Como o comprimento da circunferência é 2·π, podemos dizer que uma volta completa nesses círculos tem essa medida. Repare apenas que o ângulo formado por essa volta mede 360°. Dessa maneira, o número 2·π relaciona-se com o ângulo 360°. Portanto, meia-volta é igual a π.
Existe uma correspondência entre os graus de um círculo e a circunferência de um círculo em números reais (radianos). Simplificando, a circunferência de um círculo com raio um seria 2 pi. Então, meio círculo ou 180 graus é metade disso, que é pi.
Portanto, a razão pela qual uma volta completa é 2π radianos é que 2π é simplesmente a razão da circunferência de um círculo para seu raio. É uma lei da natureza, assim como a área do círculo é simplesmente πr2 .
O grau é originário da Babilônia. Para estabelecerem o grau, os babilônios dividiram o círculo em 360 partes iguais, pois acreditavam que essa era a quantidade de dias referente ao período de um ano e porque seu sistema de numeração era de base sessenta ou sexagesimal.
Para converter de graus para radianos, multiplique o número de graus por π/180. Isso vai dar a medida em radianos. Se você tem um ângulo de 90 graus e deseja saber quanto é em radianos, multiplique 90 por π/180.
A medida angular é uma grandeza utilizada em matemática para medir a abertura de um ângulo. Ela é expressa em graus, que é a unidade padrão para a medida angular.
Note que o ângulo de 90o está exatamente em cima do eixo vertical, bem no sentido da luz que incide sobre ele. Por isso, o valor do cosseno de 90o é zero.
Definição: Um radiano é a medida do ângulo central de uma circunferência e que determina um arco com o mesmo comprimento que o raio desta circunferência. A medida desse ângulo, quando expressa em graus, é igual a 180°/π que é aproximadamente 57,3°.
A circunferência é igual a 2 vezes π, vezes o raio. Então, vai ser igual a 2 vezes π, vezes o raio, vezes 3 metros que é igual a 6 metros vezes π ou 6π metros.
A área de um círculo é pi vezes o raio elevado ao quadrado (A = π r²). Aprenda a usar esta fórmula para calcular a área de um círculo, quando souber a medida do diâmetro.
Como todas as linhas trigonométricas são quocientes entre duas medidas, o valor de cada uma delas se mantém inalterado quando se passa de uma unidade para outra. Por isso não faz mal convencionar r = 1.
Esse valor indica que a circunferência está dividida em 360 partes, valor aproximado dos 365 dias de um ano. Dessa forma, quando dividimos as unidades por 10 na base decimal, obtemos os décimos. Assim, se dividirmos as unidades por 60 no sistema sexagesimal, formamos os sexagésimos.