Embora Flamengo e São Paulo nunca tenham sido rebaixados, outros clubes tradicionais do futebol brasileiro já passaram pela experiência de disputar a segunda divisão.
Alguns clubes do Campeonato Brasileiro vangloriam-se de nunca terem sido rebaixados, mas a história não é bem assim. De uma certa perspectiva, é correto afirmar que Flamengo e São Paulo, que disputaram a última decisão da Copa do Brasil, são os únicos que ainda não foram para a Segunda Divisão ou Série B.
Flamengo jogou a Série A de 1996 e CBF mudou regulamento do Brasileirão só em 1997. A tal mudança de regulamento do Brasileirão só aconteceu em 1997. Em 96, o Flamengo jogou normalmente a elite do futebol brasileiro e no ano de 97, a CBF optou por implantar o sistema com quatro times rebaixados.
Ele foi rebaixado? Não, não foi. No ano seguinte, 1934, a relação de times que disputaram a primeira divisão do Campeonato Carioca oficial foi a seguinte: Botafogo (tricampeão), Olaria, Mavílis, Andaraí, Portuguesa, Engenho de Dentro, Confiança, Brasil, Cocotá e River.
Rebaixamento: As duas equipes que somassem menos pontos nos dois turnos da primeira fase seriam rebaixadas. Fase final (com semifinais e final): Sistema eliminatório, com jogos em ida e volta, cabendo a vantagem do duplo empate aos clubes com melhor campanha.
Foram rebaixados para a Série B do ano seguinte os dois últimos colocados, Remo e Náutico; Juventude-RS e Goiás, respectivamente campeão e vice da Série B de 1994, foram promovidos à Série A.
No total, o Flamengo conquistou 17 títulos desde 2008, contra 13 do Corinthians. Os times empatam no número de Campeonatos Brasileiros (três cada), mas os corintianos pode ostentar o título do Mundial de Clubes da Fifa, conquistado com vitória contra o Chelsea em 2012.
Assim, grandes equipes já acabaram tendo temporadas abaixo do esperado e foram rebaixadas à segunda divisão nacional. Porém, dois times multicampeões nunca caíram no Brasileirão Série A: Flamengo e São Paulo.
É verdade que em 1995 o Flamengo não foi rebaixado para Seri Ba CBF mudou o regulamento?
que teve mudança de regulamento de última hora, porque o regulamento. foi disponibilizado em julho de noventa e cinco, sendo que o campeonato começou em agosto, um mês depois. Isso significa que, apesar do Mengão ter feito. uma das suas piores campanhas da história, que inclusive rebaixaria o Flamengo.
A partida na qual Felipe Melo se refere ocorreu faltando três rodadas para o fim do Brasileirão, entre Flamengo e Internacional. Ele foi o autor do único gol do confronto, que culminou na saída do clube carioca da zona de rebaixamento.
Sete clubes dividem a liderança com seis rebaixamentos em distintas divisões: ABC (5 na Série B e 1 na Série C), América-MG (5 na Série A e 1 na Série B), América-RN, (1 na Série B, 3 na Série B e 2 na Série C), Sampaio Corrêa (4 na Série B e 2 na Série C), Santa Cruz (3 na Série A, 2 na Série B e 1 na Série C), ...
Considerando as pontuações do ano passado, o Flamengo segue na liderança geral, enquanto o Palmeiras de Abel Ferreira caiu uma posição, deixando a segunda colocação para o São Paulo, que antes era o terceiro. Com o título do Brasileirão 2024, o Botafogo subiu seis posições e agora é o décimo primeiro do ranking geral.
"Sou tricolor de coração..." Hoje é dia de lembrar o título do Fluminense na Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol, em 1999. A vitória levou o time de volta à Série A! O programa apresenta, diariamente, uma música para "ilustrar" um fato histórico ou curioso que ocorreu naquele dia ao longo da História.