O Aciclovir geralmente começa a fazer efeito nas primeiras 24 a 48 horas após o início do tratamento, dependendo do tipo de infecção e da gravidade do quadro. Herpes Labial e Genital: O alívio dos sintomas iniciais, como coceira e ardência, pode ser percebido em até 48 horas.
Um comprimido de Aciclovir 200 mg, cinco vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente quatro horas, omitindo-se a dose noturna. O tratamento precisa ser mantido por cinco dias, mas deve ser estendido em infecções iniciais graves.
O tempo estimado para o início da ação é de 1,7 horas. Sua ação máxima se dá em média 4h após sua administração. INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO: Tratamento de infecções pelo vírus Herpes simplex na pele e mucosas, inclusive herpes genital inicial e recorrente.
Aciclovir – Tudo Sobre Este Antiviral – Dr. Paulo Müller Dermatologista.
O que acontece quando o aciclovir começa a agir?
Como o aciclovir funciona? O aciclovir é capaz de bloquear os mecanismos de multiplicação dos vírus Herpes simplex, Herpes zoster, Esptein-Barr e Citomegalovírus. Ao ser absorvido pelas células infectadas, o aciclovir interrompe a disseminação da infecção em outras células e ajuda a controlar os sintomas da doença.
Ele contém como substância ativa o aciclovir, um agente antiviral muito ativo contra o vírus Herpes simplex (VHS) e contra o vírus Varicela-zoster (VVZ).
Recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. O uso deste medicamento é contra-indicado em caso de hipersensibilidade conhecida ao aciclovir 1.
O princípio ativo o fármaco aciclovir é um agente antiviral muito ativo contra o vírus do Herpes simplex (HSV), tipos I e II, e o vírus da Varicela zoster. Esta droga atua bloqueando os mecanismos de replicação do vírus.
Como o comprimido se dissemina pela corrente sanguínea, seu uso é mais amplo. Já a pomada tem ação local, principalmente na prevenção e no tratamento das lesões visíveis. Há ainda a pomada oftálmica, indicada para o tratamento de ceratite. Essa é uma inflamação da córnea associada à infecção pelo herpes simplex.
O aciclovir creme não é recomendado para ser aplicado em mucosas, como boca, olhos ou vagina, pois pode causar irritação. Tome cuidado especial para evitar o contato do creme com os olhos.
Um comprimido de 200mg, quatro vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente seis horas. Muitos pacientes podem ser convenientemente controlados com um regime de 400mg, duas vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente 12 horas.
Estas reações leves podem progredir para formas graves com urticária generalizada, angioedema grave (até mesmo envolvendo a laringe), broncospasmo grave, arritmias cardíacas, queda da pressão sanguínea (algumas vezes precedida por aumento da pressão san - guínea) e choque circulatório.
aciclovir 400 mg Page 5 Tratamento de Herpes zoster em adultos: dois comprimidos de 400 mg cinco vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente 4 horas, omitindo-se as doses noturnas. O tratamento deve continuar por sete dias.
O aciclovir não cura a infecção, porém, tem-se a melhora dos sintomas em cerca de 4 a 5 dias. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, ou seja, desde os primeiros sinais ou sintomas de herpes, como queimação, coceira ou dormência na pele ou mucosa, por exemplo, ocorre melhora mais rápida.
O aciclovir é a medicação antiviral mais utilizada. Outras opções, como valaciclovir e fanciclovir, possuem uma posologia mais confortável, porém tem custo mais elevado.
O aciclovir não é um antibiótico, mas sim um antiviral que pode ser usado no tratamento de infecções causadas por vírus, como: Herpes simplex; Herpes zoster; Varicella zoster.
Para quais outras infecções o aciclovir pode ser utilizado?
Aciclovir 400 mg é indicado para: − o tratamento de Herpes zoster; − o tratamento e recorrência (reaparecimento) das infecções de pele e mucosas causadas pelo vírus Herpes simplex; − a prevenção de infecções recorrentes causadas pelo vírus Herpes simplex (supressão).
Aciclovir 200 mg é indicado para o tratamento de Herpes zoster, para o tratamento e prevenção de Herpes simplex, bem como recorrências de infecções deste último vírus. Este medicamento também é indicado para pacientes com a imunidade seriamente comprometida.
Se você está usando algum dos medicamentos listados abaixo, converse com seu médico antes de usar aciclovir: − probenecida (usado para tratar gota) − cimetidina (usado para tratar úlcera péptica) − medicamentos como micofenolato de mofetila (usado para prevenir rejeição após transplante de órgãos).
Adultos sem comprometimento imunológico – 800mg, via oral, 5 vezes ao dia, durante 7 dias. A maior efetividade ocorre quando iniciado nas primeiras 24 horas da doença, ficando a indicação a critério médico; Adultos com comprometimento imunológico – 10 a 15mg de aciclovir endovenoso, 3 vezes ao dia por no mínimo 7 dias.
as reações adversas mais comumente associadas ao Aciclovir 1 têm sido aquelas relacionadas ao trato gastrintestinal, como náuseas 2, vômitos 3, diarréia 4 e dores abdominais. Foram relatadas erupções cutâneas 5 em alguns pacientes, que desapareceram espontaneamente com a descontinuação do tratamento.