Pode viver mais de 500 anos, sendo excelente para preservação do bioma. É usada na construção civil, na confecção de brinquedos, e o tanino de sua casca é empregado no curtimento de couros, com grande poder desinfetante.
O imponente jequitibá-rosa (Cariniana legalis) pode viver centenas de anos. Um exemplar localizado no Parque Estadual do Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro (SP), possui cerca de 3 mil anos, sendo a árvore mais velha do Brasil.
Sua longevidade também merece destaque: pode ultrapassar os 500 anos de idade! O jequitibá-rosa, também conhecido popularmente como jequitibá, jequitibá-vermelho, jequitibá-branco, pau-carga ou pau-caixão, é uma das espécies escolhidas para a implantação do Banco Ativo de Germoplasma (BAG) do projeto Corredor Caipira.
Árvore mais velha do Brasil tem mais que 3000 anos de idade? jequitibá rosa mais de 3000 anos idade
Como saber a idade de um jequitibá?
Idade das árvores em geral
A forma mais precisa para se medir a idade de uma árvore é contando-se os números de anéis formados em seu tronco ao longo dos anos. Mais ainda: devem ser contados os anéis na base do tronco, na parte mais baixa da árvore, ou no máximo a 1,4 metro do chão.
Você sabia que... Algumas árvores vivem centenas e até milhares de anos? O período de vida de uma árvore varia muito. Um pessegueiro, por exemplo, não passa dos 30 anos, enquanto uma sequoia gigante supera os 3000 anos de idade. As árvores que vivem mais tempo são árvores de crescimento lento.
A árvore batizada tem 42 metros de altura, o equivalente a um prédio de 13 andares. A circunferência de seu tronco mede 11,9 metros, ou seja, para abraçá-lo são necessárias, pelo menos, nove pessoas adultas. Pesquisadores atestam que a árvore está no Vassanunga há mais de 600 anos.
Localizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, a jequitibá-rosa Também conhecida como “Patriarca da Floresta” com idade estimada de 600 anos, é considerada a árvore mais antiga do brasil.
Diz a lenda que Vanuíre, do povo Kaingang, subia no alto de um jequitibá de 10 metros para entoar cânticos de paz. Verdade ou não, a indígena é reconhecida por ajudar a pacificar conflitos na região de Tupã, interior de SP.
Pensando em sustentabilidade a madeira do Jequitibá pode ser utilizada em vários projetos: móveis, brinquedos, assoalhos, forros, esquadrias, construção civil, obras internas, folhas faqueadas, entre outros. Da sua casca é extraído a tanino que serve para o curtimento de couro e também tem poder desinfetante.
O angelim-vermelho (Dinizia excelsa Ducke), árvore que pode atingir quase 90 metros de altura, deve ser protegido por seu valor simbólico e ecológico, segundo especialistas e órgãos ambientais.
Essa madeira apresenta densidade média, o que a torna resistente mesmo sem ser tão pesada. Ela também é conhecida por ter uma textura fina e grãos retos, que proporcionam um acabamento suave e uniforme com efeito matte.
Medicinal: a casca do jequitibá-rosa é um poderoso adstringente e tem grande poder desinfetante, sendo por isso usada na medicina popular, contra as afecções da boca, inflamação da garganta e das mucosas, amigdalites, anginas e faringites, fazendo-se gargarejos com o chá quente.
Nosso Jequitibá-rei tem 1.500 anos. Fica no alto para nos lembrar que é o guardião da lavoura e é bem cuidado por todos da fazenda. Uma árvore milenar que simboliza a história de #Orfeu. Maravilhoso!
Matusalém (Estados Unidos) - É um pinheiro bristlecone - Estima-se que tenha 4.853 anos (em 2023). É a árvore mais antiga, que, agora, tem um concorrente de peso, no Chile.
O pesquisador Sebbenn comenta que, embora seja considerada uma espécie chave para a manutenção da Mata Altântica, o Jequitibá rosa encontra-se sob risco de extinção devido ao extensivo desmatamento deste bioma.
Foto:João Marcos Rosa/Nitro. Formado por uma cápsula que abriga as sementes, o fruto é chamado canudo-de-cachimbo. Foto: João Marcos Rosa/Nitro. Com nome que tem origem no tupi, yekïti'bá significa “árvore de tronco rijo”, por sua madeira durável e pesada.
É o caso do jequitibá-rosa (Cariniana legalis), jequitibá-branco (Cariniana estrellensis), jequitibá (Cariniana domestica) e jequitibá-açu (Cariniana ianeirensis).
Segundo estudiosos, uma Oliveira pode viver até 3.000 anos de idade, sabia?? 🙀💚 É uma planta que impressiona tanto por seu simbolismo como pelo seu aspecto visual DIVINO!
Figueira podem viver por até 200 anos. Tire uma foto para identificação instantânea de plantas, obtendo rapidamente informações sobre prevenção de doenças, tratamento, toxicidade, cuidados, usos e simbolismo, etc.