Relembre famosas que foram mães depois dos 40 No cenário internacional, Madonna, 66, é o maior exemplo de quem deu à luz com idade mais avançada. A segunda gravidez dela aconteceu quando tinha 41 anos. Rocco nasceu cinco dias antes do aniversário de 42 anos da cantora.
Quantos anos Madonna tinha quando engravidou pela primeira vez?
Assim como em sua carreira artística, como mãe, Madonna também não seguiu os padrões. Ela engravidou pela primeira vez aos 37 anos e pela segunda vez aos 41. Depois, adotou quatro crianças e hoje é mãe solo de seis: Lourdes Maria, 27, Rocco, 23, David Banda, 18, Mercy, 18, e as gêmeas Estere e Stella, 11.
A cantora é mãe de dois filhos biológicos, Lourdes Maria e Rocco Ritchie, e de quatro filhos adotivos, David Banda, Mercy James, Stella e Estere, frutos de diferentes relacionamentos ao longo dos últimos anos.
Claudia Raia sobre anunciar gravidez aos 55 anos: “Fui massacrada” A atriz Claudia Raia compartilhou as críticas que recebeu após anunciar, em 2022, a terceira gravidez, aos 55 anos.
Aos 45 anos de idade, a cantora Ivete Sangalo decidiu engravidar porque seu filho de sete anos queria um irmão. Como a qualidade dos óvulos diminui conforme a idade, Ivete já havia congelado óvulos pensando em uma gravidez tardia.
Como Claudia Raia conseguiu engravidar com 55 anos de idade?
Ano passado, Claudia e Jarbas decidiram ter um filho por fertilização in vitro, um procedimento feito em laboratório. Segundo o IBGE, em 2020 nasceram no Brasil 1.001 crianças de mães com mais de 50 anos. O que torna o caso de Claudia ainda mais raro, é o fato de ela ter engravidado em plena menopausa.
A incrível história da mulher que engravidou naturalmente aos 45 anos inspirou o projeto de lei que cria a Política de Prevenção e Acompanhamento de Problemas Reprodutivos Femininos e Masculinos no Distrito Federal. Valentina é como um milagre na vida da advogada Leila Barreto Ornelas.
A gravidez nessa idade é possível e não precisa ser sinônimo de problema. Com os cuidados adequados, esse período transformador na vida da mulher pode ser vivido plenamente.
Quantas vezes se casou? No total, Madonna já foi casada duas vezes. De 1985 à 1989, a artista foi casada com Sean Penn. Já de 2000 à 2008, a artista esteve com Guy Ritchie.
Pax Thien Jolie-Pitt: o quarto filho da família foi abandonado pela mãe biológica no Vietnã e morou em um abrigo até os três anos, em 2007, quando Angelina Jolie e Brad Pitt o adotaram. Knox León Jolie-Pitt e Vivienne Marcheline Jolie-Pitt: Os gêmeos são filhos biológicos do casal e nasceram em 2008, na França.
A adoção ocorreu em um orfanato do Malauí, na África, em 2006, mesmo ano em que ele nasceu, e durante o casamento com Guy Ritchie. David vem acompanhando a mãe na “The Celebration Tour” e toca com ela a música “Like a Prayer”.
Vilma de Fátima Alves Di Raimo engravidou em procedimento de fertilização in vitro, quando ainda tinha 59 anos, mais de 30 anos depois do nascimento da primeira filha.
A artista é mãe de seis filhos, com idades entre 11 e 27 anos. E, a exemplo de como foram outros shows da turnê pelo mundo, quatro deles devem subir ao palco em determinados momentos com mãe.
Tradicionalmente, acredita-se que ela descendia de Davi e teria entre 12 e 16 anos ao conceber Jesus, sendo chamada “mãe de Deus” desde o Concílio de Éfeso. Sua morte não é mencionada na Bíblia, mas a Igreja Católica ensina que ela foi levada ao céu em corpo e alma.
O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.
No caso de Claudia Raia, o tratamento hormonal feito para se preparar para a fertilização in vitro acabou estimulando o surgimento de folículos (as “bolsinhas” onde os óvulos ficam armazenados até a liberação durante a ovulação) em seus ovários. Nesse tempo, ela ovulou e chegou até a menstruar.
Engravidar em idades avançadas é um feito raro, tanto biológica quanto legalmente. Se natural, além da ausência de comorbidades, a mulher não pode ter entrado na menopausa — o que costuma ocorrer por volta dos 51 anos. No entanto, a taxa de fecundidade feminina entra em declínio após os 35 anos.
Claudia Raia voltou a falar sobre o processo para engravidar de Luca, seu filho caçula, aos 55 anos. De acordo com a atriz, ter um terceiro filho já era um sonho antigo; mas ela precisou de um empurrãozinho de sua taróloga, Cristina Fadul, que a instruiu a fazer uma inseminação artificial.
Dessa idade em diante, há maior possibilidade de abortamento e alterações genéticas e cromossômicas – como as que causam a Síndrome de Down –, prematuridade, restrição de crescimento e baixo peso do bebê ao nascer.
A supermodelo não é a única famosa com mais de 40 anos a anunciar gravidez em 2024. A apresentadora Sabrina Sato, de 43 anos, a atriz Leandra Leal, de 42, a atriz Andreia Horta, com 41 anos e a influenciadora Graciele Lacerda, de 44 anos, também estão em gestação.
— É um óvulo de uma outra mulher, fecundado por um espermatozoide e colocado dentro de você. Eu quis falar abertamente justamente para isso: (as pessoas falarem) "Olha a Viviane, com 47 anos e tendo filho". É uma esperança que a gente dá para outras mulheres e uma responsabilidade.
A cantora teve gravidez ectópica, quando o feto se desenvolve fora do útero, e perdeu mais dois bebês. Ela recorreu à fertilização in vitro e conseguiu engravidar das gêmeas. “Perdi assistindo à Sessão da Tarde, sangrava… Eu dizia: 'Ah, meu Deus'.
Ela contou que passou por uma FIV (fertilização in vitro), que não deu certo. No entanto, após parar a terapia hormonal, sua médica informou que ela tinha voltado a ovular, algo raro após o tratamento e que poderia viabilizar a gestação. Mesmo assim, ela conta que não teve esperanças de engravidar.