A Rocinha teve sua origem no final da década de 1920, quando era uma enorme fazenda de café. No princípio, suas terras foram divididas em grandes glebas para consumo agrícola, a maior parte delas pertencendo a companhia portuguesa Cássio Guidon.
Quando indagados de onde vinham os produtos que eram vendidos na feira da Praça Santos Dumont, os comerciantes respondiam que as hortaliças vinham de uma “rocinha” no alto do morro da Gávea, o que deu origem ao nome dado à favela.
A HISTÓRIA DOS CHEFES DA ROCINHA NOS ÚLTIMOS 40 ANOS
Quem foi a número 1 da Rocinha?
Raquel de Oliveira, inspiração para o filme 'Bandida: a número um', foi a primeira mulher a comandar o tráfico na Rocinha nos anos 1980. Após abandonar o crime, ela busca relançar seu livro autobiográfico e alerta sobre questões sociais atuais.
A Rocinha teve sua origem no final da década de 1920, quando era uma enorme fazenda de café. No princípio, suas terras foram divididas em grandes glebas para consumo agrícola, a maior parte delas pertencendo a companhia portuguesa Cássio Guidon.
O Morro do Dendê é também considerado um dos quarteis generais da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), que atua na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro e em alguns pontos da Zona Norte.
A favela da Rocinha, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, segue como a maior do país, revelam os dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com 72.021 moradores, a Rocinha tem mais gente que 91% dos 5.570 municípios brasileiros.
Ainda segundo o mesmo levantamento, a Rocinha é considerada a maior favela do Rio de Janeiro, em termos populacionais, tendo 14 sub-bairros: Barcelos, Rua 1, Rua 2, Rua 3, Rua Nova, Roupa Suja, Cachopa, Vila Verde, Macega, Vila Cruzado, 199, Laboriaux, Boiadeiro e Dionéia.
A vida muda com a chegada do primeiro traficante de cocaína a dominar a Rocinha, Del Rey, vivido pelo cantor Otto. Pará se une a ele. O personagem foi inspirado no traficante Naldo. Ele e Raquel se conheceram na pré-adolescência.
Quando se pensa em periferia carioca, a primeira coisa que surge na mente de muitas pessoas são os combates com a polícia noticiados quase diariamente, essa é a visão que temos da Rocinha, que é uma comunidade pacificada desde 2009.
Heliópolis possui aproximadamente 1 milhão de metros quadrados e se localiza na região sudeste da cidade de São Paulo, a 8 km do centro. Em sua área, hoje vivem cerca de 200 mil habitantes, o que faz de Heliópolis a maior favela de São Paulo. Os barracos deram origem as construções de alvenaria.
RIO - Localizada entre os bairros da Gávea e de São Conrado, a Rocinha é considerada uma das maiores favelas do país. Ela ocupa uma área de 95 hectares.
A produção acompanha a trajetória do controverso Evandro, que rendeu duas indicações ao Emmy Internacional para o ator Raphael Logam. O personagem começa como um jovem que busca justiça pela morte do irmão, que foi assassinado pela polícia, e acaba se tornando um dos mais poderosos traficantes da América Latina.
Na localidade está situado o Morro do Dendê, que ganhou o nome porque os migrantes nordestinos, na ocupação da região, nos anos 1940, encontraram no local uma plantação desse tipo de coqueiro. Na tradução do termo indígena para a língua portuguesa, significa “os quadris femininos”.
A maior favela do mundo está localizada na Cidade do México. As favelas formam-se e crescem em muitas partes diferentes do mundo e por razões distintas.
Além do número de moradores, a Rocinha está na frente também em número de domicílios, que totaliza 30.371 residências particulares ocupadas. Na lista das 20 maiores favelas em número de habitantes no país, outras comunidades cariocas aparecem.
Os primeiros moradores que se instalaram na Rocinha começaram a cultivar hortaliças, vendidas na Gávea. Quando os compradores perguntavam a origem dos alimentos, os comerciantes mencionavam as 'rocinhas', em alusão ao local em que moravam e plantavam as hortaliças, e, assim, surgiu o nome do bairro.
Laboriaux, é uma comunidade situada no pico da favela da Rocinha, na Zona Sul. Na parte baixa da Rocinha, antigo Campo Esperança, foi considerada área de risco.