Os atos, consistem em uma das divisões ou unidades que compõem uma peça de teatro ou uma ópera. A quantidade de atos da ópera varia de 1 para 5 (mas pode ultrapassar isso) e dependem de como o autor estrutura a obra. Cada ato varia entre 30 e 90 minutos.
Normalmente, uma ópera é constituída pela abertura, que é a parte executada pela orquestra, localizada no fosso, e com as cortinas ainda fechadas, e introduz a ópera ou um ato. Já os atos são constituídos pelas cenas e marcam uma espécie de capítulo da ópera.
O primeiro ato (configuração/início) corresponde à introdução, ou seja, a apresentação do cenário, dos personagens e do enredo. O segundo ato (confronto/meio) está relacionado à aventura, aos conflitos que o personagem principal deve superar. Por fim, o terceiro ato (resolução/fim) é o clímax, o desfecho da história.
Uma ópera segue, basicamente, um roteiro padrão. Primeira parte, a Abertura, onde é tocada uma música pela orquestra. Seguida por, Recitativo, onde os atores ficam dialogando.
A ópera é um dos gêneros artísticos mais completos que existem. Ela é composta pela parte musical (feita por um compositor), e pelo libreto, que é a história da ópera, que poder ser adaptada ou original e é escrita pelo próprio compositor ou por um libretista exclusivo.
As primeiras óperas, como L'Orfeo de Monteverdi, foram encenadas para a nobreza em salões palacianos. Foi a partir de 1637, na cidade de Veneza, que foram inaugurados os primeiros teatros de ópera abertos a um público pagante. O sucesso da ópera na cidade foi tal que, 40 anos depois, existiam nove teatros!
Serão 6 récitas da ópera, de 16 a 21 de agosto, com mais de 150 cantores em cena, entre solistas, coro adulto e coro infantil, sob a regência de Luciano Camargo. Duração: 165 minutos (incluindo intervalo de 15 minutos).
O primeiro ato é onde a história é introduzida. Os personagens principais são apresentados, o cenário é estabelecido e o conflito inicial é apresentado. Este ato termina com um incidente que lança a história em direção ao conflito principal.
Quais são os 3 atos? Vamos agora nos aprofundar nos três atos principais da estrutura narrativa: Configuração, Confronto e Resolução. Cada um deles desempenha um papel fundamental na construção da tua história.
os cantores de ópera são classificados de acordo com o timbre vocal: enquanto os homens podem ser tenores, contratenores, barítonos, baixos-barítonos e baixos, as mulheres são classificadas como sopranos, mezzo-sopranos e contraltos (pode haver também outras subcategorias).
A peça de Teatro divide-se em Atos e Cenas. Os Atos se constituem de uma série de cenas interligadas por uma subdivisão temática. As cenas se dividem conforme as alterações no número de personagens em ação: quando entra ou sai do palco um ator. O cerne ou medula de uma peça são os diálogos entre os personagens.
Geralmente (mas não necessariamente) usa-se o termo "ária" quando está contida dentro de uma obra maior, como uma ópera, cantata ou oratório e "canção" quando é uma peça avulsa.
Por ter revolucionado a maneira de compor e apresentar uma obra dramática, muitos consideram Monteverdi como o verdadeiro Pai da Ópera, e a sua obra Orfeo é tida como a grande obra-prima e precursora do gênero operístico.
Normalmente, uma ópera é constituída por atos, e possui uma abertura, diversas árias, recitativos e coros. Também conhecida como ouverture, vorspiel, enleitung ou introduction, a abertura é a parte executada pela orquestra, localizada no fosso, geralmente com as cortinas ainda fechadas, e introduz a ópera ou um ato.
A estrutura de 5 atos é um formato de estrutura dramática comumente usado em dramas clássicos e de Shakespeare. Expande a estrutura de três atos dividindo a narrativa em cinco partes: exposição, ação ascendente, clímax, ação descendente e resolução.
Uma das mais belas histórias de amor já contadas em forma de ópera, La Traviata, de Giuseppe Verdi, com libreto de Francesco Maria Piave, baseado no romance A Dama das Camélias (1848) de Alexandre Dumas Filho, é considerada a mais popular ópera de todos os tempos e já teve inúmeras encenações ao redor do mundo desde ...