A principal técnica utilizada para atingir o efeito da pururuca na pele da carne de porco é o óleo quente. Essa técnica consiste em colocar uma boa quantidade de óleo no fogo até que comece a formar as primeiras bolhas. Esse processo pode levar de 10 a 15 minutos, levando em consideração o tipo de fogão.
A temperatura ideal para assar um leitão à pururuca é cerca de 160 ºC. Este cozimento lento permite que a gordura da pele fique mais dourada e crocante.
Para pururucar, esquente o óleo até começar a subir “bolinhas” no óleo. Leva entre 10 a 15 minutos, aproximadamente. Posicione a panceta em já forma e com uma concha, despeje o óleo quente em cima do couro igual no vídeo. Prontinho!
O segredo da textura pururuca está em secar bem a pele com papel toalha, furar toda a superfície com uma faca (sem alcançar a carne) e não deixar nenhum líquido encostar nela. Dessa forma, apenas o outro lado da peça será temperado.
Torresmo à Pururuca super fácil/ o melhor /fica crocante e delicioso e não estoura
Como esquentar torresmo para ficar crocante?
Primeira coisa, se o torresmo estiver na geladeira, retire alguns minutos antes. Enquanto isso, coloque uma quantidade bacana de óleo para esquentar em fogo médio/alto. Se você tiver um pouco de gordura de porco, pode adicionar e tenha uma fritura perfeita.
Para se preparar a pele para o consumo, coloca-se pedaços pequenos da pele em gordura ou óleo bem quente. Desta maneira, os pedaços de pele crescerão e ficarão torradinhos. Um dos segredos para que a pele fique bem grande depois de frita é a pressão que se faz sobre ela com a escumadeira, ainda dentro da gordura.
Além de ser rico em gorduras saturadas, que podem aumentar os níveis de colesterol LDL (colesterol "ruim") e aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
“A carne toda deve estar quase ressecada para que a pele fique crocante”, afirma o chef. O segundo truque é a alta temperatura no couro, seja com óleo bem quente ou até mesmo no forno, o importante é que esteja super quente.
Demora uns 20 minutos e vai começar a pururucar. Neste momento vá jogando gotinhas de água e mexendo até ficar bem pururuca. Retire e coloque sobre papel toalha. Fica crocante sequinho e delicioso!
Como posso secar o couro de porco para que fique crocante?
Para desidratar o couro e servir a panceta à pururuca em uma comemoração especial, como o almoço de Dia das Mães, outra dica interessante é deixar a carne na geladeira por 48 horas para terminar de preparar na churrasqueira. A tendência é que o couro desidrate e fique crocante com o calor do fogo.
Quais são os ingredientes da pururuca para fritar?
Pele suína desidratada (pele suína, sal, aroma natural de fumaça, óleo de girassol, dextose e antioxidante (mistura concentrada de tocoferóis)), óleo de soja refinado (geneticamente modificado a partir de Agrobacterium tumefaciens e/ou Bacillus thuringiensis), sal refinado e realçador de sabor glutamato monossódico.
Retire o pernil do forno e de preferência coloque ele em uma grade em cima da assadeira para evitar com que o líquido quente fique acumulado na parte de baixo da carne. Vire a parte da pele do porco para cima e despeje o óleo por cima, com muito cuidado para não se queimar, e prontinho!
Massas, legumes, carnes e outros alimentos mais resistentes precisam de fervura alta a 100ºC. No caso da fritura com imersão a óleo, a temperatura ideal para a maioria dos alimentos fica em torno de 180ºC.
Indo direto ao ponto, a faixa ideal de temperatura de fritura é de 160 a 180°C, mas esses números valem somente para o óleo de soja — o azeite, por exemplo, aumenta para 210°C e a manteiga cai para 110ºC.
O torresmo contém colágeno, uma proteína estrutural importante para a saúde da pele, articulações e ossos. Consumir alimentos ricos em colágeno pode ajudar a melhorar a elasticidade da pele e a saúde articular.
De acordo com a médica, você deve evitar alimentos ricos em gordura saturada, como carnes gordas, manteiga, óleos de dendê, leite integral, bacon, torresmo, embutidos (linguiça, salaminho, presunto, salsicha e mortadela), gordura hidrogenada vegetal, frituras, tortas industrializadas, bolos, fast food, pipoca de ...
Leve ao fogo alto e deixe fritar, vai começar a estourar como pipoca, quando parar de estourar, estará pronto. Verifique se esta dourado, retire com uma escumadeira.
Em uma panela média e funda, leve o óleo para aquecer em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos. Adicione um pedaço de pão para saber se a temperatura está ideal (190°C). Se o pão dourar em 40 segundos o óleo está na temperatura certa. Se dourar antes de 40 segundos é porque está alta.
Para garantir uma boa fritura, o óleo deverá estar em 180ºC e a supervisão deve ser constante. Afinal, o pastel deve ficar fritando por entre 30 segundos e 1 minuto, até dourar dos dois lados. Aprendeu?
Se em volta do ingrediente (ou utensílio) ficar borbulhando, como demonstra o vídeo desta matéria, saiba que o óleo já está pronto para receber o alimento. Entretanto, se quando você encosta a colher de pau, nada acontece, espere mais alguns minutinhos. No caso do fósforo, o processo muda um pouco.