Quanto tempo o fabricante deve manter peças de reposição?

Fabricantes podem ser obrigados a repor peças até 5 anos após fim da produção. Os consumidores brasileiros poderão ter garantida a reposição de peças por mais tempo.
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Quanto tempo tem que ter peças de reposição?

Fabricantes podem ser obrigados a repor peças até 5 anos após fim da produção.
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Quanto tempo o fornecedor tem para consertar o produto?

Consumidor pode exigir medidas reparatórias após 30 dias do prazo para conserto do produto com defeito.
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Quanto tempo é considerado abandono de produto?

Conclusão. Pelo exposto, podemos concluir que é razoável dizer que o consumidor tem prazo de 30 dias para buscar o bem. Não indo recuperá-lo, a empresa não pode apropriar-se ou alienar o bem. Contudo, é válida multa, desde que estipulada em valor razoável.
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Quanto tempo o produto pode ficar na assistência?

1) Trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviços e de produtos não-duráveis; 2) Noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviços e de produtos duráveis.
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Peças de reposição para produtos que não são mais fabricados

Quanto tempo posso deixar um equipamento no conserto?

O Projeto de Lei 2545/22 determina que o dono de eletrodomésticos, eletrônicos ou similares terá até 180 dias para retirar bem entregue a serviços de assistência técnica para manutenção. Esse prazo será contado da data em que o cliente for informado pelo prestador sobre a conclusão ou a impossibilidade do serviço.
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O que diz o Código do consumidor sobre assistência técnica?

Segundo o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor, o prazo de garantia para o conserto é de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos não duráveis, contados a partir da entrega do produto consertado.
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Quanto tempo um eletrodoméstico pode ficar na assistência técnica?

Conserto. No caso de produtos com defeito, o primeiro passo deverá ser buscar a assistência técnica. O estabelecimento tem então um prazo de 30 dias para consertar o equipamento.
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O que diz o art. 18 do CDC?

Tema atualizado em 28/5/2024. Quando o vício do produto não for sanado no prazo máximo de trinta dias, o consumidor poderá escolher entre a substituição do produto, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço, conforme o disposto no artigo 18, § 1º, do Código de Defesa do Consumidor.
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O que fazer quando a empresa não retira o produto?

Por fim, caso transcorrido um longo prazo sem que o cliente volte para retirar a mercadoria e a guarda do produto passa a ser um ônus para o empresário, a única forma de “descarte” do produto seria entregar a mercadoria esquecida para a autoridade policial ou em juízo, já que a sua venda ou doação é vedada pela lei.
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Quanto tempo a loja tem para consertar um produto?

Caso o reparo não seja efetivado dentro do prazo legal de 30 (trinta) dias corridos, o consumidor poderá optar pela: troca do produto, cancelamento da compra ou abatimento proporcional do preço, conforme dispõe o artigo 18, § 1º do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
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O que diz o artigo 35 do Código de Defesa consumidor?

35 do CDC , a recusa à oferta oferece ao consumidor a prerrogativa de optar, alternativamente e a sua livre escolha, pelo cumprimento forçado da obrigação, aceitar outro produto, ou rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, somada a perdas e danos.
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Qual o prazo máximo para trocar um produto com defeito?

O fornecedor tem um prazo de 30 dias para consertar ou trocar produtos com defeitos. É o que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A regra vale para bens duráveis ou não, ou seja, o enquadramento da lei é o mesmo para móveis, roupas e eletroeletrônicos.
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Quantos anos a montadora tem que fornecer peças?

O texto obriga os fabricantes e importadores de produtos a manterem a oferta de componentes e peças de reposição, mesmo depois de cessada a produção ou importação, por um prazo mínimo de cinco anos.
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Como o tempo de reposição deve ser calculado?

A fórmula então é: Lote de reposição = consumo médio mensal / Frequência de compra. É preciso considerar a quantidade de dias entre o pedido e a entrega pelo fornecedor e o volume certo a ser pedido, considerando a demanda no período, entre outros. A aplicação da fórmula é essencial para garantir uma estimativa.
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O que diz o artigo 21 do Código de Defesa do Consumidor?

O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.
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O que o Art. 42 do CDC proíbe?

O art. 42 do CDC inaugura a seção V, destinada à cobrança de dívidas. O dispositivo veda a exposição a ridículo do consumidor, bem como proíbe qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. Isto é o que se chama, na doutrina e na jurisprudência, de cobrança vexatória.
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Quanto tempo posso deixar um produto para conserto?

Comissão aprova prazo de 180 dias para consumidor retirar produto consertado. A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou proposta que estabelece prazo de 180 dias para a retirada, pelo proprietário, de equipamentos eletrônicos, máquinas e motores deixados na assistência técnica para conserto.
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O que diz o artigo 51 do Código do consumidor?

51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos.
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Quanto tempo o cliente pode deixar o aparelho na assistência técnica?

1) O produto enviado à assistência técnica não deve ultrapassar o prazo de 30 dias.
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Qual a diferença entre vício e defeito no CDC?

VÍCIO X DEFEITO: AS DIFERENÇAS PRÁTICAS NO CDC

Como vimos, vício e defeito não são sinônimos, uma vez que o primeiro diz respeito à qualidade e à quantidade do produto ou serviço, enquanto o segundo diz respeito à segurança da pessoa do consumidor.
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Qual o prazo para trocar um eletrodoméstico?

Produtos com defeito

Nessa situação o Código de Defesa do Consumidor dá aos consumidores um prazo para reclamar junto ao fornecedor: até 90 dias para produtos duráveis (roupas, eletrodomésticos, móveis, celulares etc.)
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O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos.
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Quantos dias um produto pode ficar na assistência técnica?

O Código de Defesa do Consumidor (art. 18, § 1º) estabelece o prazo máximo de 30 (trinta) dias para o fornecedor sanar o vício do produto.
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Como funciona a garantia de 1 ano do fabricante?

Garantia Contratual - Nesta categoria, a garantia é concedida por um ano pelo fabricante de bens duráveis. No prazo de um ano o consumidor pode formalizar uma reclamação caso o produto apresente defeito após a compra, como previsto no Código de Defesa do Consumidor.
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