Quanto ao consumo, as médias são de 9,6 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com etanol e 14,0 km/l na cidade e 16,4 km/l na estrada com gasolina nas versões com menos potência; 7,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol e 11,2 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina nas versões intermediárias; e ...
Foram 14,7 km/l na cidade e 19,5 km/l na estrada. Como comparação, o Corolla sedã híbrido fez 18,1 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada. Além disso, é melhor que o Virtus Highline e que o Polo TSI manual. Na dirigibilidade ele é um legítimo Volkswagen, com direção bem direta e peso certo, que chega a ser prazerosa.
Com seus 1.395 cm3, 16 válvulas, 150 cavalos de potência e torque máximo de 250 Nm (25,5 kgfm), o sedã vai de zero a 100 km/h em 8,7 segundos e chega a uma velocidade máxima de 210 km/h, registrando um consumo de até 11 km/l na cidade e 13,7 km/l em estradas quando abastecido com gasolina.
O três cilindros oferece 128 cv de potência (etanol) e 116 cv (gasolina) e 200 Nm de torque. O câmbio automático de 6 velocidades casa com o motor. A condução é um dos pontos altos do modelo.
Opiniões sobre Volkswagen Virtus 2021. Pontos positivos: consumo bom; dirigibilidade; excelente custo/ beneficio; torque muito bom em baixas rotações. Pontos negativos: acabamento interno. Comentários: excelente custo beneficio; para acabamento melhor o ideal é partir para o jetta.
Além de se destacar em termos de equipamentos, tal qual a versão Highline, o modelo chama muito a atenção por conta do desempenho que o motor 1.4 TSI de 150 cavalos proporciona. Se você gosta de exclusividade e bom desempenho, essa é a sua melhor pedida.
Todas as versões do SUV cupê são equipadas com o motor 1.0 turbo flex de 116/128 cv (gasolina/etanol) de potência e 200 Nm de torque. Ele é sempre associado a um câmbio automático de 6 marchas. Segundo o Inmetro, o Nivus faz 7,6 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol.
O programa Revisão de Série da VW também faz com que a manutenção desses três carros da montadora seja muito barato. Novamente com o limite de até 60 mil km, o trio Virtus Highline, T-Cross e Nivus custa em cerca de R$ 2,3 mil em gastos de manutenção.
Equipado com esse motor, o Virtus acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge velocidade máxima de 194 km/h (dados com etanol). O motor 1.6 MSI que compõe a oferta do Virtus (combinada ao câmbio manual de 5 marchas) é também da família EA211, com quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro).
O Volkswagen Virtus 2025 já está disponível nas concessionárias da montadora alemã. O sedã tem preços a partir de R$ 103.990 na versão de entrada Sense e chega aos R$ 158.990 na topo de linha Exclusive.
Dessa forma, a partir de agora, o Volkswagen Polo 1.0 faz uma média de 9,4 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, quando abastecido com etanol. Já com gasolina, as médias chegam a 13,5 km/l e 15,2 km/l, respectivamente.
Abaixo você pode verificar o exemplo de cálculo com as alíquotas do estado de São Paulo. Cálculo do IPVA: 66.374,00 x 0.04 = R$ 2.654,96 que é o valor que será cobrado no IPVA.
Isso já nos aponta que o plano da Volkswagen não deu certo, mas eles não desistiram e, sabendo que o Fox falhou, lançaram o Up! em 2014. O plano era o mesmo, oferecer um produto mais novo que ocupasse de maneira eficiente o lugar do veterano, o que também não deu certo, e ele também saiu de linha em 2021.
O Volkswagen Virtus mudou bastante na atualização que recebeu em 2023 e se tornou um sedã mais econômico, mais rápido e mais bem equipado. O Guia do Carro avaliou a versão de entrada, TSI com câmbio manual de 5 marchas, que custa R$ 106.990. A principal mudança no Virtus de entrada foi a troca de motor.
8. Volkswagen Polo. O Polo Track foi lançado para ser o carro mais barato da Volks e continua entre os mais baratos do Brasil em 2025 – não obstante,também foi o automóvel de passeio mais vendido do ano passado. Esta versão aliviada do hatch estreou com preço abaixo dos R$ 80 mil, mas já passou dos R$ 90 mil.
A linha 2025 do Volkswagen Virtus chegou com uma pequena mas muito bem vinda atualização na lista de equipamentos, já que agora a central multimídia VW Play de 10 polegadas é um item de série em todas as versões, sendo que antes era opcional nas mais baratas.