De acordo com a Resolução 574/2011 da ANATEL as operadoras devem disponibilizar, ao consumidor, uma velocidade instantânea de conexão de, no mínimo, 20% da velocidade contratada e velocidade média de, pelo menos 60%, da adquirida.
Já a Taxa de Transmissão Instantânea (download e upload) é aquela aferida pontualmente em uma única medição, não pode ser menor que 40% do contratado, isto é, 4MBps.
Nesse momento, é importante você se atentar para o valor de download e upload. Além disso, de acordo com a Lei, a operadora pode entregar entre 80% e 40% do contratado. Ou seja, se a velocidade recebida for inferior a 40%, você pode fazer uma reclamação na Anatel.
Por que no Brasil as operadoras não precisam entregar 100% da conexão contratada?
Essa regra vale tanto para conexões fixas quanto para dispositivos móveis, pois, segundo a Anatel, manter o fornecimento de 100% da velocidade de conexão pode acarretar em um desperdício de recursos em relação ao uso baixo em períodos de menor acesso.
Entenda a diferença entre Upload e Download em planos de internet
Quantos MB a operadora é obrigada a entregar?
De acordo com a Resolução 574/2011 da ANATEL as operadoras devem disponibilizar, ao consumidor, uma velocidade instantânea de conexão de, no mínimo, 20% da velocidade contratada e velocidade média de, pelo menos 60%, da adquirida.
O que fazer quando a operadora não entrega a velocidade contratada?
Para solicitar a reparação, o consumidor deve seguir os procedimentos indicados pela empresa de telefonia e internet, como realizar testes de velocidade e abrir chamados de suporte. Caso a empresa não resolva o problema, o consumidor pode registrar uma reclamação na Anatel e procurar o Procon de sua região.
Entre 15 Mega até 40 Mega: Indicado para os usos acima e também para download de arquivos grandes (maiores que 500MB) e assistir filmes online (Netflix, NetMovies, entre outros). Acima de 40 Mega: Muito uso de internet mesmo!
Pelas regras da Anatel, os provedores de internet devem entregar pelo menos 80% da velocidade contratada. Por exemplo, se foi contratado um plano de 100 Mbps de taxa de download, a operadora deve entregar, em média, 80 Mbps de transmissão em um intervalo de 30 dias.
Para multiplayer, de 1 a 5 mega já são suficientes para ter um jogo rodando bem. Porém, quem deseja fazer streaming enquanto joga precisa de uma velocidade bem maior. Para uma transmissão HD, você vai precisar de, pelo menos, 6 mega de upload.
A taxa de upload oferecida pelas operadoras geralmente fica bem abaixo do que é ofertado como taxa de download. Isso se dá porque recebemos muito mais informações do que enviamos, na maioria das tarefas mais comuns na internet.
400 Megas de internet quer dizer que você possui uma velocidade de 400 Mbps de conexão banda larga para navegar e baixar arquivos. A maioria das operadoras que oferecem 400 Mega de internet também garantem pelo menos 50% de velocidade de upload, ou seja, 200 Mega.
A boa notícia é que desde 2016 a Anatel proibiu as operadoras de internet de colocarem limite de internet nas franquias de banda larga fixa residencial. Isso significa que mesmo que seu plano tenha franquia no contrato, ela não poderá ser aplicada. Você pode usar sua internet de forma ilimitada.
Porque minha internet não chega à velocidade contratada?
Vários fatores podem causar lentidão, os mais comuns são: Utilizar a rede wi-fi incorreta: Para atingir velocidades acima de 150Mbps (Megas) você precisa estar conectado na rede wi-fi 5Ghz e não na 2.4Ghz.
Planos de internet banda-larga 200 Mega oferecem, em média, taxa de download de 200 Mbps e upload de até 100 Mbps. Se você tiver a sorte de atingir velocidades de download de 200 Mbps, isso é rápido. Embora não seja 'super-rápido', está definitivamente acima da média para a maior parte do mundo.
A velocidade de conexão à Internet recomendada para jogar: Velocidade de download: 15-25 Mbps. Velocidade de upload: 5 Mbps. Taxa de ping: menos de 50 ms.
Sim. Como vimos, para muitas pessoas, essa é uma boa velocidade, sim. 150 mega tem o potencial de cobrir amplamente as necessidades do dia a dia digital de uma família média. Ou seja, essa velocidade oferece a liberdade de navegar, trabalhar e se divertir on-line sem medo de interrupções.
O que fazer quando a operadora reduz a velocidade da internet?
Sendo assim, aquele consumidor que tiver cortada a sua internet com velocidade reduzida deverá contratar um advogado para propor a ação competente para o caso, visando resguardar os direitos do consumidor e até pleitear uma indenização por danos morais, pois se todos tomarem tal atitude ajudarão a fazer com que as ...
O artigo 20 do CDC estabelece que o provedor de serviços é responsável por vícios de qualidade e que o consumidor pode exigir correção ou rescisão do contrato. Se os meios extrajudiciais não funcionarem, é possível ingressar com uma ação judicial, sendo necessário reunir provas que demonstrem as falhas no serviço.
Para definir a velocidade de upload ideal você precisa analisar como utiliza a internet no seu dia a dia. No caso de pessoas, famílias e até mesmo empresas que fazem uso moderado da rede, uma taxa de upload de 10 Mbps pode ser uma taxa para um uso aceitável.
enquanto a Claro oferece 50 Mb/s de upload no plano de 500 Mb/s via cabo, Vivo Fibra, Oi Fibra e TIM Live oferecem 250 Mb/s em pacotes similares; na internet via cabo de 1 Gb/s, a Claro tem velocidade de envio de 100 Mb/s, enquanto o trio de concorrentes têm upload de 500 Mb/s.
Sim, 300MB é uma boa internet com velocidade intermediária! Ela é considerada adequada para a maioria das necessidades de uso doméstico. Com 300MB você pode realizar várias atividades online, como assistir a vídeos em alta definição, jogar online e baixar arquivos grandes com relativa rapidez.