— Com o padrão norte-americano, o número máximo de pessoas que a Terra seria capaz de suportar é de 1,3 bilhão; e com o padrão haitiano seria de 23,8 bilhões — comparou o docente. Atualmente, a população da Terra é de 8 bilhões de pessoas, alcançadas na reta final de 2022, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
Na contextualização inicial do debate, o demógrafo Joe Cohen apresentou 65 estimativas, feitas entre 1679 e 1994, sobre quantas pessoas a Terra pode suportar de forma sustentável. As estimativas variam de 1 bilhão a 1 trilhão de habitantes, com metade das previsões ficando entre 4 e 16 bilhões de habitantes.
A Terra suporta 8 bilhões de habitantes sem restauração? A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que já somos 8 bilhões de habitantes. Com tantas pessoas usufruindo dos recursos naturais do planeta, é preciso refletir até que ponto a Terra suporta as extrações e as frequentes agressões ao ambiente.
Em termos demográficos, a população mundial é o total de humanos atualmente vivendo no planeta Terra. Estima-se que a população mundial chegou aos 8 bilhões em 15 de novembro de 2022. As Nações Unidas estimam que a população humana chegue até 11,2 bilhões em 2100.
Qual seria a população ideal para o planeta Terra?
O número de habitantes da Terra já passa do dobro do que o planeta abrigaria de forma sustentável. O número ideal seria entre 1,5 a 3 bilhões de pessoas.
Planeta em Perigo! ‘Cofre do fim do mundo’, na Noruega, guarda sementes para preservação de espécies
Como estará a Terra em 2050?
Aumenta consideravelmente o nível de inundações catastróficas no interior. Na região litorânea, também haverá inundações mais frequentes e a erosão aumentará devido às tempestades e à subida do nível do mar; as geleiras diminuirão nas áreas montanhosas assim como as camadas de neve em altas latitudes.
— Com o padrão norte-americano, o número máximo de pessoas que a Terra seria capaz de suportar é de 1,3 bilhão; e com o padrão haitiano seria de 23,8 bilhões — comparou o docente. Atualmente, a população da Terra é de 8 bilhões de pessoas, alcançadas na reta final de 2022, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
Ao contrário do que previam os especialistas em demografia, o estudo revê estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), que indicavam estabilização em 9 bilhões após 2050.
No ano 1000 a população mundial alcançou a cifra de 330 milhões. Por volta de 1350 a população chegou a 370 milhões e pela primeira vez teve uma queda devido à peste bubônica.
Contudo, a verdade é que nada durará para sempre. Do mesmo modo como a vida de um ser vivo tem início, meio e fim, a Terra 'encerrará suas atividades' e deixará de ser um planeta habitável daqui a alguns bilhões de anos — é claro, se a mudança climática não provocar o fim antes disso.
A população mundial cresceu de forma exagerada nos últimos 200 anos, atingindo a marca de 8 bilhões em 2022 e podendo atingir 8,5 bilhões em 2030. A população mundial aumentou consideravelmente no século XX. Ouça o texto abaixo! A população mundial atingiu a marca de 1 bilhão de pessoas em 1800.
Mas quantas pessoas já habitaram a Terra? Segundo estimativas do Population Reference Bureau (PRB), instituição que realiza pesquisas e análises de dados demográficos financiada por fundações privadas, agências governamentais e doadores individuais, já nasceram desde o surgimento do Homo sapiens 108 bilhões de pessoas.
As estimativas variam, mas espera-se que cheguemos o "pico populacional" por volta de 2070 ou 2080, quando haverá entre 9,4 bilhões e 10,4 bilhões de pessoas no planeta.
Estamos batendo um triste recorde, até agora inédito na história da humanidade. De acordo com a IPBES (Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas), mais de um milhão de espécies de animais e plantas estão ameaçadas de extinção em decorrência das atividades humanas.
Em 1994 — quando a população global era de apenas 5,5 bilhões — uma equipe de pesquisadores da Universidade Stanford, nos EUA, calculou que o tamanho ideal de nossa espécie variaria entre 1,5 e 2 bilhões de pessoas.
À primeira vista, as imagens demonstram cidades futurísticas cada vez mais verticalizadas, quase místicas, cheias de luzes LED ou similares, cúpulas de vidro, veículos voadores desconhecidos e arquiteturas que podem parecer impossíveis para a nossa atual tecnologia.
Segundo a ONU, o Brasil será uma das nações que terão as maiores quedas nas taxas de fecundidade nos próximos anos. Com menos crianças e com habitantes mais velhos, o processo de encolhimento da população - que já foi vivido por alguns países europeus - seria inevitável.
Com uma idade estimada em aproximadamente 4,5 bilhões de anos, a Terra ainda tem uma longa jornada pela frente antes de alcançar o fim de sua vida útil. Em comparação com a vida útil esperada do Sol, que é de cerca de 10 bilhões de anos, nosso planeta está apenas um pouco além de um terço do caminho.
Qual é a expectativa de vida da população mundial?
A expectativa de vida global ao nascer atingiu 72,8 anos em 2019, uma melhoria de quase 9 anos desde 1990. Estima-se que novas reduções na mortalidade resultem em uma longevidade global média de cerca de 77,2 anos em 2050.
A população brasileira está aumentando ou diminuindo?
Em 1º de agosto de 2022, o Brasil tinha 203.062.512 habitantes. Desde 2010, quando foi realizado o Censo Demográfico anterior, a população do país cresceu 6,5%, ou 12.306.713 pessoas a mais.