A palavra em suas várias formas aparece 46 vezes no VT e 65 vezes no NT. Das 46 vezes em que ela aparece no VT, 28 vezes ela trata de Deus arrependendo-se, não o homem. Por exemplo, em Êxodo 32:14, a Bíblia diz: “Então o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo”.
Se não nos arrependermos, Jesus tem esta palavra para nós: “Ai de você” (Mateus 11:21, NVI). É por isto que a exigência de arrependimento é parte da sua mensagem central de que o Reino de Deus está próximo. “'O tempo é chegado' dizia ele.
“Mestre, quantas vezes devo perdoar uma pessoa que me ofende: até sete vezes?”. Essa pergunta é feita por Pedro, no evangelho de hoje, de Mateus 18,21-35. Jesus responde a Pedro e a todos nós: “não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete!”.
Quantas vezes a Bíblia diz que Deus se arrependeu?
Duas vezes a Bíblia diz que Deus se arrependeu de algo que havia feito no passado (Gn 6.6-7 e 1Sm 15.11), e pelo menos onze vezes diz que ele se arrependeu ou se arrependeria de algo que estava prestes a fazer no futuro (Êx 32.12-14; 2Sm 24.16; 1Cr 21.15; Sl 106.45; Jr 4.28; 18.8; 26.3, 13, 19; 42.10; Jl 2.13-14; Am ...
Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicando que ele fora preordenado a ser um profeta para as nações e pregar arrependimento ao reino do sul (Judá).
Jesus ensina sobre a necessidade do arrependimento
Quem na Bíblia se arrependeu?
Gênesis 6:6-13 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) E o SENHOR se arrependeu de tê-los criado e colocado na terra. Isso lhe causou imensa tristeza.
Embora a confissão seja um elemento essencial no arrependimento, ela não é suficiente. O Senhor disse: “Desta maneira sabereis se um homem se arrepende de seus pecados—eis que ele os confessará e abandonará” (D&C 58:43).
O Senhor declarou: “Eis que aquele que se arrependeu de seus pecados é perdoado e eu, o Senhor, deles não mais me lembro” (D&C 58:42). O arrependimento é uma experiência pessoal com Jesus.
Qual a diferença entre o arrependimento de Deus e o arrependimento do homem?
Simplesmente porque o arrependimento do homem é causado pelo reconhecimento de uma atitude precipitada, como resultado da ignorância do que havia de acontecer. Nós nos arrependemos porque erramos. No caso de Deus é extremamente diferente. Ele jamais comete erros.
Mas Jesus lhe responde com autoridade: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”, isto é, sempre, infinitamente! Sem condições nem hesitações, o discípulo de Jesus perdoa sem calcular o número de vezes.
O conceito de perdão pode, claramente, ser entendido num diálogo de Pedro e Jesus. A pergunta foi “quantas vezes devo perdoar o irmão que pecar contra mim?”. Ao que Jesus respondeu: 70×7! Certamente, não foi um limite numérico que o mestre colocou (490 vezes), mas sim que devemos estar sempre prontos a perdoar.
Embora Judas se arrependa de sua traição, suas ações subsequentes sugerem que ele acreditava que seu pecado era grande demais para Deus perdoar, então ele não pediu perdão. Se ele tivesse confiado que a misericórdia de Deus é maior do que até mesmo seu pecado e se arrependido, ele teria sido perdoado.
Deus realmente ama o pecador, a quem Ele odeia com um ódio perfeito, mas com um perfeito amor de benevolência. O pecador, como eu disse, torna em maldição cada bênção divina, incluindo o amor da benevolência de Deus. Isso ele faz por interpretar o amor de benevolência, como sendo um amor de complacência.
Quais são os três elementos que Deus usa para operar o arrependimento?
Segundo, o verdadeiro arrependimento baseia-se na fé no Senhor Jesus Cristo e dela flui. Não há outro meio. Terceiro, o verdadeiro arrependimento envolve uma mudança no coração, e não apenas uma mudança no comportamento. Quarto, parte dessa poderosa mudança no coração é sentir tristeza segundo Deus por nossos pecados.
Os frutos do arrependimento não são meramente sentir remorso, tristeza ou culpa pelo erro cometido, mas sim uma mudança radical na vida; envolve uma atitude de abandono do pecado e uma pratica da palavra de Deus, testemunhando diante da sociedade através de suas ações.
Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
A Bíblia diz em Atos 2:38: “Pedro então lhes respondeu: 'Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo'. Responderam eles: 'Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa'” (Atos 16:31). O arrependimento é um dom de Deus.
17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. 18 E Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. 19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celestial vos perdoará a vós; 15 Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.
Mau ladrão. Mau ladrão ou ladrão impenitente foi um dos dois ladrões que foram crucificados ao lado de Jesus. Segundo os Evangelhos, ele teria desafiado Jesus a salvar a si mesmo enquanto que o bom ladrão pediu perdão pelos seus pecados.
Jonas ficou três dias e três noites na barriga do peixe. Enquanto estava lá, Jonas orou e se arrependeu. Ele queria fazer o que era certo e seguir ao Senhor. O Senhor ouviu suas orações e fez o peixe cuspir Jonas em terra seca.