Como mencionado, o verbo ACONTECER significa suceder-se fortuitamente, sem intenção. Não utilize esse verbo no sentido de ocorrer. OCORRER deve ser usado com eventos planejados.
O verbo acontecer é um verbo transitivo indireto que pode ser regido pela preposição a e pela preposição com, como em a) e b). a) «Esta situação aconteceu ao Pedro.» b) «Esta situação aconteceu com o Pedro.»
Acontecer deve ser empregado na acepção de suceder de repente. Dá ideia do inesperado, desconhecido: Caso acontecesse a explosão, muitas mortes poderiam ocorrer.
O melhor é usar o verbo no futuro: “A feira ACONTECERÁ...”, “O evento ACONTECERÁ...” Agora, pior que usar o tempo presente como futuro é a chatíssima repetição do verbo ACONTECER. Nada mais SE REALIZA, tudo acontece. É um modismo a ser evitado.
Conversa Em Inglês Com Tradução | Aprenda Inglês de Graça
Qual a diferença entre ocorrer e acontecer?
Como mencionado, o verbo ACONTECER significa suceder-se fortuitamente, sem intenção. Não utilize esse verbo no sentido de ocorrer. OCORRER deve ser usado com eventos planejados. A maioria das pessoas usa erradamente o verbo “meditar”, como se vê no exemplo abaixo.
O substantivo acontecimento provém do radical do verbo acontec(er) acrescido da vogal de ligação -i- e do sufixo formador de substantivos designativos de acção ou de resultado de acção -mento: acontec-i-mento.
Ser ou poder ser, tornar-se ou poder rornar-se realidade; OCORRER; SOBREVIR [int. : A reunião aconteceu conforme planejaram.: Tudo fez para que não acontecesse o pior.] 3. Ocorrer, ter lugar algo ruim, nefasto [int. : Se ele não cuidar melhor da saúde, tudo pode acontecer.]
Por que o verbo "acontecer" está sempre no singular?
Quando o verbo haver assume o sentido de “existir” e “acontecer”, ele também é impessoal. Isso significa que deve ficar sempre na 3ª pessoa do singular.
Vou dificultar um pouquinho: o certo é: vai fazer OU vão fazer dois meses que ele viajou? O correto é, VAI FAZER, pois como o verbo FAZER pertence a uma locução verbal (VAI + FAZER) e é o verbo principal da locução, ele transmite sua impessoalidade ao verbo auxiliar que deve ficar no singular.
A regra continua valendo para as locuções verbais em que o verbo FAZER for o principal: "Já DEVE FAZER duas horas que ela saiu"; "VAI FAZER dois meses que ele viajou".
O ato de realizar algo e o de usar o que se faz ou o que se fez e dele usufruir. Quem faz, portanto, acontece, seja para si ou para outrem ou para muitos. Afinal, acontecer figurativamente se desdobra em “a conta é ser”, assim, faz-se para ser.