O efeito de Clenil A aparece em um prazo maior (duas a três semanas) depois do início do tratamento, ajudando a prevenir e tratar inflamações das vias respiratórias (tais como asma e bronquite). Clenil A é contraindicado para pacientes sensíveis a quaisquer dos princípios ativos ou demais componentes da fórmula.
Clenil® A contém um anti-inflamatório de ação local (dipropionato de beclometasona), que controla a inflamação dos brônquios, reduzindo o inchaço e a secreção exagerada de fluidos, evitando aos poucos o surgimento da falta de ar.
A dose inicial usual é de 200 mcg (quatro jatos) de 12 em 12 horas (duas vezes ao dia). Em casos severos a dose pode ser aumentada para 600 mcg até 800 mcg (até 16 jatos) diariamente. Esta pode então ser reduzida quando o paciente com asma tenha se estabilizado.
Isso porque é um corticoide que atua diretamente no pulmão, evitando a falta de ar. Por ter ação anti-inflamatória, o Clenil A pode ajudar a diminuir a tosse associada a: Asma e outros problemas que afetam os pulmões e causam falta de ar; Doenças inflamatórias e alérgicas do nariz e da faringe.
Quando seu filho faz NEBULIZAÇÃO com CLENIL ele começa a TOSSIR? Pneumologista explica o porque
Quantos minutos o Clenil faz efeito?
O efeito de Clenil® HFA aparece em um prazo maior (duas a três semanas) depois do início do tratamento, ajudando a prevenir e tratar as inflamações das vias respiratórias (tais como asma e bronquite).
Não é possível comparar, pois a bombinha de asma Aerolin e a bombinha de asma Clenil possuem modos de ação diferentes. A bombinha de asma Aerolin torna os brônquios mais relaxados, promovendo o alívio do desconforto respiratório nas crises.
Ação do Medicamento: O dipropionato de beclometasona, princípio ativo de Clenil® A, é um corticosteróide sintético com atividade antiinflamatória local, quando administrado por via inalatória, diminuindo os sintomas da asma brônquica, da rinite alérgica e da rinite vasomotora.
O problema aumenta a produção de secreções que acabam prejudicando a passagem de ar pelas vias respiratórias, além de desencadear tosse frequente e prolongada. Ela costuma se intensificar durante a noite, podendo ter catarro, chiado e opressão no peito.
Até o momento não foram relatados quaisquer efeitos graves pela utilização do medicamento Clenil® Compositum HFA, de acordo com as doses aconselhadas. Apenas alguns pacientes queixaram-se de rouquidão, disfonia (alteração da voz) e irritação na garganta.
O tempo que a crise vai levar para passar depende da gravidade, do tipo de asma e até do agente com que se teve contato. É possível que dure apenas alguns minutos, mas esses minutos podem se estender por horas, e essas horas, por dias. O tratamento rápido e adequado influencia na qualidade de vida do asmático.
O que acontece com o catarro quando fazemos inalação?
Quando há excesso de muco ou catarro, seja por conta de uma gripe, resfriado ou uma condição crônica como a bronquite, a inalação com solução fisiológica pode ajudar a diluir essas secreções, facilitando a expectoração e promovendo a limpeza das vias respiratórias.
Como usar. Este medicamento deve ser utilizado com um aparelho nebulizador e não deve ser injetado ou administrado por via oral. O medicamento pode ser diluído em soro fisiológico na proporção de 1:1, ou seja, 1 ml de soro para cada 1 ml de Clenil A.
Clenil® A é indicado na prevenção e tratamento da asma brônquica; espasmo brônquico; rinite alérgica perene ou por mudança de estação; rinite vasomotora; rinofaringites; sinusites; doenças inflamatórias e alérgicas das cavidades nasais e paranasais ou da faringe e na prevenção da recorrência de pólipos nasais após ...
Clenil deve ser usado em bombinha ou por inalação?
Clenil deve ser usado por inalação com a ajuda de um inalador ou nebulizador. A dosagem e a frequência do uso são prescritas pelo médico, mas geralmente é indicado usar diariamente para prevenção dos sintomas, mesmo que o paciente esteja se sentindo bem.
Indicações: Clenil® Nasal Aquoso está indicado na prevenção e no tratamento da rinite alérgica perene e sazonal, e rinite vasomotora. È indicado também no tratamento de rinofaringites, sinusites e outras afecções inflamatórias e alérgicas das cavidades nasais e paranasais, ou da faringe.
Clenil® HFA 250 mcg: Cada jato do produto fornece 250 mcg de dipropionato de beclometasona, princípio ativo do produto. Crianças: NÃO DEVE SER UTILIZADO POR CRIANÇAS. Adultos (incluindo os idosos): A dose inicial do produto é de dois jatos (500 mcg), de 12 em 12 horas (duas vezes ao dia).
Como o Aerolin funciona? O sulfato de salbutamol, substância ativa de Aerolin® spray, pertence a um grupo de medicamentos chamados broncodilatadores. O salbutamol relaxa a musculatura das paredes dos brônquios, ajudando a abrir as vias aéreas e tornando mais fácil a entrada e a saída de ar dos pulmões.
Clenil A contém um anti-inflamatório de ação local (dipropionato de beclometasona), que controla a inflamação dos brônquios, reduzindo o inchaço e a secreção exagerada de fluidos, evitando aos poucos o surgimento da falta de ar.
Até o momento não foi constatado qualquer efeito grave pela utilização do medicamento Clenil HFA, de acordo com as doses aconselhadas. Como ocorre com qualquer medicamento à base de corticosteroide, podem ocorrer reações sistêmicas, especialmente quando altas doses são prescritas por período de tempo prolongado.
O problema é que em doses muito elevadas, ele causa obesidade, aumenta a resistência à insulina, eleva riscos de catarata e glaucoma (em quem tem predisposição) e aumenta a perda de massa mineral óssea (que está relacionada à osteopenia e osteoporose).