora o andamento de processo por dano moral varia de acordo com a compplexidade do caso, volume de provas, fluxo de trabalho do judiciário e outros fatores. Em média, esses processos podem levar desde alguns meses a alguns anos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em faculdade.grancursosonline.com.br