De acordo com a tabela, por exemplo, a calibragem para pneu com aro 29 varia entre 30 a 40 psi. Esse mesmo intervalo é indicado para os modelos com câmara do pneu com aro 26. Por isso, o ciclista deve se atentar ao peso e ao tipo de pneu para descobrir a pressão certa.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
Uma regra geral é enchê-lo até que ele fique duro ao apertar, ou seja, que você não consiga deformá-lo apertando forte. Chegando nesse ponto, pare de encher, suba na bicicleta e tente ver se com o seu peso o pneu está deformando muito. Se tiver, encha mais um pouco até deformar menos.
A maioria dos pneus de mountain bike são calibrados entre 25 e 40 PSI. Todos os pneus têm a faixa de pressão ou pressão máxima recomendada pelo fabricante (em PSI e/ou bar) marcada em suas paredes laterais e/ou aros.
É aconselhável não exceder 8,5 bar, mesmo para um ciclista com 100 kg. Para ciclistas mais leves, com 50 kg ou menos, o limite inferior de 6 bar é o mínimo abaixo do qual não é aconselhável descer, ou corre-se o risco de trilhar a câmara-de-ar nos buracos.
De acordo com a Confederação Estadual de Ciclismo do Rio de Janeiro, o valor ideal para os pneus de uma bicicleta aro 26 fica em torno de 35 a 45 PSI. Essas medidas são para bicicletas comuns de aro 26.
Tamanho do aro – Se sua bike utiliza rodas com aro 29, você deve comprar pneus aro 29. O mesmo vale para as outras medidas como 27.5 e 26 e 20. Largura do pneu – Normalmente indicada em polegadas, com números como 2.0, 2.25 e 2.4.
Em geral, no Brasil, são utilizadas 29 PSI para o pneu da frente e 36 PSI para o de trás. A sigla PSI corresponde a Pound Per Square Inch — em português, significa “Libra por Polegada”.
Essa é a unidade de medida mais utilizada no Brasil para a calibragem de pneus. A sigla significa Pound Force per Square Inch, ou Libra Força por Polegada Quadrada, que é a resultante de uma força aplicada a uma área de uma polegada quadrada.
A sigla PSI significa “Libras por Polegada Quadrada”. Geralmente, é a unidade de medida dentro de uma câmara contendo gás. No caso de pneus de automóveis, é a quantidade de ar comprimido presente dentro do pneu.