As operárias podem viver em média 45 dias e os machos, quando não acasalam com uma princesa, podem viver até 80 dias. Quando acasalam com uma princesa, morrem após a cópula.
Os machos são expulsos da colônia por volta de 10 dias de vida e vivem cerca de três semanas no ambiente, mas, caso encontrem uma rainha, morrem logo após a cópula. Já as rainhas podem viver de dois a quatro anos, o que geralmente depende de seu desempenho na postura de ovos.
Embora grande parte das abelhas sejam de fato diurnas, as espécies tropicais podem ser crepusculares ou noturnas — período do dia que enfrentam menos competição de outros insetos e evitam predadores. O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia.
As operárias entram e saem do ninho em busca de alimentos, carregando em volume maior que seu peso corporal, visitando mais de 500 flores durante o dia. Se o tempo for favorável, as operárias trabalham continuamente em busca de alimentos.
período de uma abelha do ovo ao nascimento com 21 dias
Quantas vezes a mesma abelha pode picar?
As abelhas-rainha, vespas, marimbondos e mamangavas podem picar várias vezes porque não perdem o ferrão. E quantas vezes o zangão pica? A resposta é: nenhuma! O ferrão faz parte de uma estrutura usada para pôr ovos e, portanto, não existe nos machos.
O tenente do Corpo de Bombeiros, Hellyson Guedes, enfatiza que em nenhuma hipótese as pessoas devem tentar matar uma abelha dentro do enxame, pois ela vai liberar o odor, atraindo outras abelhas. “Se for uma colmeia isolada, o ideal é evitar barulho, tentar mexer, capturar ou exterminar e ligar para o 193”.
No caso das abelhas noturnas, elas evoluíram para que esses olhos fossem muito maiores do que os de suas primas que trabalham durante o dia. Isso permite com que elas naveguem pela floresta durante a noite, amanhecer ou anoitecer — abrindo mais possibilidades para elas se adaptem ao mundo a sua volta.
As abelhas são atraídas para ambientes domésticos principalmente por fontes de alimento, água e cheiros específicos. Em geral, alimentos doces, como frutas maduras, refrigerantes ou mel, são irresistíveis para esses insetos.
Os resultados mostram que a luz é o principal fator que afeta a atividade das abelhas. Elas começam a visitar o cambuci mais cedo em noites mais iluminadas, como as noites claras e de lua cheia.
Muitas espécies de abelhas dormem dentro das flores, deixando suas patas para fora, ou em caules de grama, prendendo-se para maior proteção. Já outras dormem dentro de suas colmeias.
Porque o zangão morre depois de fecundar a abelha rainha?
Durante o processo reprodutivo, os zangões são atraídos pelos feromônios da rainha, a distâncias de até 5 km, durante o voo nupcial. No acasalamento, o órgão genital do zangão (endofalo) fica preso no corpo da rainha e se rompe, o que ocasiona a morte deste.
Ao queimá-lo num cinzeiro, o seu aroma intenso poderá espalhar-se para que o fumo e o cheiro do café queimado afastem as abelhas. Espalhar naftalina perto de janelas e portas pode, igualmente, manter as abelhas afastadas, enquanto a cânfora também tem um efeito semelhante e é uma alternativa eficaz.
O aroma é outro detalhe que chama atenção desse inseto. Invista em manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras.
Isso significa que elas não enxergam a cor vermelha, mas são capazes de perceber o espectro ultravioleta, invisível para as pessoas. Essa habilidade é crucial para a sobrevivência desses animais, que dependem da visão para localizar flores e, consequentemente, néctar e pólen – seus alimentos.
Dultra continua que abelhas também podem gostar de suor e lágrimas, que são boas fontes de proteínas, aminoácidos e nutrientes para elas. Por isso, ocasionalmente, podem voar em direção ao seu rosto ou querer pousar em sua pele. Fazem o mesmo mariposas e borboletas, que apreciam sangue, urina, secreções e até fezes.
É verdade que as abelhas morrem depois de picar alguém?
No caso das abelhas operárias, o ferrão venenoso se desprende de seus corpos quando elas picam, e ele permanece dentro do predador. O desprendimento do ferrão, diz a ADW, mata a abelha, mas causa uma picada mais dolorosa e, mais uma vez, convence o predador a ficar longe de seu mel.
Porém, quando ocorre um ataque de abelhas, a recomendação é clara: corra. “Fugi, correr e se afastar o mais rápido possível do local da colmeia porque esse tipo de inseto quer proteger a colmeia que, para eles, está sob ataque. Algumas pessoas acham que devem agachar, mas isso não é recomendado”, ressaltou.