Quanto tempo demora para atravessar o Japão de trem-bala?
Hoje, a viagem entre Tóquio e a estação de Shin-Osaka dura 2 horas e 21 minutos, mas no ano de inauguração o tempo estimado era de 4 horas e, posteriormente, caiu para 3 horas e 10 minutos. Antes do shinkansen, a duração média para esse percurso era de 6 horas e 30 minutos.
Quanto tempo leva para atravessar o Japão de trem-bala?
Na prática, a viagem dura meras 2h no Tokaido Shinkansen.) Os Shinkansen ou trens-bala no Japão variam no seu modelito, mas tipicamente têm arranjos assim, de assentos 2 x 3, com mesinhas de avião na poltrona à sua frente e velocidade que às vezes ultrapassa os 300 Km/h.
Hoje, trens que atingem velocidades de até 320 km/h percorrem rotas que se ramificam a partir da capital, indo para o norte, sul e oeste, conectando cidades como Kobe, Kyoto, Hiroshima e Nagano.
Porque o avião não vai para o Japão pelo Oceano Pacífico?
As companhias aéreas utilizam a chamada rota ortodrômica, que segue a curvatura da Terra para minimizar a distância percorrida. Dica: por esse motivo, os aviões que voam entre América do Norte e Ásia costumam seguir pelo Círculo Polar Ártico, em vez de cruzar diretamente o Pacífico.
A partir de 1º de outubro de 2023, um passe normal para adultos, válido por sete dias, custa 50.000 ienes; desejar um pouco mais de luxo pode comprar um passe Green Car (primeira classe) por a partir de 70.000 ienes. O passe regular de 14 dias para adultos custa 80.000 ienes e o de 21 dias, 100.000 ienes.
Embora receba o título de trem-bala mais rápido do mundo, outro modelo de locomotiva chinesa supera no quesito velocidade. Os trens maglev, que funcionam por meio de levitação magnética, podem operar de 600 a mil km/h.
Dirigir no Japão é uma experiência extremamente agradável, já que você pode ir às regiões mais distantes que nem mesmo com a extensa rede de transporte público do país seriam fáceis de visitar.
Quanto tempo demora para atravessar o Japão de ponta a ponta?
Hoje, a viagem entre Tóquio e a estação de Shin-Osaka dura 2 horas e 21 minutos, mas no ano de inauguração o tempo estimado era de 4 horas e, posteriormente, caiu para 3 horas e 10 minutos. Antes do shinkansen, a duração média para esse percurso era de 6 horas e 30 minutos.
Um simples “com licença" fará toda a diferença. Comer em trens é um passatempo comum nas viagens de longa distância. No entanto, comer em metrôs ou trens locais geralmente é considerado desagradável.
Um trem de alta velocidade (TAV), informalmente conhecido como trem-bala, é um comboio para transporte público que se locomove em velocidades superiores à 210 km/h. Em sua maioria, os TAVs alcançam uma velocidade de cruzeiro de 250 à 300 km/h, podendo chegar à 320 km/h.
O nome "Shinkansen" foi formalmente usado pela primeira vez em (1940) para a proposta da "bitola padrão" da linha de passageiros e mercadorias entre Tóquio e Shimonoseki, usando locomotivas elétricas e a vapor com velocidade máxima de 200 km/h (o dobro da velocidade do comboio japonês mais rápido daquele tempo).
O plano de execução e operação do trem-bala vem sendo desenhado pela empresa TAV Brasil, criada em 2021 com o propósito de atuar com trens de alta velocidade. Em 2023, a companhia conseguiu uma autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para construir e explorar o projeto pelo período de 99 anos.
O meio de transporte mais seguro do mundo é o elevador, segundo o ranking da revista americana Condé Nast Traveler. Para completar o pódio, temos o avião e o trem.
Segundo a Casic, o trem atingiu a velocidade máxima de 600 km/h nos testes. O resultado ficou muito acima dos 320 km/h dos E5, os trens-bala operados pela Japan Railways East e considerados os mais rápidos do mundo. O objetivo dos chineses, no entanto, é chegar ainda mais longe, atingindo impressionantes 2 mil km/h.
Os conhecidos como “trens-bala” E5 da Japan Railways East (JR East) conseguem chegar a uma velocidade de 320 km/h. Com capacidade de levar até 731 passageiros, o trem JR East E5 possui 32 motores elétricos por indução e 12.900 cavalos de potência.
É tranquilo consumir alimentos e bebidas em trens expressos de longa distância, como o shinkansen (trem-bala) ou outros trens super expressos, e muitos desses trens têm atendentes que passam com carrinhos cheios de ekiben e bebidas.
Porque não dá para ir para o Japão pelo lado esquerdo?
Por que no Japão se dirige do lado esquerdo da pista? Conta-se que os Samurais penduravam suas espadas no lado esquerdo da cintura. Se eles andassem pelo lado direito da pista, suas espadas se tocariam, causando muitos problemas e lutas.
Primeiro, as bússolas dos aviões não funcionam corretamente quando estão logo acima dos polos magnéticos. Isso dificulta que os pilotos sigam a rota. Segundo, o frio extremo é um problema.