O ideal é trocar as toalhas em uso (banho e rosto) a cada cinco ou sete dias, dependendo do clima e da quantidade de banhos. Se for possível deixá-las secando ao sol ou bem ventiladas todos os dias, as toalhas vão manter-se macias e sem cheiro por mais tempo.
A recomendação ideal é a mesma das toalhas de banho: trocar toda semana e deixar em local seco e bem ventilado. Antes disso, elas podem ficar úmidas e malcheirosas. A culpa é do suporte, que nem sempre deixa espaço para a toalha ficar aberta e arejada. Nesse caso, é melhor lavar a cada dois ou três dias.
Mas, como isso não é factível para a maioria das pessoas, a especialista orienta que as toalhas sejam trocadas e lavadas pelo menos uma vez por semana.
As toalhas de mão e de rosto devem ser trocadas a cada 2 dias e as de banho no mínimo semanalmente, deixando-as bem esticadas após o uso”, orientou a especialista. No verão, a frequência deve ser maior, com a roupa de cama sendo trocada pelo menos 2x por semana.
O ideal é trocar as toalhas em uso (banho e rosto) a cada cinco ou sete dias, dependendo do clima e da quantidade de banhos. Se for possível deixá-las secando ao sol ou bem ventiladas todos os dias, as toalhas vão manter-se macias e sem cheiro por mais tempo.
Por que precisamos trocar nossos lençóis? Para ir direto ao ponto, Browning diz que devemos trocar nossos lençóis uma vez por semana ou a cada 15 dias, no máximo. A higiene é um fator importante. E um dos motivos é o suor - especialmente em dias de forte calor.
Quantas vezes tem que trocar a fronha do travesseiro?
Saiba que a prática é até mesmo prejudicial à saúde, especialmente ao se tratar das fronhas. As capas dos travesseiros devem ser trocadas diariamente ou, no mínimo, uma vez a cada dois dias. Isso mesmo que você leu. Nada de trocar uma vez por mês, deixando os ácaros acumularem ali.
E a resposta é simples: não. Existe uma razão para nossas mães e avós falarem para não lavarmos roupa de cama com toalha, e é por causa da diferença nos tipos de tecido. A toalha é feita de um tecido muito mais grosso e pesado do que a roupa de cama. Na prática, isso pode acabar estragando os seus lençois.
Porque lavamos a toalha se depois do banho estamos limpos?
Confira a seguir! Acúmulo de células mortas e óleos naturais: Mesmo que o corpo esteja limpo, a toalha remove células mortas da pele e absorve óleos naturais do corpo. Com o tempo, esses resíduos se acumulam na toalha, criando um ambiente propício para o crescimento de bactérias e fungos.
Para evitar o mofo as toalhas devem ser guardadas em local arejado. Entre as pilhas de toalhas você pode usar sachês antimofo, que irão manter tudo sequinho e cheiroso. De tempos em tempos, verifique se estão úmidos e troque-os se necessário. Após cada uso, coloque as toalhas para secar em um local arejado.
Toalhas devem ser jogadas fora quando com furos, rasgos, puídos e manchas ou encardidos que não saem e cheiram mal mesmo após uma lavagem. Calcular um prazo é difícil, pois, assim como meias, calcinhas e cuecas, vai depender das frequências de uso, lavagem e cuidados.
Segundo o especialista, a validade das toalhas está diretamente relacionada à frequência de utilização, assim como às lavagens regulares. “Em circunstâncias de uso constante, estima-se que uma toalha de banho tenha uma vida útil de 1 a 3 anos no máximo” afirma Previero.
Com que frequência devo trocar a fronha do travesseiro?
A recomendação geral é de que troque a peça diariamente, principalmente se suar bastante e em dias de calor, quando se sua mais. Não consegue trocar as fronhas todos os dias, pois não tem quantidade suficiente para isso? Então, não ultrapasse dois dias sem troca, sobretudo na temporada de calor.
Por que precisamos lavar nossas toalhas? Para ir direto ao ponto sobre quanto tempo você deve usar essas peças, Bloomfield diz que "uma frequência razoável [para a troca] seria pelo menos uma vez por semana".
O ideal é ter, pelo menos, três jogos de toalhas (incluindo rosto e banho), para que seja possível fazer uma rotatividade semanal, no mínimo, e ainda ter peças extras para uma eventualidade ou para períodos de chuva. Quem recebe convidados deve ter, ao menos, uma toalha de banho limpa para oferecer.
O calor do sol também danifica a toalha, enrugando e ressecando suas fibras. Isso faz com que ela fique com aspecto grosseiro e toque áspero. Os raios também podem desbotar os tecidos de cores fortes. Dessa maneira, o correto é esticar seus artigos no varal e colocá-los para secar sempre à sombra.
Costume pode piorar a dermatite seborreica e ajudar na quebra capilar. Segundo Letícia, o hábito de deixar a toalha na cabeça com a intenção de tirar aquela umidade excessiva não gera problemas se for feito por até dez minutos.
O excesso de temperatura pode danificar as fibras. Os ferros a vapor são ainda piores, pois o ar quente pode queimar as felpas, deixando a toalha áspera, enquanto a umidade pode ajudar na proliferação de fungos, depois da toalha ir para o armário. Passar as toalhas não ajuda a tirar odores.
Muitas toalhas cheiram mal porque não secam de maneira adequada, por isso evite deixá-las no banheiro após o banho. A umidade faz com que elas demorem a secar e facilita o acúmulo de sujeira.
Como posso recuperar a maciez das minhas toalhas de banho?
O melhor é investir em um bom sabão líquido ou em pó para lavar as toalhas e experimentar usar um pouco menos do produto do que o recomendado. Vamos ver se, com isso e com as outras dicas, você nota a maciez voltando com duas ou três lavagens.
Basta deixar suas toalhas de molho por 24 horas em uma mistura de água e álcool. Faça isso de 3 a 4 vezes. O resultado? Toalhas super macias e com aquele toque incrível que só as de hotel têm!