Após administração oral, o Citrato de Tamoxifeno é absorvido rapidamente, atingindo concentrações séricas máximas em 4 a 7 horas. As concentrações no estado de equilíbrio dinâmico (cerca de 300 ng/mL) são alcançadas após 4 semanas de tratamento com 40 mg diários.
Procure tomar o Tamoxifeno sempre no mesmo horário. Algumas pessoas se adaptam ao período matutino e outras ao período noturno. A sua ação será a mesma, desde que utilizado a cada 24 horas. Caso vc esqueça de tomar o comprimido, pode-se utilizar em até 12 horas e mantendo o horário da próxima dose habitual.
Como posso saber se o tamoxifeno está fazendo efeito?
Tanto através de exames de imagem (como mamografia, ressonância, etc), como pelo próprio exame clínico (palpação da mama, por exemplo), em tumores maiores.
Ele não deve ser administrado em conjunto com alguns tipos de anticoagulantes. Além disso, parece haver uma redução na eficácia do tamoxifeno quando ele é tomado junto com alguns antidepressivos da classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (em especial a fluoxetina e a paroxetina).
Tamoxifeno é um modulador seletivo de receptores de estrogênio que liga-se competitivamente aos receptores de estrogênio nos tumores e outros tecidos alvos, produzindo um complexo que reduz a síntese de DNA e inibe os efeitos do estrogênio. Não se aplica. Bem absorvido. Aproximadamente 5 h em adultos e 3 h em crianças.
Após administração oral, o Citrato de Tamoxifeno é absorvido rapidamente, atingindo concentrações séricas máximas em 4 a 7 horas. As concentrações no estado de equilíbrio dinâmico (cerca de 300 ng/mL) são alcançadas após 4 semanas de tratamento com 40 mg diários.
O tamoxifeno não deve ser utilizado ao mesmo tempo com inibidores da aromatase como anastrozol, letrozol e exemestano. Evitar consumo de cimífuga e angélica chinesa em pacientes com tumores estrógeno-dependentes.
O TAMOXIFENO não causa aumento de peso ou alterações de humor (depressão ou ansiedade). Os efeitos colaterais que podem ser graves são aumento de fenômenos tromboembólicos (trombose venosa profunda, tromboembolismo pulmonar ou AVC), câncer de endométrio e catarata.
Quais as chances do câncer voltar tomando tamoxifeno?
Foi registrada reincidência do câncer em cerca de 40% dos pacientes que usaram o medicamento por cinco anos, ante o reaparecimento de 46% entre os demais.
Por isso, deve-se procurar ajuda médica imediatamente se apresentar sintomas como dormência ou fraqueza repentina, dor de cabeça intensa, fala arrastada, problemas de visão ou de equilíbrio, dor no peito, tosse súbita, falta de ar, tontura, ou dor, inchaço ou calor em uma perna.
O tamoxifeno, é um remédio bastante conhecido entre os atletas que buscam a suplementação hormonal para favorecer o desenvolvimento de sua musculatura.
Segundo estudos integrados de diversas instituições acadêmicas francesas em pacientes com câncer de mama inicial de alto risco com receptores hormonais positivos (RH+) e HER2 negativo (HER2-), entre junho de 2013 e março de 2020, a ingestão de tamoxifeno à NOITE foi associada a uma melhor sobrevida livre de doença em ...
Além de alterações de sono, estresse, ansiedade ou depressão elevados. Outros estudos mais recentes mostraram evidências clínicas dessa redução de concentração e memória, relatado por algumas mulheres que fazem uso contínuo do tamoxifeno, um medicamento bastante utilizado no tratamento do câncer de mama.
O que fazer para diminuir os efeitos colaterais do tamoxifeno?
Nesse início, podemos combatê-lo com abordagens de medicina integrativa: Exercícios, acupuntura, aromaterapia, etc. Caso, não tenhamos melhora e a qualidade vida fique realmente prejudicada, podemos lançar mão de alguns medicamentos. Se esse for o seu caso, converse com o seu médico.
Um estudo realizado na Universidade de Lund, na Suécia, descobriu que as mulheres que tomavam Tamoxifeno e bebiam pelo menos duas chávenas de café por dia viram reduzido para metade o risco do regresso do cancro da mama.
Os resultados demonstraram que o tamoxifeno atenua a elevação de pressão arterial presente em animais ooforectomizados (SOC), reduz da frequência cardíaca (FC) e atenua o índice de contratilidade cardíaca (dP/dTmáx).
- A utilização de antidepressores ISRS ou IRSN em pessoas tratadas com tamoxifeno deve ser criteriosa,4 com a seleção preferencial de fármacos com fracos efeitos inibitórios sobre a CYP2D6, nomeadamente o citalopram, o escitalopram, a venlafaxina1-4,6 e a sertralina.
Evite alimentos muito condimentados, gordurosos ou com excesso de açúcar. Intercale pratos líquidos com os sólidos, principalmente sopa de legumes – além de variar nos ingredientes, para que possa aumentar o apetite.
O tamoxifeno é um medicamento utilizado no tratamento adjuvante para prevenção da recidiva de câncer de mama receptores estrogênicos positivos. Medicamentos antidepressivos são utilizados no tratamento da depressão em pacientes com câncer, porém alguns podem interferir na efetividade do tratamento oncológico.
O que uma pessoa com câncer não pode comer de jeito nenhum?
É importante também evitar o consumo de carnes processadas, como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, peito de peru defumado e blanquet de peru. “Cogumelo do sol, noni, graviola, chá de graviola, chá verde, dentre outros muitos alimentos, curam o câncer.”
Evite bebidas alcoólicas. No decorrer do tratamento pode surgir atrofia na mucosa vaginal e, isso, pode causar desconfortos, como dor ou coceira. Dessa forma, é importante que você utilize calcinhas de material não sintético e evite roupas extremamente apertadas na região genital.