Quanto o mecânico cobra para trocar as pastilhas de freio?
A substituição de pastilhas de freio é uma operação comum em oficinas mecânicas. No entanto, o custo varia bastante. Podemos dizer que o custo das pastilhas em si varia de R$ 50 a R$ 300, enquanto a mão de obra estaria custando entre R$ 100 e R$ 200.
Para carros populares, o custo de pastilhas fica entre R$50,00 e R$ 120,00, em média. Já no caso de veículos importados ou mais robustos, o preço pode chegar a até R$500,00.
Sim, é extremamente perigoso andar com a pastilha de freio gasta, pois quando as pastilhas estão desgastadas, sua capacidade de realizar frenagens precisas é significativamente comprometida, o que pode levar a uma série de riscos.
Se os freios emitirem um som agudo e constante é sinal de que as pastilhas podem estar desgastadas e finas ou que são de má qualidade. Caso isto ocorra, é necessário fazer a troca das pastilhas e dos discos. Qualquer luz acesa no painel do veículo deve ser um sinal de atenção para o motorista.
O que devo fazer depois de trocar as pastilhas de freio?
Manter o disco de freio limpo e livre de resíduos após a troca das pastilhas é uma prática importante para garantir o bom funcionamento do sistema e evitar barulhos ao frear. Isso porque resíduos ou sujeira nos discos podem causar problemas como rangidos, vibrações e desgaste.
Pode ser devido a manutenção inadequada do carro ou condução sem muito cuidado com os freios. Razões como o pé preso no pedal do freio e acionar os freios com muita regularidade. A razão está no fato de que o atrito causado entre as pastilhas, as pinças e os discos é um processo contínuo.
Lixar a pastilha, passar lubrificante ou qualquer outro tipo de ação ou material não recomendado ou específico, pode comprometer fortemente o desempenho e a efetividade da peça, colocando em risco a segurança do veículo e de seus ocupantes.”, explica Raulincon Silva, Coordenador da Assistência Técnica da TMD Friction.
O recomendando é fazer a revisão das pastilhas de freio a cada 5 ou 10 mil quilômetros rodados. Observar os prazos de revisão indicados pelo fabricante do veículo, prescritos no manual do proprietário, que já incluem a verificação dos freios.
Sinais visuais. Um dos primeiros sinais visuais a serem observados quando o freio do seu carro começa a fazer barulho é o desgaste das pastilhas de freio. Pastilhas visivelmente finas ou desgastadas indicam que é hora de substituí-las.
Quanto custa em média para trocar as pastilhas de freio de um carro?
Então, só para uma oficina trocar as pastilhas de freio, serão $ 300- $ 450 apenas por mão de obra e digamos que eles cobrem $ 100 por um conjunto de pastilhas - então isso se torna $ 200 em peças apenas para substituir todas as pastilhas, então você já está olhando para $ 650 apenas para uma oficina substituir as ...
A vida útil das pastilhas de freio varia de acordo com o estilo de condução e as condições de uso do veículo. Em média, elas precisam ser trocadas a cada 20.000 a 50.000 quilômetros rodados, mas essa estimativa pode variar.
Um dos procedimentos mais importantes nesse processo é a sangria do sistema de freios, que consiste na substituição periódica do fluido de freio. Com o tempo, esse fluido absorve umidade do ambiente, o que compromete suas propriedades, reduzindo o ponto de ebulição e, consequentemente, a eficiência dos freios.
Após a instalação dos componentes do sistema de freio, basta realizar de 8 a 10 frenagens de 60 km/h, diminuindo para 40 km/h. Em seguida, efetuar de 8 a 10 frenagens de 40 km/h até a parada do veículo. Nos primeiros 300 km, os motoristas também devem usar os freios moderamente.
Fumaça preta: A fumaça preta indica uma queima incompleta do combustível. Isso pode ser causado por diversos fatores, incluindo problemas na injeção de combustível, filtro de ar sujo, velas de ignição desgastadas ou mistura ar/combustível desequilibrada.
Quando troca pastilha de freio precisa fazer alinhamento e balanceamento?
Recomenda-se fazer o balanceamento a cada 10 mil quilômetros rodados, ou quando houver substituição e conserto dos pneus, elementos como pastilhas de freio, rolamento da roda e peças de suspensão.
O mais provável é um desgaste dos componentes do freio, ou seja, as pastilhas se desgastaram ou as lonas traseiras tiveram sua espessura muito reduzida provocando, portanto, esse aumento do curso do pedal. Então, a solução é simples: basta a oficina substituir esses componentes.