A regra 8-304 diz que o máximo de 12 tomadas em um disjuntor de 15A e o máximo de 16 tomadas em um disjuntor de 20A classificado para 80% de operação contínua.
Para circuitos de 15 ampères, você está limitado a 12 tomadas, a menos que você tenha um disjuntor classificado para uso contínuo, então você pode ter 15. Para um circuito de 20 ampères, você está limitado a 16 tomadas, exceto se você tiver um disjuntor classificado para uso contínuo, então são 20.
A bitola de 2,5 mm² é a escolha mais comum em instalações elétricas residenciais. Um circuito feito com esse cabo a uma tensão de 110 V pode conduzir em média 1200 a 1500 Watts. Considerando isso, podemos ligar 10 tomadas de 100 Watts em um fio de 2,5 mm² de forma eficiente e segura.
Usar um cabo de 4mm para uma tomada de 20 amperes pode ser considerado desperdício de recursos, a não ser que o cabo já esteja disponível de uma obra anterior. Deve-se ter cuidado ao inserir um cabo mais grosso na tomada e considerar que este cabo suportaria uma carga maior do que a prevista para a tomada.
A Curva C do Disjuntor Unipolar 20A refere-se à sua característica de disparo. Esse tipo de curva é ideal para cargas com correntes de partida moderadas, como pequenos motores ou equipamentos domésticos.
Observar o tamanho e o formato dos pinos, ler as inscrições na tomada, consultar manuais ou um profissional são maneiras eficazes de determinar se uma tomada é de 10 ou 20 amperes.
É necessário que todas as residências brasileiras tenham esse padrão específico de amperagem, que permita o uso de aparelhos com maior demanda de energia, como geladeiras, micro-ondas, máquinas de lavar roupa, secadoras e fornos elétricos.
Qual disjuntor devo usar para tomadas de uso geral?
As tomadas de uso geral são usadas para aparelhos de TV, rádio, DVD, som, liquidificador, ferro elétrico, secador de cabelos, entre outros. “A seção nominal mínima dos fios e cabos elétricos para os circuitos de tomadas de uso geral é de 2,5 mm², sendo indicada a utilização de disjuntores de 10 A”, orienta Delgado.
Para ilustrar a importância da bitola do fio, analisemos a quantidade de lâmpadas que podemos conectar em um fio de 1,5 mm². Com um consumo médio de 0,45 A por lâmpada, é possível entender como um fio de 15 A pode suportar aproximadamente 33 lâmpadas.
- A Régua Padrão 19" com 6 Tomadas 10A e Disjuntor 16A é uma escolha ideal para quem busca uma solução confiável e segura para distribuição de energia elétrica em ambientes corporativos, oferecendo proteção contra sobrecargas e uma organização eficiente de cabos.
Já as tomadas de 20 A possuem os furos com diâmetro de 5mm e precisam ter um circuito elétrico específico. Elas são apropriadas para aparelhos com potência superior a 2000 W – caso de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais, secadoras de roupa, fritadeiras e ferros de passar.
Resumindo: Sala de estar e quartos: Pelo menos duas tomadas em cada parede, com tomadas extras próximas a áreas de estar ou trabalho. Cozinha: Múltiplas tomadas acima da bancada da cozinha, geralmente duas ou mais. Tomadas adicionais próximas aos principais eletrodomésticos também são recomendadas.
Agora, as tomadas de 20 amperes são utilizadas para equipamentos maiores, como geladeiras, micro-ondas, lava-louças, fogões e máquinas de lavar roupas, por exemplo.
Quantas tomadas posso ligar no mesmo fio 2.5? Pode-se dizer que um fio de 2.5mm pode alimentar cerca de dez tomadas comuns, de até 100 watts. Esse tipo de fio é capaz de suportar uma potência de até 1500 watts, desde que a instalação seja feita adequadamente.
Aumentar o calibre do fio quase sempre garante melhor manuseio de corrente. Desde que o fio fino original tenha sido classificado corretamente, então estendê-lo com um fio mais grosso deve ser absolutamente bom.
4 mm²: circuitos de tomadas simples, de torneiras e chuveiros elétricos e de aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte. 6 mm²: circuitos de torneiras e chuveiros elétricos e de aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte. 10 mm²: quadro de entrada de energia elétrica residencial.
Para chuveiros 220V e potência de 6800W, pode ser usado um cabo de 4 mm², mas se a potência for maior, em torno de 7500 ou 7800W, a seção do cabo deve ser de 6 mm². Já um chuveiro 127V e 5500W de potência pode usar um cabo de 10 mm². Em geral, os fios e cabos para micro-ondas mais usados são os de 2,5 mm² de seção.