Em média, cada mosquito vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos. Se forem postos por uma fêmea contaminada pelo vírus da dengue, ao completarem seu ciclo evolutivo, transmitirão a doença.
As efeméridas têm a expectativa de vida mais curta do mundo — 24 horas — e daí vem o seu nome. Existem 2.500 espécies diferentes desse inseto e elas vivem apenas até se reproduzirem.
Considerando, claro, que ele não morra esmagado por mãos humanas. Corre por aí a ideia de que esses insetos vivem apenas um dia, mas não é verdade. Para a tristeza de alguns, eles duram bem mais que isso. O tempo de vida de um pernilongo — nome genérico de mosquitos do gênero Culex — é de 30 dias, em média.
Mosquitos dormem muito em laboratório. Algo entre 16 e 19 horas por dia, dependendo da espécie. Mas não é fácil reconhecer um mosquito cochilando – quando não estão rondando atrás de alimento, eles se empoleiram por longos períodos para conservar energia.
É um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer.
No mundo todo existem mais de 2500 espécies de mosquitos, muitos dos quais podem transmitir doenças. Mas eles também têm sua importância na biodiversidade. São polinizadores e fazem parte da cadeia alimentar, servindo de alimento para outras espécies.
É verdade que o mosquito não consegue atingir locais altos? A fêmea se alimenta de sangue no início da manhã e mais no final da tarde, o que não impede que aconteça em outros horários.
Citronela. Como já mencionado, plantar mudas de citronela na janela do quarto pode ajudar. Velas de citronela liberam um aroma que naturalmente repele mosquitos, sendo ideais para áreas próximas às janelas, criando uma barreira olfativa.
Em entrevista ao Terra, Allan Pscheidt, biólogo e professor da FMU, explicou que o principal motivo do desaparecimento dos insetos no período noturno é, justamente, devido a ausência de luz.
Cheiro é o que espanta. Alguns odores funcionam como repelentes de insetos e você pode usá-los a seu favor se não quiser receber essas visitas indesejadas. Citronela é o mais conhecido deles, mas também pó de café, manjericão, capim-santo, limão e cravo funcionam superbem.
O que aconteceria se todos os mosquitos morressem?
Logo, sem os mosquitos, haveria menos alimento para os peixes e outros animais, desequilibrando a teia alimentar. As larvas, por sua vez, alimentam-se principalmente do microplâncton constituído de partículas de matéria orgânica presente nas águas, atuando como filtradoras.
“Tanto a transpiração quanto a temperatura corporal podem atrair ou inibir a chegada dos insetos na pele. Algumas substâncias expelidas na transpiração, como ácido lático , ácido úrico e amônia são atrativas para os mosquitos”, explica a dermatologista Simone Neri.
Ao aterrissar em qualquer parte do nosso corpo, o pernilongo utiliza as unhas tarsais, estruturas localizadas na ponta das seis patas, para se agarrar ao alvo. — é por isso que, muitas vezes, nem sequer sentimos a picada.
“Abaixo de 18ºC eles hibernam. Mas, se for quente demais, passando dos 40ºC, eles não suportam e morrem”, explica o presidente do Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT, MS), Eliézer José Marques.
Um ventilador dilui e dispersa o dióxido de carbono que você exala. O dióxido de carbono é um dos grandes químicos que atraem mosquitos. O vento do ventilador também o resfria. O suor, o ácido lático e o calor corporal atraem os mosquitos - fatores que um ventilador ajuda a minimizar.
"O mosquito fica ao redor da orelha e passa pelo rosto. A gente fica com a impressão de que ele está atraído por alguma coisa na orelha especificamente, mas, na verdade, ele está atraído pela nossa respiração, mais pela questão da boca e nariz", explicou.
Adicione uma colher de sopa de açúcar e algumas gotas de detergente. Misture tudo e espalhe pelo ambiente. O cheiro de maçã atrai os insetos, assim como o açúcar. Já o detergente os mata.
Eles não gostam muito de calor, por isso preferem as horas mais frescas do dia, mais comumente entre 7h30 e 10h da manhã e entre 16h e 19h da tarde. No período da noite eles não saem para se alimentar, mas se encontrar alguém próximo ao seu criadouro ele pode se aproveitar da situação e picar.
Podendo voar em um raio de até 100 metros de distância, o mosquito é capaz de deixar a residência para colocar os ovos em outro local, caso ali não encontre um recipiente com água parada, e ainda voltar para a mesma casa onde ele consegue alimento.
Uma nova pesquisa de cientistas dos Estados Unidos sugere que mosquitos escolhem as vítimas de suas picadas a partir de três fatores: cheiro, visão e, por último, calor.
Muitos animais também sofreriam ou seriam extintos porque os insetos servem de alimento para eles. Outro exemplo é o mosquito, que na fase imatura se desenvolve na água atuando como filtrador”, conta a curadora da Coleção Entomológica do Instituto Butantan, Flávia Virginio.
O substantivo "mosquita", fêmea do mosquito, não existe na língua portuguesa, pois mosquito é um substantivo epiceno, assim como a maioria dos animais e insetos. Logo, indica-se o gênero desses substantivos assim: cobra macho, cobra fêmea, barata macho, barata fêmea, mosquito macho, mosquito fêmea.