A Terra interage com outros objetos no espaço, em particular com o Sol e a Lua. No presente, a Terra orbita o Sol uma vez por cada 366,26 rotações sobre o seu próprio eixo, o que equivale a 365,26 dias solares ou um ano sideral.
A Translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol e assim percorrendo uma órbita elíptica. O movimento de translação é realizado em aproximadamente 365 dias, 5 horas e 48 minutos. A velocidade média é de aproximadamente 107.000 km.
O ano tem 365 dias e 6 horas, que é aproximadamente o tempo que a Terra demora a dar uma volta em tornodo Sol. Por isso, no nosso calendário existem anos com 365 dias e anos com 366 dias.
As estações do ano são a primavera, o outono, o inverno e o verão. O solstício e o equinócio são fenômenos que marcam o início das estações do ano. Ao todo, a Terra realiza 14 movimentos. Alguns desses movimentos são: rotação, elíptica, eclíptico, afélio e periélio.
Na escola, aprendemos que a Terra gira ao redor do Sol e em seu próprio eixo - os movimentos responsáveis pela existência do dia e da noite, além das estações; mas há outros movimentos realizados pelo planeta. Para girar sobre seu próprio eixo, a Terra leva exatamente 23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos.
“O Sol orbita o centro da Via Láctea, trazendo consigo os planetas, asteroides, cometas e outros objetos do nosso sistema solar. Nosso sistema solar está se movendo a uma velocidade média de 450.000 milhas por hora (720.000 quilômetros por hora).
De acordo com a professora de física Kamila Pimentel, do Colégio Católica Brasília, a principal razão pela qual não sentimos a rotação da Terra é que ela ocorre de maneira suave e constante, sem acelerações bruscas. “Estamos todos em movimento com o planeta, incluindo a atmosfera, o que cria uma sensação de inércia.
Com o passar dos anos, a Lua sincronizou o seu movimento de rotação e de translação com a Terra, ou seja: enquanto completa uma volta em torno da Terra (translação), a Lua também completa uma volta em torno de si mesma (rotação). Isso faz com que ela tenha sempre a mesma face voltada para o nosso belo planeta azul.
Nós aprendemos que rotação é um movimento que a Terra faz em torno do seu próprio eixo e que esse movimento demora 24 horas. Esse movimento também vai originar o dia e a noite, pois a face que não está iluminada é a noite e a face que é iluminada é o dia.
Nós sabemos que a Terra e os outros planetas do Sistema Solar se movem de diversas maneiras, sendo a rotação e a translação as principais. A rotação é o movimento em torno do seu próprio eixo, e uma volta completa corresponde a um dia. A translação é movimento em torno do Sol, e uma volta completa corresponde a um ano.
A duração da rotação da Terra é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimos, originando a sucessão dos dias e das noites. A velocidade desse movimento é de cerca de 1666 km/h, ou 465 m/s, que é bastante elevada, porém muito inferior à de outros astros do universo.
A Lua, por sua vez, orbita a Terra uma vez a cada 27,3 dias (ou seja, ao longo de seu período síncrono). Enquanto isso, a Terra completa sua própria rotação em torno de seu eixo uma vez a cada 24 horas. Portanto, em termos de quantas vezes a Terra gira em torno da Lua, a resposta é zero.
Cada volta do planeta em torno do próprio eixo leva aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos e 0,9 décimos a uma velocidade de cerca de 465 metros por segundo, o equivalente a 1674 km/h. É justamente por causa desse movimento de rotação que temos também os fusos horários.
Além da rotação e da translação, a Terra realiza outros 3 movimentos: movimento de precessão dos equinócios (um “rebolado” no eixo de rotação da Terra que leva cerca de 25.780 anos pra completar um ciclo); o movimento de nutação (um movimento que dura um pouco mais de 18 anos, onde o eixo da Terra se inclina em relação ...
O que acontece se a Terra parar de girar por 5 segundos?
E se a Terra parasse de realizar o movimento de rotação? No caso extremo em que a Terra tivesse o seu movimento de rotação interrompido, a atmosfera continuaria em movimento de rotação e isso produziria ventos de enormes velocidades, maiores que quaisquer outros que já puderam ser registrados por aqui.
Conforme explica o Dr. Roig, desde a sua formação, a Terra está girando cada vez mais devagar. Quando a Terra se formou, há cerca de 4,5 bilhões de anos, ela tinha um período de rotação entre 5 e 10 horas. E hoje ela gira em um período de quase 24 horas.
É tudo por causa da gravidade, uma força que atrai todos os objetos para o centro do planeta. A gravidade é uma espécie de cola invisível que nos mantém grudados à Terra.
Alguns estudos sugerem entre 100 e 200 bilhões de planetas somente na Via Láctea, mas este número não deve ser visto como uma estimativa do total deles, e sim a menor quantidade possível desses mundos apenas em nossa galáxia.
Quantos anos demora para o Sistema Solar dar uma volta na Via Láctea?
E não precisa ficar tonto: isso tudo acontece bem “devagarzinho”. O Sistema Solar demora 220 milhões de anos para dar a volta ao redor da galáxia! Quando se movimentam ao redor do Sol, os planetas “desenham” no céu órbitas parecidas com círculos, mas um pouco achatadas – por isso, são chamadas elípticas.
Em comparação com a gravidade terrestre, que é de aproximadamente 9,8 m/s², a aceleração centrípeta produzida pelo movimento de translação é muito pequena: 0,006 m/s², cerca de 1600 vezes menor.
Mas não é verdade que o Sol não se movimenta. Carregando consigo todo o sistema solar, nosso astro-rei faz uma viagem de aproximadamente 250 milhões de anos ao redor da Via-Láctea, a nossa galáxia. Ela também não está imóvel e se move junto com o grupo local de galáxias – é o processo de expansão do próprio universo.