Todas as aves devem tomar banho de sol diário de pelo menos 10 minutos, para poder sintetizar cálcio e vitamina D3. Entretanto, é muito importante que seja em horário adequado, porque o sol pode feri-las, assim como os humanos. Antes das 10h da manhã e 4h da tarde é o ideal!
Deixe o passarinho tomar um belo banho de sol! Além de ajudar a combater o frio, vai fazer um bem danado ao pet. Como você já sabe que pássaro sente frio.
Um ótimo indicador para concluir que seu pássaro está com calor. Além disso, no calor é comum que elas fiquem mais ofegantes e com o bico entreaberto. Nesses casos, é comum que a ave mantenha suas asas mais abertas e longe do corpo. Outra forma de saber se o passarinho está com calor é observar se ele bebe mais água.
As aves são animais homeotérmicos capazes de regular a temperatura do corpo independente da temperatura do ambiente, graças a um centro termorregulador localizado no sistema nervoso central. Esses animais conseguem manter a temperatura entre 40° e 42°C.
A IMPORTÂNCIA DO BANHO DE SOL NO PERIQUITO AUSTRALIANO #PÁSSAROVERDE
Quanto tempo periquito pode ficar no sol?
Todas as aves devem tomar banho de sol diário de pelo menos 10 minutos, para poder sintetizar cálcio e vitamina D3. Entretanto, é muito importante que seja em horário adequado, porque o sol pode feri-las, assim como os humanos.
E uma água geladinha ajuda muito a refrescar no calor. “Pensando nos pequenos produtores, existe a possibilidade de usar gelo nas caixas d 'água, congelando água em garrafas pet”, sugere Tarcísio.
Os periquitos costumam dormir pela noite, ou quando as horas são escuras para eles. Para que lhes seja mais fácil dormir, muitos donos de periquitos cobrem a sua gaiola pelas noites, de modo a ajudar a bloquear a luz e o ruído, e permitir que se conserve o calor no interior da gaiola.
Você sabia que os papagaios também tomam banho? Pois é! Especialmente nos dias quentes, colocar uma banheirinha com água na gaiola uma vez por semana é uma boa pedida para limpar e refrescar o pet. Nos dias mais frios, utilize uma toalha limpa para ajudar na secagem das penas.
Ao contrário, a exposição deve ser feita somente nos horários de baixa intensidade, como no começo da manhã ou no final da tarde. Além disso, não é recomendado que a exposição seja feita por tempo prolongado. Segundo os especialistas, algo entre 15 e 20 minutos são suficientes para assegurar os níveis de vitamina D.
Tente ver sempre observar esta posição quando o ouvir a emitir qualquer um dos sons. – O seu periquito está sentado e com as penas inchadas: Se o encontrar assim não tem nada com que se preocupar, o seu periquito está feliz e tranquilo. – O seu periquito penteia as penas: Este é o melhor gesto que pode fazer.
Banhos de poeira também são importantes para que os animais mantenham a sua temperatura corporal. Outra dica é oferecer água abundante, limpa, sem contaminantes e fresca em qualquer fase da criação, mantendo a sua temperatura em torno de 22ºC – gelo na caixa d'água pode ajudar.
No entanto, o local também deve permitir que o periquito descanse (de 10-12 horas por noite). Cubra a gaiola quando o periquito dormir - isso bloqueará a visão do pássaro e não deixará que ele tome vento, impossibilitando que barulhos altos o assustem.
Posso jogar água na ave? É possível utilizar um borrifador e simular uma chuva fina, deixando-as ligeiramente úmidas. Após esse processo, deixe o animal se secar sozinho. Mas, atenção: não utilize qualquer borrifador.
Se você estiver se perguntando qual a temperatura corporal das aves, em média ela varia em torno dos 39°C aos 42°C, mesmo quando o ambiente está mais frio. Ou seja, um pássaro saudável tem a mesma temperatura que um humano com febre alta!
O que significa quando o periquito fica abrindo e fechando o bico?
Abrem muito o bico. Deverá arejar muito bem a sala, caso o periquito começar as bocejar demasiadas vezes, porque enquanto seres aéreos, os pássaros são muito mais sensíveis ao ar gasto do que o homem. Não só os bocejos se contagiam entre humanos, como também entre os periquitos.
Assim, para garantir que um periquito tem uma vida feliz e equilibrada deve sempre partilhar a gaiola com pelo menos um companheiro. Os periquitos precisam de viver com outros periquitos. Só tendo pelo menos dois periquitos em casa garante uma vivência adequada aos seus pássaros.
Além disso, os periquitos precisam de ser alimentados diariamente e devem ter sempre água limpa disponível. A gaiola deve ser limpa regularmente, o que incluiu trocar a areia. Com os cuidados essenciais, os periquitos vivem à vontade 15 anos.
O banho deve ser introduzido cerca de três a quatro semanas antes da realização do evento. Este deve ser feito com borrifador e água limpa diariamente. A água pode ser fria ou morna. Na última semana antes do evento, deve-se diminuir a quantidade de banhos, podendo ser em dias alternados.
A ave vai alterar seu comportamento se estiver sofrendo com a temperatura. A principal mudança é em relação a sua respiração. “Ela fica ofegante, e ocorre a respiração de bico aberto. As aves também mantêm as asas distantes do corpo.”
Coloque água limpa e fresca, em quantidade suficiente para que a ave consiga apoiar as patas no fundo da banheira ao entrar, de forma a molhar as penas da região do abdômen. A ave então irá abaixar e molhar a cabeça e asas, e irá movê-las para jogar água para o alto, umedecendo o restante de seu corpo.
O que acontece quando ocorre o estresse térmico por calor nas aves?
Durante situações de estresse por calor os sacos aéreos aumentam a superfície de troca de calor entre o ambiente externo e o corpo das aves (Lara e Rostagno, 2013). Eles ficam distribuídos dentro da cavidade torácica e abdominal das aves, totalizando nove estruturas.