Segundo o site EarthSky, qualquer ano tem pelo menos uma sexta-feira 13 – mas, não mais do que três. No ano passado, por exemplo, foi apenas uma – o que vai se repetir em 2025. A última vez que ocorreram três sextas-feiras 13 foi em 2015 (fevereiro, março e novembro). Isso vai acontecer de novo em 2026.
Felizmente, a sexta-feira 13 não ocorre com tanta frequência. A maioria dos anos, como 2023, tem duas sextas-feiras 13, enquanto alguns têm apenas uma. Anos particularmente azarados, como 2026, apresentam três desses dias infelizes.
Sexta-feira 13: ano teve data duas vezes; em 2025 será apenas uma. Nesta sexta-feira acontece a segunda e última sexta-feira 13 de 2024. Tratado como dia do azar, é uma data que não chega a ser rara, e acontece todos os anos em quantidade variadas, entre uma vez por ano a até três.
Como entre os dias 13 há um cujo resto da divisão por 7 é 6 (o dia 13), segue que, nesse ano, 13 de janeiro seria uma sexta-feira 13. Esse raciocínio mostra que em qualquer ano existe pelo menos uma sexta-feira 13.
Conforme o professor, na mitologia nórdica, a maldição do número 13 aparece porque o deus Odin teria realizado um jantar para 12 deuses. Loki, deus da discórdia e do fogo, não teria sido convidado e armou uma confusão, que terminou na morte de um dos convidados.
— A 'fama' do número 13 e, consequentemente, da sexta-feira 13, tem origem na Bíblia. Como sabemos, Judas, o discípulo que traiu Jesus, foi o 13º participante da Última Ceia. Também na Bíblia, muitas coisas infelizes aconteceram nas sextas-feiras, incluindo a crucificação de Cristo.
A sexta-feira 13 é considerada um dia de azar na crença popular. Muitas crendices e histórias antigas estão associadas a essa data. Ouça o texto abaixo! A sexta-feira 13 é considerada um dia de azar na cultura popular, especialmente associado a superstições como passar embaixo de escadas ou quebrar espelhos.
Para os místicos, alguns hábitos ainda são seguidos, como evitar cortar unhas ou cabelo, lembrar de sair da cama com o pé direito, evitar deixar cair a escova ou pente enquanto se arruma e bater três vezes na madeira, gesto cuja origem permanece desconhecida.
Qual é o significado espiritual da sexta-feira 13?
Para alguns, ele é visto como um presságio negativo, especialmente quando associado à sexta-feira 13, uma data carregada de superstições. No entanto, para outros, o número 13 representa energias positivas e transformadoras, sendo considerado um "número da sorte" que pode trazer mudanças favoráveis.
Segundo a História, a origem da sexta-feira 13 vem da monarquia francesa. O rei Felipe IV sentiu que seu poder estava ameaçado pela influência da Igreja no país. Por isso, ele tentou filiar-se à ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, mas foi recusado.
A explicação mais aceita, no entanto, é a demonização do dia promovida pela Igreja Católica. A crença pagã tinha a sexta-feira como dia de devoção aos deuses e o número 13 era considerado milagroso.
A deusa da fertilidade Frigga, esposa de Odin, também teria relação com a sexta-feira 13, segundo outra hipótese. Para forçar a conversão dos bárbaros, a Igreja Católica teria “demonizado” Frigga. Segundo a lenda, ela, o demônio e outras onze bruxas saíam toda sexta-feira para rogar pragas contra a humanidade.
A má fama do número 13 também está relacionada à boa fama do número 12, que indica algo completo, como os 12 meses no ano; as 12 tribos de Israel; os 12 apóstolos de Jesus e os 12 deuses do Olimpo. Aproveitando-se disso, vários filmes de terror surfaram na onda da crença popular.
Alexandre Nero, Luiz Gonzaga, Thaís Fersoza e as gêmeas Olsen estão na lista. A última sexta-feira 13 do ano chega repleta de mistérios e superstições!
Para a Umbanda, que trabalha com energias espirituais, o dia 13 de um mês, quando cai numa sexta-feira, pode ser visto como uma data especial de transformação e renovação espiritual.
Para alguns cristãos, a sexta-feira é considerada um dia de azar, pois foi nesse dia da semana que teria ocorrido a a crucificação de Jesus Cristo. Já o frenesi em torno da sexta-feira 13 ganhou força no século 20.
A crença na má sorte relacionada à sexta-feira 13 varia de cultura para cultura. Na América do Norte e na Europa, acreditar que este dia traz azar é comum. Muitas pessoas evitam tomar decisões importantes, casar, viajar ou até mesmo sair de casa.
O número de sextas-feiras 13 em um ano varia entre uma e três. Isso depende de como o calendário está disposto no ano específico. A cada ano, pelo menos uma sexta-feira 13 ocorre, mas em alguns anos podem haver até três. As sextas-feiras 13 ocorrem sempre que o dia 13 de um mês cai em uma sexta-feira.
Por volta de 1690, começou a circular uma lenda urbana dizendo que ter 13 pessoas em um grupo ou em torno de uma mesa dava azar, explica Roud. As teorias por trás da associação de azar com o número 13 incluem o número de pessoas presentes na Última Ceia e o número de bruxas em um clã.
A relação é porque a sexta é considerado um dia em que coisas ruins podem acontecer, ao mesmo tempo que o 13 é o número do azar. Juntando um com o outro, a mística foi construída na cultura ocidental. Porém, há pessoas que tem realmente medo só de ouvir falar no dia.
A sexta feira 13 para as bruxas é um momento de fortalecer nossos rituais e honrar nossa ancestralidade. Os rituais sobretudo de elevação, renovação, banimentos e amor próprio são muito bons de fazer neste dia pois ficam ainda mais poderosos.