Em média, porém, o gato vive dois anos e meio após o diagnóstico. Esse período pode ser mais longo dependendo das condições do bichano. É preciso saber como cuidar de um gato com Felv para aumentar sua expectativa de vida.
Quais as consequências do FeLV? Em mais de metade dos gatos que morrem por FeLV, o problema é resultado direto da destruição dos glóbulos brancos sanguíneos que são a principal defesa do organismo contra as doenças. Este facto torna o gato mais suscetível a outros agentes.
Gato com FeLV vive quanto tempo? A expectativa de vida de gatos com FeLV pode variar muito. Alguns vão ter uma vida relativamente normal e longa, outros podem enfrentar diversos desafios de saúde, como anemia, anorexia e infecções recorrentes.
Quanto tempo vive um gato com FeLV sem tratamento?
Especialistas explicam que esse estimar o tempo de um gato com o vírus é delicado, dependendo muito da forma como a doença irá progredir, além da reação do organismo do peludo. Em média, porém, o gato vive dois anos e meio após o diagnóstico. Esse período pode ser mais longo dependendo das condições do bichano.
Atualmente, os estágio da infecção pelo FeLV são classificados como se segue em infecção abortiva, infecção regressiva, infecção latente, e infecção progressiva (Figura 6): Infecção Abortiva: nesta fase o teste apresenta resultado negativo para p27 e negativo para DNA pró- viral.
Portanto, é fundamental manter o ambiente em que seu gato vive limpo e livre de possíveis fontes de infecção. Mantenha a caixa de areia limpa, forneça água fresca e alimentos de qualidade e mantenha seu gato em um ambiente seguro, minimizando o estresse.
Quais são os sinais de que o bichano está morrendo? O gato idoso morrendo, ou mesmo jovem e doente, fica deitado o tempo todo. Além disso, suas frequências cardíaca e respiratória diminuem ou aumentam muito, e seu corpinho fica mais frio.
“Em casos de perda de apetite, suplementos alimentares e estimulantes de apetite são bem-vindos, mas em animais assintomáticos não tem necessidade. O mais indicado é a Mirtazapina na dose de 2mg/gato, a cada 48 horas. A suplementação do complexo vitamina B (principalmente b12) ajuda no estímulo ao apetite”, elucida.
Quanto custa uma eutanásia gato? O valor vai depender da região onde a clínica veterinária está localizada, mas a eutanásia em gatos custa, em média, R$ 350,00. Além disso, depois que o animal vem a óbito, a família pode optar pela cremação, e isso envolverá outros custos.
“A FeLV é um pouco pior do que a FIV pois os sintomas acabam aparecendo com o passar dos anos. Por isso se o gatinho for diagnosticado apenas com imunodeficiência deve ser vacinado contra a Leucemia Felina”, salienta.
"Com as devidas precauções, um gatinho FIV pode viver 10 anos ou mais. A maneira como o gato infectado irá apresentar a doença dependerá da fase da vida em que ele foi contaminado. Filhotes e adolescentes tentem a desenvolver a doença de uma forma mais agressiva."
As infecções por FELV também podem provocar uveítes. Os sinais clínicos mais comuns são: olhos vermelhos, blefaroespasmo ( movimento repetitivo de piscar, pela dor e pela sensibilidade à luz), mudança na coloração dos olhos, edema de córnea (que causa olho azulado) e até mesmo cegueira aguda.
A expectativa de vida de um felino contaminado pela FeLV é de aproximadamente 3 anos pós-diagnóstico, porque o vírus ataca o sistema imunológico e possui capacidade de desenvolver tumores nos órgãos e medula óssea.
Gatos com infecções oportunistas e linfoma podem ser tratados com sucesso com o uso de medicamentos e tratamentos auxiliares usados para gatos que apresentem teste negativo de FeLV. Agentes antivirais e imunomoduladores demonstraram benefício limitado para tratamento de gatos com infecções por FeLV.
Drogas antivirais são recomendadas para o tratamento FeLV, como por exemplo a zidovudina ou azidotimidina (AZT) que é uma inibidora da transcriptase reversa, porém ainda existem muitas pesquisas pois a administração em felinos persistentemente virêmicos não tem eliminado a viremia.
Os sinais de que um gato está nos últimos dias de vida incluem mudanças de comportamento, como isolamento e agressividade, além de alterações fisiológicas como queda na temperatura e perda de apetite. Oferecer cuidados especiais e atenção nesse momento é essencial para garantir o bem-estar do animal.
O procedimento que resulta na eutanásia canina/felina, neste caso, é geralmente indolor e o efeito é rápido. O animal poderá sofrer com a manipulação ou com o ato de introdução da agulha, mas não com a injeção. Na maioria dos casos, os animais podem ser sedados para tornar o procedimento o mais tranquilo possível.
Gatos que manifestem qualquer sinal de doença infecciosa ou sejam virêmicos para o FeLV devem ser removidos para a área de isolamento. A área de isolamento deve ser separada das outras áreas do abrigo e, preferencialmente, deveria estar em construção diferente daquela que alberga as outras áreas.
Como posso aumentar a imunidade do meu gato com FeLV?
A segunda boa notícia é que existe vacina contra FeLV que pode ser dada tanto em filhotes quanto em adultos como forma de prevenção. Dentro do tratamento veterinário integrativo existem diversos nutracêuticos e alguns fitoterápicos chineses usados para estimular a imunidade.