A árvore pode chegar a 20 metros de altura. Com tronco reto, chegando a atingir 1 metro de diâmetro, a espécie consegue permanecer viva por cerca de 30 anos. As mudas de abacates de enxerto conseguem iniciar a produção de frutos com 3 ou 4 anos, podendo produzir cerca de 200 a 800 frutos por ano.
Embora um abacateiro possa começar a dar frutos em qualquer lugar de 3 a 5 anos após o plantio de uma muda, pode levar muito mais tempo para atingir todo o seu potencial para fins de agricultura comercial. As árvores normalmente atingem seu pico de produtividade entre os 10 e 20 anos de idade.
Curiosidades: Diferente do abacate tradicional, o abacate sem caroço produz várias vezes por ano, sempre tem fruta no pé, porém sua frutificação mais abundante acontece no verão.
Procure irrigar e verifique se existe algum ataque de insetos (lagartas, besouros, brocas furando o tronco, etc.) ou doenças (fungos manchando ou enferrujando as folhas ou os ramos novos, etc.). Também o excesso de água pode ser perigoso, como o caso do encharcamento exagerado do terreno.
O recomendado é que o abacateiro apresente um formato cônico, para que seja criado espaços onde a luz solar consiga chegar até os ramos mais inferiores da planta, contribuindo assim para que o crescimento e desenvolvimento do fruto sejam plenos e, consequentemente, ocorra um aumento da produção.
Quanto tempo um pé de abacate leva para produzir frutos? Qual o período do plantio até a colheita?
Qual o melhor mês para podar o abacateiro?
A poda do Abacateiro começa no segundo ano da árvore. Em áreas com invernos frios e geadas, a melhor época para podar Abacateiro é na primavera, após a frutificação. Se você podar no outono ou muito cedo no inverno, o delicado novo crescimento não terá tempo de endurecer o suficiente para resistir aos frios.
Apesar dos diversos benefícios que a luz solar proporciona para o desenvolvimento da planta, a exposição excessiva ao sol é uma das preocupações fundamentais para o cultivo de abacate.
Dentre os principais inimigos do abacateiro, podemos relacionar: - Pragas: broca ou lagarta-de fruto; bicudo do abacateiro; e carunchos, lagartas, ácaros, tripes, percevejos e formigas. - Doenças: podridão radicular ou gomose, antracnose, cercosporiose, verrugose e oídio.
É verdade que tudo que cerca uma plantação de abacate morre?
Estas monoculturas eliminaram outros produtos nativos e são muito mais vulneráveis a pragas e doenças do que o plantio combinado. Tudo isso faz com que seja preciso aplicar maiores quantidades de pesticidas químicos e fertilizantes sintéticos.
O abacateiro prefere solos ligeiros, bem arejados e com baixo teor em argila. O teor de cal, ou carbonato de cálcio, nao deve exceder 20%, e o pH deve estar entre 5-7 (ideal 6,5).
Como posso saber se um abacateiro é macho ou fêmea?
Em cada árvore, as flores abrem primeiro como femininas (com estigma receptivo e anteras fechadas), depois fecham e, numa segunda abertura, abrem apenas como masculinas (com anteras abertas e estigma não receptivo).
Caso falte água, o fruto diminui de tamanho; já o excesso de água também prejudica a planta. Nutrição do solo: dentre os nutrientes que os abacateiros necessitam, os principais são nitrogênio e potássio.
Existe uma grande variedade de mudas de abacate. A árvore pode chegar a 20 metros de altura. Com tronco reto, chegando a atingir 1 metro de diâmetro, a espécie consegue permanecer viva por cerca de 30 anos.
Para o pé de abacate dar frutos rapidamente, ele precisa ser bem rico em minerais para a planta. A dica é usar um adubo orgânico feito com ingredientes simples de casa. Um bom exemplo é a mistura de casca de banana, cinzas de carvão e casca de ovo!
Para começar a plantar abacate, o clima ideal é o tropical ou o tropical-úmido. Porém, desde que você não more em um lugar em que as geadas são frequentes, é possível ter a sua plantinha em casa sem problemas.
A recomendação é de que a planta seca seja destruída e uma nova ser plantada não muito próxima do local onde a muda morreu. A muda deve ser plantada em cima de um montículo de solo de 1 metro por 1 metro com, pelo menos, 30 centímetros de altura.
O abacate é considerado uma cultura com intensiva demanda por água. No entanto, as quantidades exatas estão intimamente ligadas às condições ambientais, características do solo e idade das árvores. Em locais de clima quente, o uso de água por essa planta pode ser de cerca de 45 litros por dia.
Como muitas outras árvores frutíferas, os abacates precisam ser podados para obter uma forma/estrutura e tamanho desejáveis que maximizem a produção, equilibrem rendimento e qualidade e facilitem seu cultivo.
Uma característica da presença da broca nos frutos é uma exudação esbranquiçada e o acúmulo de fezes no local da penetração. Quando a infestação é alta, pode-se encontrar várias larvas no interior dos frutos, tornando-os impróprios para o consumo.
Primeiramente, é necessário que a adubação seja feita regularmente de acordo com o ciclo produtivo do abacateiro, ou seja, acompanhando a implantação, formação e produção da planta. Recomenda-se a aplicação de adubo orgânico e mineral para suprir as necessidades da planta.
“Principalmente na fase inicial, as plantas são muito exigentes em fósforo, que é o adubo ideal para o enraizamento. Depois as coberturas com nitrogênio e potássio. O potássio pode ser utilizado parcialmente, metade na hora do plantio e depois na cobertura”, completa.
Para o plantio de mudas de abacate no campo, a indicação do pesquisador da Embrapa é esperar o início da estação chuvosa. No Brasil Central, seria entre outubro e novembro, perto do verão, quando a temperatura, de forma geral, fic amais elevada e a oferta de água, mais abundante.
Como o abacateiro é considerado muito exigente em água, a baixa disponibilidade de água provoca redução no tamanho do fruto e o excesso também não é tolerado pela planta. Quanto aos nutrientes, o nitrogênio e o potássio são os mais importantes para a produção do abacateiro.